terça-feira, 28 de julho de 2009

Rissois de peixe

Já a algum tempo que andava com vontade de fazer rissois, mas pensei sempre que davam muito trabalho a fazer, e não me enganei assim muito.

Assim que vi esta última reportagem da Luisa, disse cá para mim, que era agora que iria experimentar, e assim foi no sábado passado lá pus eu mãos á obra.

A receita é a que está no blog da Luisa, eu vou colocar a receita que não foi feita na Bimby pois não tenho e com as minhas alterações, que são as seguintes:

Massa:
Ingredientes: 5 cháv.de Água (usei a água de cozer o peixe); 5 colh.sopa de Margarina; 5 cháv. Farinha

Modo de preparação: Num tacho deitar as chávenas de água e a margarina. Deitar a farinha toda de uma vez e programar e mexer um pousco. Retirar, colocar num recipiente e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola e tapar com um pano enquanto se faz o recheio.
Aqui está a massa:

Recheio de peixe:

Ingredientes: 3 postas de pescada pequenas; 1 cebola pequena; 1/2 cebola; 1 dente de alho; Azeite; 500 gr. de leite (usei 400 gr. de Leite + 100 gr. da água de cozedura do peixe); 100 grs. farinha; 25 gr. de margarina; 2 colh.sopa de creme de Marisco (em pó); pimenta e noz-moscada; salsa

Modo de Preparação: Num tacho coloca-se o peixe e uma cebola inteira a cozer, com água até tapar. Retira-se, escorre-se e reserva-se. A cebola deita-se fora. Aproveitei a água da cozedura para fazer a massa dos rissóis e para o recheio. Num tacho coloca-se a cebola e o dente de alho picados. Adiciona-se o azeite e deixa-se aquecer. Adiciona-se o leite, a água da cozedura do peixe, a farinha, a margarina e as duas colheres (de sopa) de creme de marisco. Tempera-se com pimenta e noz-moscada. Mistura-se bem. Retirei e juntei ao recipiente com o peixe desfiado e juntei também salsa picada, a gosto. Envolve-se tudo bem. Estica-se a massa e recheia-se. Eu cortei a massa com um copo. Passam-se por ovo batido e por fim por pão ralado.
Aqui o recheio:


Aqui os rissois já formados:


Aqui já panados:


Aqui já fritos e prontos a comer:





Ficaram muito bons, mas são realmente trabalhosos. Onde tive mais dificuldade foi ao esticar a massa e também porque comecei por fazê-los um pouco grandes demais e com muito recheio, mais para o fim é que comecei a acertar com o tamanho deles. Uma das próximas coisas a comprar vão sêr o rolo da massa em silicone e o tapete também de silicone, acho que me vão facilitar muito a vida.

16 comentários:

  1. Que lindos ficaram os teus rissois!! Bem perfeitinhos e aposto que deliciosos!! Assim caseiros é que são bons!! Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Sónia,
    Tal como tu tb ainda não fiz rissóis pelo facto de me parecerem trabalhosos!! Mas a ver pelo resultado final deve ser bastante compensador..
    Tou a ver que vou ter que pôr mãos à obra :D
    Os teus estão bem bonitos.
    Parabéns!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Trabalhosos são, mas isso eu avisei logo!!!
    Mas diz lá, não achas que vale a pena?????
    Eu uso o tapete de silicone e o rolo da tupperware, e sem dúvida que se fica com o trabalho muito mais facilitado! Mas também já os fiz esticando a massa com uma garrafa e resolvi o problema!.
    Nunca os faço muito grandes, prefiro os tamanhos mais pequenos, tipo finger-food, acho mais amorosos.

    Gostei imenso da tua experiência.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Sim é muito compensador e o quanto não vale podermos dizer que fomos nós que fizemos.
    Obrigado pelo incentivo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!
    Estão perfeitinhos e imagino que deliciosos. :)

    ResponderEliminar
  6. que optimo aspecto,nunca tive coragem para os fazer...,bjs

    ResponderEliminar
  7. Imagino a trabalheira.. mas devem ficar deliciosos..
    tenho que experimentar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Lindos e saborosos.
    Tenho um desafio no meu blog para ti.
    bjsss

    ResponderEliminar
  9. adoro rissóis ! mas nunca fiz, justamente pelo trabalho que dão !
    se te sobraram alguns , eu aceito , lol |!!!!!

    bjka

    ResponderEliminar
  10. Estão bem bonitinhos. Adoro rissóis de peixe :)

    Bjs
    Titó

    ResponderEliminar
  11. Que trabalheira!! Já fiz uma vez e não voltei a repetir a experiência.

    Deixei-te um desafio no meu blo que gostei muito de fazer.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  12. olá Sónia!
    Fazendo as coisas com gosto nada custa, a trabalheira passa completamene ao lado!
    Os teus rissóis estão mto perfeitinhos, imagimanos q tb deliciosos :D
    Parabéns pela experiência* Jinhos***

    ResponderEliminar
  13. mas valeu a pena de certeza! estão optimos! bjokas

    ResponderEliminar
  14. Ficaram perfeitos.
    Já não faço há tanto tempo...feitos por nós ficam mt mais saborosos e ao menos sabemos o q têm dentro.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Só espero que depois das férias, ainda haja pelo menos 1 para eu provar!
    Jokas!

    ResponderEliminar
  16. Epá afinal alteraste a verificação!!!!!!!!!!
    LOL
    Jokas!

    ResponderEliminar