sexta-feira, 22 de maio de 2009

Entrecosto com favas

Hoje para variar um pouco dos doces, trago uma receita de entrecosto. É uma carne que gosto muito seja aos pedacinhos guisados, seja grelhado na brasa ou no forno. Desta vez fiz com favas que vieram da horta da minha sogra.
Eu faço assim:
Ingredientes: 800g de entrecosto partido aos pedacinhos; favas (aqui pûs a olho); 1 cebola; 2 alhos; 1 cenoura; 1 fio de azeite; 1 colh.sopa margarina; vinho branco q.b.; polpa tomate q.b.; coentros q.b.; sal q.b.
Modo de preparação: Fiz um refogado com a cebola, os alhos, o azeite, a margarina e a cebola cortada às rodelas. Em seguida reguei com o vinho branco e juntei a carne, deixei tomar alguma côr. Juntei a polpa de tomate e o sal.
Deixei guisar a carne rectifiquei o tempero e juntei as favas e os coentros:


Depois de cozidas, desligo o lume e tapo o tacho para apurar mais um pouco. Aqui está prontinho a comer:


7 comentários:

  1. Ultimamente em casa da minha mãe temos comido muito este género de refeições.
    Como é tempo de favas sabe bem, mas para mim só mesmo de vez em quando!
    Nós somos mais gulosos e juntamos enchidos também.
    É óptimo ver as variações que se podem fazer com a mesma receita.
    Gostei da tua!

    ResponderEliminar
  2. tem um aspecto delicioso.
    não me importava nada de ter um pratinho desses para o meu almoço.
    sabes que nunca comi favas com entrecosto?

    ResponderEliminar
  3. Olha risonha tens de experimentar, pois as favas combinam muito bem com esta carne.
    Bjs.
    Luísa eu também costumo juntar chouriço, mas não tinha em casa, fica muito saboroso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. já não como favas há seculos!! estas estão com bom aspecto!! até fiquei com vontade de ir comprar

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de favas! Dessa maneira nunca comi! Mas têm muito bom aspecto! bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga adoro favas só tenho pena que o meu cara metade não partilhe do mesmo bom gosto...lool.jinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Que saudades de comer assim umas belas favas!! Muito bom aspecto!! :)

    ResponderEliminar