sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bolo de iogurte e maçã

Este é um bolinho muito simples e fácil de fazer, muito bom para o lanche, no fundo é o bolo de iogurte mas com maçã.
Aqui vai a receita:
Ingredientes: 2 iogurtes naturais açucarados; 6 ovos (no meu caso foram caseiros); 3 copos açúcar; 3 copos farinha; 1/3 copo de óleo; 1 colh.chá fermento; 1/2 colh.chá bicarbonato sódio; 1 maçã reineta; raspas de limão.
Modo de preparação: Separar as gemas das claras. Bater estas últimas em castelo e reservar. Juntar ás gemas o açúcar e os iogurtes e misturar bem. Juntar o óleo mexer e em seguida juntar a farinha, o fermento e o bicarbonato, juntando por último as claras e a raspa de limão.
Untar uma forma e polvilhar com farinha e forrar o fundo da forma com a maçã laminada, deitar a massa e levar ao forno até estar cozido.
Nota: A medida do copo é a do iogurte.

Aqui o bolinho, ficou bem amarelinho devido aos ovos serem caseiros.





Aqui mais de perto:





Levar ao frigorifico para ficar bem fresquinho.



quinta-feira, 28 de maio de 2009

Palmiers II

No fds passado fiz mais uma vez estes bolinhos que adoro, a receita já a tinha colocado aqui.

Gosto de os cortar mais grossos e mais para o branquinho, é o bolo de pastelaria que mais gosto.


Muito bons mesmo, é pena desaparecerem tão depressa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Danoninhos

Agora nos blogs a moda são os iogurtes eu ainda não experimentei, mas devo dizer que já provei os da minha amiga Carluxa, e devo dizer que estavam espectaculares.

Eu experimentei fazer danoninhos pois os meus filhos adoram e como achei a receita fácil experimentei.

Ingredientes: 1/2l de leite; 1 saqueta de gelatina em pó (eu utilizei de morango); 1 pacote de natas (pequeno); 1 embalagem de queijo tipo Filadélfia (eu comprei da marca do Lidl); 100g de açúcar.

Modo de preparação: Num tachinho levar ao lume 250 de leite com o pó da gelatina e dissolver bem, misturar o queijo e as natas, não deixar ferver e retirar do lume. Juntar posteriormente o açúcar. Eu para que ficasse uma mistura homógenea passei com a varinha mágica. Deitar a mistura nos copinhos tipo iogurte. Eu agora ando a aproveitar os boiões de fruta do meu pequenote que são a medida ideal para os danoninhos.

Aqui já num copinho acabados de fazer:



Aqui já fechados prontos para irem para o frigorifico:







São uma delícia, o próximo passo é encontrar o leite em pó para experimentar fazer os famosos iogurtes que correm pelos blogs.



terça-feira, 26 de maio de 2009

Empadão de arroz,frango e ervilhas

Quando se tem umas pernas de frango guisadas e que já ninguém lhe toca há que aproveitar e fazer um empadão, pois estamos em tempos de crise e não se pode estragar nada.
É um comer rápido e muito prático de se fazer e muito honestamente eu gosto muito de pratos de arroz.
Aqui vai a receita:
Ingredientes: Restos de frango guisado com o respectivo molho; arroz q.b.; ervilhas.
Modo de preparação: Separar o frango do molho. Desfiar o frango e reservar. Colocar o molho num tachinho colocando a água necessária para se fazer o arroz, juntar as ervilhas. Quando o arroz estiver pronto numa travessa que possa ir ao forno, faz-se uma camada de arroz, outra com o frango desfiado e novamente uma camada de arroz.
Mais simples que isto impossível.


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Compota de morango

Adorooooo morangos, e adoro compota de morango a par do tomate é a minha favorita. Aproveitei que estamos na época deles, experimentei fazer este doce na MFP e resultou muito bem.

Eu fiz assim:

Ingredientes: 1/2kg de morangos; 250g açúcar amarelo; 1 pau de canela.

