terça-feira, 31 de março de 2009

Pastelão

Enquanto a MFP fazia a compota de maçã, comecei a pensar no que iria fazer para o jantar...e surgiu-me a ideia de fazer uma receitinha muito simples que me foi ensinada pela minha mãe, ao qual ela dava o nome de Pastelão. É também muito prática no sentido de se aproveitar restos de outras refeições. A receita é a seguinte:

Ingredientes:
Batata frita aos cubos; 4 ovos; chouriço; pimenta e sal q.b; 2 alhos pequeninos.

Modo de preparação:
Fritar as batatas aos cubos. Num recipiente bater os ovos, com os alhos picadinhos, pimenta e sal q.b e o chouriço partido às rodelas fininhas, misturar bem e acrescentar as batatas. Numa frigideira aquecer um pouquinho de óleo a aquecer e deitar a mistura na frigideira. Quando estiver frito de um lado com a ajuda de um prato virar o pastelão e assim que estiver pronto é só servir. A acompanhar com pãozinho feito na MFP, hummm sabe tão bem.

O pastelão na frigideira...

E já prontinho para se comer...

Compota de maçã na MFP

Andava com esta receita debaixo de olho já a algum tempo, e ontem tinha maçãs em casa e antes de começar a fazer o jantar coloquei os ingredientes na cuba e programei a MFP e foi só esperar que ela terminasse o programa, sem têr de me preocupar com nada. A receitinha é do blog ocantinhodossabores.blogspot.com.

Ingredientes:
300gr maçãs; 260gr açúcar (coloquei um bocadito menos de açúcar amarelo); 2 colheres (sopa) de sumo limão (pus sumo de 1 limão); 2 colheres (sopa) de canela em pó (não tinha e coloquei um pau de canela)
Modo de preparação:
Cortar as maçãs em pedacinhos, no máximo com 1 cm. Colocar na cuba o açúcar, as maçãs e o sumo do limão. Escolher a opção Geleias e Doces (na minha é a opção 9). Depois é só esperar....Quando terminou passei com a varinha para ralar um pouco os pedaços maiores.


Ficou muito boa, para a próxima vou experimentar com morangos....

segunda-feira, 30 de março de 2009

Fim-de-Semana

Bem é ao fim-de semana que tenho mais tempo para me dedicar às minhas experiências na cozinha, mas confesso que por vezes o cansaço também é grande e a vontade de experimentar novas receitas vai-se.
Agora com esta mudança da hora parece que o tempo é mais curto, mas enfim...
Desde 6ª feira até ontem fiz por 3 vezes o pão doce, estou completamente viciada, mas também fiz um pãozinho meio integral, que já não me agradou tanto.

Ficou pequeno, e muito maçudo apesar de estar muito saboroso, às vezes penso que o defeito é meu, se calhar estou a fazer alguma coisa mal. O pão que realmete mais gosto ainda, é o pão caseiro feito com a farinha da Nacional. Uma das coisa que agora faço é utilizar o fermento de padeiro e não o da Vahiné e penso que nota-se bem a diferença. Ora aqui vai a receita:

Pão meio Integral
Ingredientes: 400 ml de água; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) açúcar; 200 g de farinha de trigo integral; 500 g de farinha de trigo tipo 65; 1 saqueta (5,5 gramas) de fermento fermipan ou outro equivalente

Modo de preparação:
Coloque os ingredientes, por esta ordem, na cuba da máquina de fazer pão. Os ingredientes devem estar todos à temperatura ambiente. Depois é só programar a máquina seleccionando:
Menu 1: Normal (3 horas)
Côr: Médio
Quantidade da Massa: II (grande)



quinta-feira, 26 de março de 2009

Pão doce

Eu gosto muito de fazer Pão doce com a ajuda da MFP, é uma receita muito simples de fazer e que fica muito boa. A receita tirei-a de um blog, peço desculpa mas não me lembro de qual.

Aqui vai a receita:

Ingredientes:250g leite; 1 colh.chá sal; 1 colh.chá açúcar; 50g de manteiga; 500 g de farinha; 12,5g de fermento padeiro

Modo de preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem apresentada, programar "Massa", este ciclo demora 1h30 amassa e leveda. Depois retiro a massa para a bancada polvilhada com farinha e retiro o ar da massa, dou o formato que pretendo, e deixo levedar mais um pouco antes de ir ao forno pincelo com gema de ovo.

