segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pão feito na MFP

Espero que tenham tido uma Páscoa feliz.

Hoje venho falar-vos do pão feito na MFP com as farinhas da Nacional. Costumo comprar a farinha para pão caseiro e os primeiros que fiz até que nem saíram nada mal, embora não tivessem crescido muito. Estive um tempo sem os fazer pois estava mesmo desanimada, até que resolvi neste fim-de-semana voltar a tentar. Alterei um pouco a receita pois já tinha lido noutro blog que a receita que vinha nos pacotes não estava correcta em relação ás quantidades e não é que era verdade. Decidi colocar em vez dos 350ml de água, apenas 300ml para a mesma quantidade de farinha 500g (aqui faço 50/50 - metade farinha Nacional e metade farinha tipo 65) e colocava ainda 1 colher de fermento Vahiné e agora coloquei 1/4 de fermento de padeiro. Digo-vos nunca um pão me tinha crecido tanto e ficou muito mais leve. Adorei. Fiz este pão 3 vezes no fim-de semana sendo que uma das vezes fiz no programa de amassar, fazendo bolinhas para ir ao forno.
Reparei também que neste pacote que comprei, que a quantidade da água que vem na receita passou para 320ml, realmente a receita estava mesmo mal. Não tirei nenhuma foto, ponho depois quando fizer o próximo pãozinho.
Caso tenham sugestões para os pãezinhos feitos na MFP, agradeço que me informem, pois quantas mais opiniões melhor.

8 comentários:

  1. Amiga o bloco de gavetsa que está no quarto do Tiago também é de plástico, mas comprei numa lojinha aqui da zona e custou cerca de 18 euros...mas acho que no IKEA, também há não sei é o +reço. jinhos doces

    ResponderEliminar
  2. Olha eu já fiz a receita conorme os pacotes e quase sp me saiu bem, no entanto uso mais a versão de 210 ml de água com 300 gramas de farinha (e aqui ando sp a inventar, ora uso das Nacional, ora do Lidl ora só de trigo...).

    Joquinhas

    ResponderEliminar
  3. Olá passei para visitar o teu blog e vi que tb és adepta da MFPão...não desanimes eu tb tenho dias que o mesmo pão não me sai igual ou tão bem.
    Em relação as farinhas preparadas para fazer pão tb não me saiem lá muito bem quando misturadas.
    Quando faço com a normal tipo 65 sai sempre melhor...e realmente a quantidade de água era muito para essa quantidade de farinha.
    Parabens
    Bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  4. Olá. Obrigada pela visita e pelo comentário que deixaste no meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Ena parece que descobriste a receita exacta. Vou ter que experimentar, sempre achei que a massa ficava muito "pegajosa", agora percebo porquê.
    Jokas!

    ResponderEliminar
  6. Eu faço sempre com 300ml e duas colheres de azeite!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu faço com 300 ml de água...mas às vezes a minha MFP tem dificuldades em dar conta :)

    ResponderEliminar
  8. Eheh...eu tb adoro fazer pão na minha MFP, mas tem dias em q não sai tão bem, como noutros. Acho q a temperatura ambiente e da água influencia. Enfim, mas continuo a gostar de lá fazer mts coisas.
    Adorei o teu blog. Beijinhos.
    Elsa

    ResponderEliminar