Modo de preparação: Colocar na cuba da máquina os morangos partidos ao pedacinhos, em seguida o açúcar e por fim o pau de canela. Seleccionar o programa Compotas e deixar a máquina fazer o trabalho por nós. É um verdadeiro descanso, e o cheirinho que se espalha na cozinha?Hummmmmm.....quando terminou o tempo retirei o doce e triturei um pouco com a varinha mágia (mas pouco), coloquei num frasquinho de doce.





O que sobrou coloquei num recipiente pequenino para levar para o trabalho:



Maravilha, a repetir com certeza.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Entrecosto com favas

Hoje para variar um pouco dos doces, trago uma receita de entrecosto. É uma carne que gosto muito seja aos pedacinhos guisados, seja grelhado na brasa ou no forno. Desta vez fiz com favas que vieram da horta da minha sogra.
Eu faço assim:
Ingredientes: 800g de entrecosto partido aos pedacinhos; favas (aqui pûs a olho); 1 cebola; 2 alhos; 1 cenoura; 1 fio de azeite; 1 colh.sopa margarina; vinho branco q.b.; polpa tomate q.b.; coentros q.b.; sal q.b.
Modo de preparação: Fiz um refogado com a cebola, os alhos, o azeite, a margarina e a cebola cortada às rodelas. Em seguida reguei com o vinho branco e juntei a carne, deixei tomar alguma côr. Juntei a polpa de tomate e o sal.
Deixei guisar a carne rectifiquei o tempero e juntei as favas e os coentros:


Depois de cozidas, desligo o lume e tapo o tacho para apurar mais um pouco. Aqui está prontinho a comer:


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sopa de agrião

Quando não se tem muito tempo para se fazer uma comidinha mais elaborada, uma boa opção é a sopa. Adoro a de agrião e a de feijão verde. Não sou muito amiga de sopa, mas como sei que de vez em quando é preciso, lá faço um esforço e como-a ao almoço.
Eu costumo fazer assim, as quantidades são a olho:
Ingredientes: 1 molho de agrião; batatas; 2 cenouras; abóbora; alho françês; ervilhas: 1 fio de azeite; sal q.b.
Modo de preparação: Coloco todos os legumes (menos o agrião) partidos aos bocadinhos numa panela com água, com 1 fio de azeite e um pouco de sal. Deixo cozer +/- 20m. Arranjo o agrião entretanto. Quando estiver tudo cozido passo a sopa com a varinha mágica, coloco novamente a panela ao lume e junto o agrião, deixo cozer um bocadito e junto umas massinhas.


Aqui está a sopita, peço desculpa mas a foto não é das melhores:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bolinhas de pão caseiro

Eu costumo fazer pão com a farinha da Nacional na MFP, mas desta vez experimentei novamente fazer a mesma receita só no programa de amassar e depois coloquei-as no forno. Devo dizer que ficaram muito boas.
Aqui está receitinha:
Ingredientes: 300ml de água morna; 250g farinha Nacional; 250g de farinha 65; 1 colh.chá azeite; 1 pitada de sal; 1/4 fermento de padeiro.
Modo de preparação: Colocar os ingredientes na cuba da máquina (1º os liquidos e depois os sólidos, sendo o fermento o último ingrediente que se coloca). Programa amassar.
Aqui depois do programa terminar ao levedar cresceu bastante:


Aqui antes de moldar as bolinhas, ficou uma massa muito bonita:


Aqui já as bolinhas acabadas de sair do forno, estão mais para o branquinho pois gosto muito do pão mal cozido:

terça-feira, 19 de maio de 2009

Bolo de morangos

Este foi o bolinho que saiu da minha cozinha neste fim-de-semana. É um bolinho muito simples de iogurte, em que o sabor especial está no sabor do iogurte que é de pedaços de frutos do bosque da Activia. A combinação desse sabor com o chantilly e com os morangos....hummm, divinal. Poderá servir muito bem como bolo de anos.
Ingredientes: 6 ovos; 1 iogurte pedaços frutos do bosque; 3 copos do iogurte de açúcar; 3 copos do iogurte de farinha; 1/2 copo do iogurte de óleo; 1 colh.chá fermento; 1 pacote de natas frescas; morangos q.b.
Modo de preparação: Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. Num recipiente colocar as gemas e misturar o iogurte e de seguida o açúcar. Juntar o óleo e de seguida a farinha com o fermento, por último envolver bem as claras em castelo. Untar uma forma, polvilhar com farinha e deitar o preparado do bolo e levar ao forno.
Bater as natas até que fiquem em chantilly com um pouco de açúcar e cortar os morangos em pedaçinhos pequenos. Quando o bolo estiver cozido deixar arrefecer. Depois de frio abrir ao meio e rechear com o chantilly e com os morangos. Cobrir o bolo também com os ingredientes do recheio. Levar ao frio e servir o bolo bem fresquinho.
Aqui está antes de ir para o frigorifico:

