terça-feira, 29 de setembro de 2009

Iogurte natural açucarado

Ora aqui mostro hoje os meus 1ºs iogurtes feitos na minha nova ajudante, a Yogurella.

Tirei uma receita do blog da Sónia que eu adoro, mas devo dizer que agora terei que adaptar a receita mais ao meu gosto, pois estes iogurtes ficaram mesmo muito açucarados.

Mas devo dizer que adorei a experiência.

Ingredientes: 800ml de leite; 1 iogurte natural; 1 medida (copo do iogurte) de leite em pó; 1 medida (copo do iogurte) de açúcar.

Modo de preparação: Juntar todos os ingredientes num copo e misturar tudo com a varinha mágica. Distribuir pelos copos (devo dizer que esta medida de leite é a ideal pois dá para os 6 copos da iogurteira). Deixei estar 12h e depois mais algum tempo no frigorifico.


Aqui está um prontinho a comer:



Ficaram deliciosos, cremosos:


Aqui está a minha menina, na minha cozinha:


Só tenho uma dúvida, eu desloquei a peçazinha cinzenta até ao 12 pensando que ela ia diminuindo à medida que o tempo ia passando, mas tal não aconteceu, quando fez as 12h a peçazinha estava no 12 na mesma, será mesmo assim?

9 comentários:

  1. Olá,
    eu só meto meio copo da Bimby de açúcar.

    A peça cinzenta só serve para marcares as horas a que pões os iogurtes na iogurteira. Serve só para lembrar as horas.

    ;-)

    ResponderEliminar
  2. Que delícia que devem ser.. CASEIRINHOS :)
    A ver se compro uma maquineta dessas lá para casa!!
    Agora que começaste.. não páres!! Toca a experimentar sabores / combinações diferentes ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. é assim mesmo,ja a dar uso nao novo brinquedo,bjs

    ResponderEliminar
  4. Os iogurtes caseiros são mesmo bons.
    Parabéns pela aquisição.Agora é fazeres com sabores.
    Dá uma espreitadela no meu blog, tem lá algumas ideias.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Amiga os teus iogurtes estão uma beleza...não há nada que chegue aos caseirinhos.
    Em relação à pecinha cinzenta, não serve para nada, só para te referenciar a hora em que colocaste os iogurtes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. olha só do que tu me lembraste! tenho de ir limpar as teias de aranha á minha iogurteira...LOL. Deixei de fazer os iogurtes porque os achava muito amargos, mas esta receita vai ser experimentada, logo que houver leite do agricultor...

    ResponderEliminar
  7. Têm muito bom aspecto. Eu uso a peça para marcar as horas a que os iogurtes estão prontos!! Cada um com a sua mania.

    ResponderEliminar
  8. Quando a minha mãe me ofereceu uma iogurteira igualzinha à tua, os primeiros iogurtes que fiz também foram os naturais açucarados! Agora vais fazendo experiências e adaptando os ingredientes ao teu gosto, vais ver que é muito giro :)

    Quanto ao botãozinho, ele não mexe sozinho! Serve apenas para marcares a hora em que ligas a iogurteira, não te vás tu esquecer e assim sabes ao certo quando estão completas as 12 horas pedidas :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Que engraçado, eu tive exactamente as mesmas dúvidas que tu, quando ontem fiz os iogurtes pela primeira vez. Também pensei que a pecinha se deslocasse até ao "0" (coloquei-a no 12, assim que liguei a iogurteira à corrente). Entretanto, tenho outra dúvida que se calhar és capaz de me esclarecer. Ontem coloquei os iogurtes a fazer às 17h. Pelas contas (espera de 12 horas) os iogurtes estariam prontos hoje pelas 5h. Mas como pensava que a pecinha se deslocava até ao zero (é o que faz ler as instruções na diagonal), pensei que findas as 12 horas a máquina se desligava. Claro que n acordei de propósito às 5h para a desligar. Só me levantei às 7h e, por isso, a iogurteira esteve 14 horas a fermentar os iogurtes. Haverá alguma contraindicação quando passa muito da hora? Certo é que os iogurtes, e para primeira vez, estavam muito bons (nem estava a contar que corresse tão bem).
    Já dei uma vista de olhos pelas outras tuas receitas e reparei que em muitas usas bastante leite em pó. Ficam muito mais sólidos? Os meus ficaram consistentes (usei apenas 1 colher de sopa cheia), mas para o cremoso. Gostei muito, mas estou sempre aberta a novas sugestões.
    Beijocas :)

    ResponderEliminar