Garanto-vos que morninhos são do melhor que há.
A foto abaixo foi os que fiz ontem (o que já está está partido marchou ontem à noite por volta das 22h00, eheheh, eu e o meu marido fizemos uma pequena ceia).


Estes já fiz à mais tempo, em bolinhas mais pequenas.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Quiche p/aproveitamento de carne

Pois é, a minha colega Carluxa costuma fazer muitas vezes as ditas quiches, eu nunca tinha experimentado comer nem fazer.
Mas tinha um resto de carne guisada e apeteceu-me fazer algo diferente (quase que só para eu comer, pois o meu marido e os meus filhos não são muito virados para este tipo de comidas).

Como não sou muito apreciadora do sabor das natas fiz a receita com ovos e leite, a massa fiz na MFP. Cá vai então a receita.

Ingredientes:
300g farinha; 130g manteiga; 70g água; pitada de sal; restos de carne; 4 ovos; 1 cháv.leite; pimenta q.b
Modo de preparação:
Na cuba da MFP juntar água, o sal, a manteiga e a farinha. Seleccionar o programa massa e assim que estiver tudo bem ligado retirar e estender a massa numa tarteira (picar a massa com um garfo). Reservar. Para o recheio, desfiar a carne colocar por cima da massa e fazer à parte a mistura dos ovos batidos com o leite e a pimenta, de seguida deitar por cima da carne e levar ao forno.

Bem acho que para a próxima vou seguir o conselho da Carluxa e colocar em vez dos ovos e do leite, 1 pacote de natas e 1 ovo, pois acho que ficou muito húmida, e parecia que a massa estava crua no meio (talvez pelo liquido do guisado da carne).

Bem, tenho de tentar novamente numa outra versão.

terça-feira, 24 de março de 2009

Agora sim, um pão muuuuuito lindo

Depois da 1ª tentativa falhada não desisti e comprei a farinha da Nacional mas a de pão caseiro e adorei o pãozinho ficou tão lindooooo.....

segunda-feira, 23 de março de 2009

O meu primeiro pão na MFP....

Pois é, eu andava com muita curiosidade em relação à MFP e comecei a pesquisar a utilidade desta máquina no mundo da blogosfera, até que vi a última promoção do Jumbo e pareceu-me que valeria a pena e assim foi, eu e a Carluxa (carluxaaqui.blogspot.com) fizemos a nossa encomenda.

A minha 1ªexperiência não correu assim tão bem como eu estava à espera....

O pão não cresceu como seria de esperar, utilizei a farinha da Nacional (pão rústico) em que se junta apenas água, bem.....vamos vêr se para a próxima corre melhor.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Cartão do cidadão

Eu sei que o nosso país em muitos aspectos deixa muito a desejar, mas nunca pensei que houvesse tanta dificuldade em tratar de novo cartão do cidadão.

A minha filha precisa de tirar o dito cartão pois para adquirir um computador atravês do programa e-escolas, precisa do nº do BI, e no sábado lá fomos nós para a Loja do Cidadão dos Restauradores mas ia-me dando uma coisinha má assim que lá cheguei, estavam pessoas lá desde as 5h00 da manhã, isto porque era o penúltimo dia para se entregar o IRS em papel. Depois de muita espera, ao final da manhã lá consegui entrar e disseram-me que já não inham mais senhas, que desânimo.....

Ontem lá foi a minha mãe fazer o pedido do cartão mas agora numa Conservatória, pois pensámos que seria mais fácil, coitada teve que ir para lá ás 6h30 da manhã pois só dão 24 senhas e quando lá chegou já tinha 5 pessoas à frente dela....e só foi atendida por volta das 11h00.

Agora eu pergunto, mas que sangria desatada é esta com este novo cartão?????

Ausência....

Ainda agora o meu blog teve inicio e já parece abandonado, mas não é verdade. Acontece é que são vários os factores para a minha visita tão pouco assídua. O trabalho (no emprego e em casa), os miúdos, os problemas que surgem no dia-a-dia e o mais importante não tenho máquina fotográfica para poder colocar fotos juntos às receitas.

Pois sou muito sincera, é muito mais apelativo vêr um post com fotos, mas estou a vêr se consigo resolver a questão, com a ajuda da Carluxa.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O começo......

Tudo tem um começo e este blog começa precisamente pelo facto de seguir outros blogs e por sêr uma curiosa em relação à culinária, apesar de não sêr uma grande cozinheira.

Mas um dia lá chegarei, principalmente agora com a minha nova ajudante a MFP...