Aqui já fresquinho e pronto a comer:



Provem que não se vão arrepender, eheheh.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Arroz-doce

De vez em quando lá o meu marido e o meu pequenote me pedem para fazer Arroz-doce, adoram e eu lá lhes faço a vontade.
Eu faço assim:
Ingredientes: 1 cháv.arroz; 3 cháv.água; 1l de leite; 1 pau de canela; 1 colh.sopa margarina; cascas de limão ou laranja; 1 pitada sal; 300g açúcar; 1 pudim dos velhotes; canela em pó q.b.
Modo de preparação: Coloco num tacho a água, o sal, a margarina, o pau canela e as cascas de limão ou laranja. Quando ferver juntar o arroz e deixar que a água evapore. Aquecer o leite. Assim que o arroz estiver sem água ir juntando o leite aos poucos e deixar que o arroz coza. Num pouco de leite misturar o pudim até ficar sem grumos, juntar ao preparado do arroz. No final junto o açúcar e mexo um pouco até o arroz ficar cremoso. Deitar em taças e polvilhar com canela em pó.

O resultado é este:

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pão de Deus

Já tinha visto algumas receitas destes pãezinhos que adoro, mas a experiência não me correu muito bem, principalmente a parte do côcô. Penso que se deveu ao facto de têr 2 receitas e decidi-me pela que não era a mais correcta. Mas hei-de tentar novamente.
Aqui o problema é que o côcô ficou muito solto e não ficou uma mistura homogénea, a receita que fiz era para sêr toda feita na MFP.
Ingredientes: 150 ml Leite; 100 ml água; 1/2 colher chá sal; 100 gr açúcar; 100 gr manteiga; 600 gr farinha; 1 saqueta fermipan (usei 1/3 fermento padeiro).
Recheio: 100 gr côcô ralado; 140 gr leite; 4 c. sopa açúcar
Modo de preparação:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada. Seleccione o programa Pão Doce. Após ouvir o apito espera-se mais uns minutinhos até acabar de amassar. Aí retira-se a massa da cuba, divide-se em duas partes, estende-se uma parte, recheia-se com o coco e enrola-se. Repete-se com a outra metade e entraçam-se as 2. Depois colocam-se de novo na cuba da máquina (retirando antes a pá) e deixa-se que o ciclo continue, levedando e cozendo.
Esta é a receita original, eu fiz assim:
Coloquei os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada. Seleccionei o programa massa.
Retirei e formei bolinhas, pincelei com gema de ovo e deixei levedar. Fiz o recheio em que misturei o côcô, o leite e o açúcar. Fiz um corte nas bolinhas com uma tesoura e coloquei o recheio, levei ao forno.
Aqui estão eles:




quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bacalhau à Gomes Sá

Adorooooo bacalhau e o prato que mais faço em casa, é o Bacalhau à Gomes Sá.

Agora vi uma receita no blog luisaalexandramarques.blogspot.com, que é parecida com esta mas em que ela coloca a broa de milho aromatizada, da próxima vez tenho que experimentar como ela fez.

A única alteração que faço neste prato é que em vez do refogado de azeite e cebola, eu faço com azeite e alho porque não gosto nem posso comer cebola.

Aqui vai a receita:

Ingredientes: 2 postas de bacalhau; batatas q.b.; 2 ovos; 2 alhos grandes; azeite q.b.

Modo de preparação: Coloco numa panela só, as postas de bacalhau, os ovos e as batatas já cortadas em cubos a cozer. Numa travessa de ir ao forno, coloco as batatas, rego com um pouco de azeite. Reservo. Desfio o bacalhau em lascas. Numa frigideira parto os alhos miúdinhos com um pouco de azeite e levo a alourar sem queimar, de seguida junto o bacalhau e envolvo bem. Por cima das batatas coloco a mistura do bacalhau e azeite e enfeito com os ovos cozidos partidos ás rodelas. Por vezes polvilho com salsa.



Muito boa esta receita e muito prática.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Clafoutis de maçã

Sou apreciadora de tudo o que leve maçã, adoro mesmo. E é engraçado que não consigo pegar numa maçã e comê-la, não me sabe bem.
Então aproveito esta receita para comer alguma fruta e também para aproveitar as maçãs, quando já ninguém lhes toca, o que lá em casa é dificil pois o meu marido gosta muito, principalmente de maçãs.

Ora aqui fica a receitinha:

Modo de preparação:
Untar levemente uma tarteira com margarina. Cortar 2 maçãs grandes (uso maçã reineta) em fatias finas e colocar no fundo da tarteira, polvilhando com açucar mascavado (uso açucar amarelo) e regando com 1/2 cálice de vinho do Porto. Bater 4 ovos com 6 colheres de sopa de açucar (normal), 2 colheres de sopa de farinha e 200ml de leite, de modo a que fique um preparado espumoso. Deitar na tarteira e por cima colocar mais 2 maçãs laminadas (ás vezes coloco reineta outras das golden), voltando a polvilhar com açucar mascavado (uso açúcar amarelo) e levar ao forno. Retirar, deixar arrefecer um pouco e colocar no frigorífico.

Aqui está, antes de ir ao forno:


Aqui quando saiu do forno:


Aqui 2 fatias para o meu almoço no dia seguinte:


Esta receita pode sêr feita com outra fruta á escolha.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Lulas á minha moda

Eu sou uma pessoa que gosta muito de peixe, hoje até dou preferência e não troco um bom prato de peixe por um de carne. Digo hoje porque nem sempre foi assim, quando era mais pequena era um castigo para comer peixe. Apenas há um que não comia e jurei que nunca o iria comer quando saísse de casa, que é o peixe-espada, odeio mesmo.

Há um peixe que gosto muito de fazer pois é muito prático, que são as nossas amigas lulas, e ora aqui está outro prato que nunca faço da mesma maneira, mudo sempre os ingredientes, também para variar um bocadinho.

Estas foram feitas assim:

Ingredientes: Lulas (eu compro já congeladas e embaladas e se possível já cortadas em argolas, se não corto-as eu); azeite; alho; polpa de tomate (outras vezes faço com creme de marisco Knorr); vinho branco; coentros.
Modo de preparação: Num tacho aquecido coloco um fio generoso de azeite, alho partido miúdinho e deixo alourar sem queimar o alho, em seguida junto as lulas e deixo um bocadito para largarem a água e para secar o liquido. Rego com o vinho branco e a polpa de tomate, deixo cozerem bem, quando estiverem quase prontas polvilho-as com os coentros.

Ora aqui estão, desta vez servi com puré de batata:


Nota: Caso faça com o creme de marisco junto também (se tiver) camarão cozido, fica muito bom.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bolo de farinha maizena

Este bolinho fiz na semana passada, tirei a receita do blog "caosnacozinha", e a original é o bolo de farinha de milho, eu como não tinha a dita farinha, alterei um pouco a receita e dei-lhe outro nome. Ficou um bolinho muito bom para se acompanhar com um cházinho....

Ingredientes: 3 Ovos; 2 Chávenas de chá de açúcar; 1 Chávena de chá de óleo (coloquei menos de 1/2); 1/2 Chávena de chá de leite (coloquei 1 chávena); 1 Chávena de chá de maizena; 1 Chávena de chá de farinha p/bolos (aqui era 1 de farinha de milho); 1 Colher de sopa de fermento
Modo de preparação:
Bata as gemas com o açúcar e o óleo. Junte a farinha para bolos misturada com o leite. Acrescente a maizena e o fermento, batendo entre cada adição. Bata as claras em castelo e incorpore delicadamente. Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a forno médio (eu deixei a 200º) durante 30 minutos. Retire do forno e deixe descansar 10 minutos antes de desenformar.


Fiz o bolo à noite e de manhã praticamente metade já tinha ido, eheheheh, é mesmo muito bom fica fofinho e não fica nada seco.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Brigadeiros

Ora aqui está uma coisa que adoro, Brigadeiros. Não vou colocar a receita pois toda a gente sabe fazer e este que está na imagem nem fui eu que fiz.
Gosto muito de os comer mas não gosto nada de os fazer, pois no tacho pegam-se muito e nas mãos então nem se fala. Os últimos que fiz ficaram a saber a queimado.
Este foi um miminho da minha amiga Carluxa, pois ela sabe que adoro e como tem Bimby é-lhe muito mais fácil fazer. Vou deixar aqui um segredo ela até nem gosta de Brigadeiros, como é que é possível haver alguém que não gosteeeeeee.......


Mas agradeço-lhe muito e só lhe posso deixar uma mensagem:

Podes voltar a fazer, eheheh.....

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pudim de gelatina

Agora que o tempo está mais quente, já começa apetecer umas sobremesas mais fresquinhas.
Eata é uma receita muito simples e fácil de fazer.
Ingredientes: 1l leite, 1 emb.gelatina tutti-fruti, 1 lata leite condensado.
Modo de preparação: Levar o leite ao lume, quando começar a ficar quente sem ferver misturar o conteúdo das embalagens da gelatina e mexer sempre, por último junta-se o leite condensado.
Este na fotografia foi o pequenito, além deste fiz também um numa forma de pudim mas grande, que levei para a sobremesa de Domingo.

Fica muito bom, poderá ser feito de qualquer sabor á escolha.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Rissois de camarão com arroz ervilhas

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre há muito tempo, nem disposição para grandes cozinhados, e recorre-se então ao mais simples.
Eu adoro salgados, costumo comprar, pois nunca me atrevi a experimentar a fazer. Estes da foto até são da marca Pingo doce e até nem são mauzitos de todo. Os que eu gosto mesmo são os da D.Balbina (é a sogra da minha amiga Carluxa, ela vende salgados e não só para fora).


O acompanhamento neste caso foi um arroz de ervilhas, que só tem o inconveniente de têr que as tirar no prato do meu filho, pois ele não pode nem vê-las. Também faço algumas vezes para acompanhar esparguete.


terça-feira, 5 de maio de 2009

Aniversário da Carluxa.....

Quero desejar á minha amiguxa Carluxa, um grande, grande dia, muito feliz e com tudo de bom.

Parabéns e que contes muitos.

Já vi que hoje vamos ter bolinho, eheheh, olha que apesar de estar doente, não me cheirar a nada nem a comida me saber a nada, vou provar (e o brigadeiro também).



Beijinhosssssssssssss...................

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bifinhos de frango

Para começar quero desejar a todos os que visitam o meu cantinho uma boa semana.
Esta receita que trago hoje é uma receita muito simples e que faço muitas vezes lá em casa, até mesmo para fugir à carne vermelha. É uma receita que nunca faço da mesma maneira.
Ora aqui vai a receitinha de como foram feitos estes bifinhos desta vez:
Ingredientes: Peitos ou bifes de frango (corto em casa ás tirinhas); alho (agora utilizo em pó); limão; caldo Knorr de frango q.b.; polpa tomate; 1 cadito de ketchup e mostarda.
Modo de preparação: Corto a carne ás tirinhas e tempero com alho, sumo de limão e caldo knorr de frango. Deixo tomar sabor. Numa frigideira coloco um bocadito de azeite e a carne junto com o liquido da marinada. Deixo o frango ficar branquinho e junto a polpa tomate, o ketchup e a mostarda e deixo apurar bem o molhinho. Acompanhei neste caso com arroz branco.
A foto é a do meu almoçito para o dia a seguir, pois há que poupar.



Esta é uma receita muito prática e variada, costumo fazer também com sopa de marisco em pó, junto uns coentros, ou até camarão já cozido se tiver.