quarta-feira, 13 de maio de 2009

Clafoutis de maçã

Sou apreciadora de tudo o que leve maçã, adoro mesmo. E é engraçado que não consigo pegar numa maçã e comê-la, não me sabe bem.
Então aproveito esta receita para comer alguma fruta e também para aproveitar as maçãs, quando já ninguém lhes toca, o que lá em casa é dificil pois o meu marido gosta muito, principalmente de maçãs.

Ora aqui fica a receitinha:

Modo de preparação:
Untar levemente uma tarteira com margarina. Cortar 2 maçãs grandes (uso maçã reineta) em fatias finas e colocar no fundo da tarteira, polvilhando com açucar mascavado (uso açucar amarelo) e regando com 1/2 cálice de vinho do Porto. Bater 4 ovos com 6 colheres de sopa de açucar (normal), 2 colheres de sopa de farinha e 200ml de leite, de modo a que fique um preparado espumoso. Deitar na tarteira e por cima colocar mais 2 maçãs laminadas (ás vezes coloco reineta outras das golden), voltando a polvilhar com açucar mascavado (uso açúcar amarelo) e levar ao forno. Retirar, deixar arrefecer um pouco e colocar no frigorífico.

Aqui está, antes de ir ao forno:


Aqui quando saiu do forno:


Aqui 2 fatias para o meu almoço no dia seguinte:


Esta receita pode sêr feita com outra fruta á escolha.

7 comentários:

  1. Olha que delícia ficou... também adoro o sabor da maçã nos bolos, torna-os bem mais húmidos e suaves.

    ResponderEliminar
  2. ai k maravilha!!! adorei a receita!!

    ResponderEliminar
  3. beeeeeeeeeeeeeeeeeeeee na gosto :P

    ResponderEliminar
  4. Ja somos 2, gosto mt de bolos c fruta, com maça e ananas sao os meus preferidos!

    Maravilha ;)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a receita, mas... tou um pouco aborrecida... é que não me calhou nenhuma fatia para eu provar.
    Assim não dá...
    Jokas!

    ResponderEliminar