segunda-feira, 30 de março de 2009

Fim-de-Semana

Bem é ao fim-de semana que tenho mais tempo para me dedicar às minhas experiências na cozinha, mas confesso que por vezes o cansaço também é grande e a vontade de experimentar novas receitas vai-se.
Agora com esta mudança da hora parece que o tempo é mais curto, mas enfim...
Desde 6ª feira até ontem fiz por 3 vezes o pão doce, estou completamente viciada, mas também fiz um pãozinho meio integral, que já não me agradou tanto.

Ficou pequeno, e muito maçudo apesar de estar muito saboroso, às vezes penso que o defeito é meu, se calhar estou a fazer alguma coisa mal. O pão que realmete mais gosto ainda, é o pão caseiro feito com a farinha da Nacional. Uma das coisa que agora faço é utilizar o fermento de padeiro e não o da Vahiné e penso que nota-se bem a diferença. Ora aqui vai a receita:

Pão meio Integral
Ingredientes: 400 ml de água; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) açúcar; 200 g de farinha de trigo integral; 500 g de farinha de trigo tipo 65; 1 saqueta (5,5 gramas) de fermento fermipan ou outro equivalente

Modo de preparação:
Coloque os ingredientes, por esta ordem, na cuba da máquina de fazer pão. Os ingredientes devem estar todos à temperatura ambiente. Depois é só programar a máquina seleccionando:
Menu 1: Normal (3 horas)
Côr: Médio
Quantidade da Massa: II (grande)



1 comentário: