sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bifes simples

Este prato não tem nada de especial, mas lá em casa apesar de tentar variar as refeições, volta e meia tenho que fazer os ditos bifes de vaca.
Aqui foram fritos e acompanhados com massa.
Ingredientes: Bifes de vaca tenros (o que nem sempre acontece); sal; pimenta; alho ás rodelinhas fininhas; vinho branco.
Modo de preparação: Temperar os bifes com os ingredientes acima indicados algumas horas antes. Na hora fritá-los e servir com massa cozida em água, sal e Knorr de galinha.


Aqui estão os ditos cujos:



Aqui está a massita, acabada de fazer:




Nada mais simples.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Desafio cheio de glamour

Este desafio foi-me passado pela minha amiga Abelha Maia, cujo o blog eu adoro e faço questão de visitar frequentemente.


Regras do selinho: "Este blog tem glamour":

1. Deve exibir o selinho em seu blog.
2. Postar o link do blog que te indicou.
3. Listar 5 desejos de consumo que a deixariam mais glamourosa.
4. Indicar 10 amigas glamourosas e avisá-las que foram escolhidas.


1 -Ter dinheiro para dar a volta ao mundo sem olhar para os gastos.
2 -Ter um jacto privado para evitar as filas de trânsito.
3 -Poder comer marisco todos os dias.
4 -Ter uma mansão para dar todo o conforto à minha familia e com vista para o mar.
5 -Ter uma Bimby (eheheh).


Então as glamourosas a quem vou passar são:
eutueosmeussapatos.blogspot.com - carluxaaqui.blogspot.com -figolampo.blogspot.com

sitiodosol.blogspot.com - salpicosbrancos.blogspot.com - nosoup-foryou.blogspot.com

acozinhadaelsa.blogspot.com - aculinriadamissy.blogspot.com - receitas-da-carlita.blogspot.com

maonamassablogue.blogspot.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Rissois de peixe

Já a algum tempo que andava com vontade de fazer rissois, mas pensei sempre que davam muito trabalho a fazer, e não me enganei assim muito.

Assim que vi esta última reportagem da Luisa, disse cá para mim, que era agora que iria experimentar, e assim foi no sábado passado lá pus eu mãos á obra.

A receita é a que está no blog da Luisa, eu vou colocar a receita que não foi feita na Bimby pois não tenho e com as minhas alterações, que são as seguintes:

Massa:
Ingredientes: 5 cháv.de Água (usei a água de cozer o peixe); 5 colh.sopa de Margarina; 5 cháv. Farinha

Modo de preparação: Num tacho deitar as chávenas de água e a margarina. Deitar a farinha toda de uma vez e programar e mexer um pousco. Retirar, colocar num recipiente e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola e tapar com um pano enquanto se faz o recheio.
Aqui está a massa:

Recheio de peixe:

Ingredientes: 3 postas de pescada pequenas; 1 cebola pequena; 1/2 cebola; 1 dente de alho; Azeite; 500 gr. de leite (usei 400 gr. de Leite + 100 gr. da água de cozedura do peixe); 100 grs. farinha; 25 gr. de margarina; 2 colh.sopa de creme de Marisco (em pó); pimenta e noz-moscada; salsa

Modo de Preparação: Num tacho coloca-se o peixe e uma cebola inteira a cozer, com água até tapar. Retira-se, escorre-se e reserva-se. A cebola deita-se fora. Aproveitei a água da cozedura para fazer a massa dos rissóis e para o recheio. Num tacho coloca-se a cebola e o dente de alho picados. Adiciona-se o azeite e deixa-se aquecer. Adiciona-se o leite, a água da cozedura do peixe, a farinha, a margarina e as duas colheres (de sopa) de creme de marisco. Tempera-se com pimenta e noz-moscada. Mistura-se bem. Retirei e juntei ao recipiente com o peixe desfiado e juntei também salsa picada, a gosto. Envolve-se tudo bem. Estica-se a massa e recheia-se. Eu cortei a massa com um copo. Passam-se por ovo batido e por fim por pão ralado.
Aqui o recheio:


Aqui os rissois já formados:


Aqui já panados:


Aqui já fritos e prontos a comer:





Ficaram muito bons, mas são realmente trabalhosos. Onde tive mais dificuldade foi ao esticar a massa e também porque comecei por fazê-los um pouco grandes demais e com muito recheio, mais para o fim é que comecei a acertar com o tamanho deles. Uma das próximas coisas a comprar vão sêr o rolo da massa em silicone e o tapete também de silicone, acho que me vão facilitar muito a vida.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pão doce

Lá saiu mais um pãozinho doce da minha cozinha com a ajuda da minha MFP, a receita já a tinha colocado aqui.

Estes que fiz ficaram mal cozidos, mesmo como eu gosto.



Aproveito para desejar um bom fim-de-semana, a todos os que me visitam.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bolo de cenoura

Gosto muito deste bolo, pela combinação da cenoura com a canela. Eu faço simples mas tenho visto receitas deste bolo mas coberto com chocolate o que deve também ficar muito bom.

Já fiz este bolo como base de bolo de anos, misturando nozes picadas na massa e cobrindo com natas, muito bom também.

Ingredientes: 3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados; 2 chavenas de acucar; 1 chavena de oleo (eu só coloco 1/2); 4 ovos; 2 chavenas de farinha; 1 colher de chá de fermento; canela em pó.
Modo de preparação: Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, no liquidificador. Quando estiver tudo bem misturado deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha, o fermento e a canela em pó. Mistura-se bem e vai a cozer numa forma, untada com margarina e polvilhada com farinha.

Aqui está ele, já não consegui tirar foto dele inteiro, para variar:






Aqui estão 2 fatias:



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Omelete de queijo e fiambre

Adoro ovos de todas as maneiras e feitios, com excepção dos ovos escalfados.
Quando não tenho muito tempo lá sai uma uma omelete ou uns ovos mexidos ou até mesmo muito de vez em quando uns ovitos estrelados, eheheh.
A receita faço a olho.
Ingredientes: Ovos; sal; pimenta; alho partidinho; salsa (nesta não coloquei); queijo; fiambre.
Modo de preparação: Bater todos os ingredientes à excepção do queijo e do fiambre. Numa frigideira já quente com um pouco de margarina deitar a mistura dos ovos deixar fritar. Colocar as fatias de queijo e fiambre e dobrar ao meio a omelete, deixar que acabe de fritar.
Aqui está ela:



Servi com umas batatinhas fritas.

terça-feira, 21 de julho de 2009

De volta à cozinha

Volteiiiiiii...............

Posso dizer que só ontem é que as dores desapareceram, depois de me serem tirados os pontos.

Tenho cozinhado apenas coisas triviais, nada de especial, mas quero vêr se aos poucos vou experimentando umas receitinhas novas, pois tenho muitas para testar.

Uma das coisas que tenho feito apesar do calor é sopa, sabe-me bem comer um pratinho á hora do almoço visto que depois passo a tarde sentada, acho que é um comer muito leve e do qual tenho aprendido a gostar com o passar dos anos.


Esta é a minha preferida, a de feijão verde.








terça-feira, 14 de julho de 2009

E vai mais um......

Pois é, eu que nunca tinha tido problemas de dentes, desde que tive o meu filho volta e meia ando nisto.
Desde então já arranquei 3 cisos, 1 dente em cima dos grandes, reconstruí outro também em cima e hoje tive de arrancar 1 em baixo dos grandes que já tinha sido desvitalizado por 2 vezes.
Tenho tido dores e agora então nem se fala, levei pontos e tudo, por isso enquanto não puder comer como deve sêr o meu cantinho vai andando em banho-maria.

No entanto vou continuar a seguir os vossos cantinhos.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Bifes de perú com molho de natas e mostarda

A minha carne preferida é sem dúvida a carne branca e devo dizer que estes bifes estavam uma delícia penso que pelo sabor da mostarda que é um ingrediente que adoro nos molhos.

Fiz assim:

Ingredientes: Bifes de perú; alho em pó; caldo Knorr de frango; azeite; vinho branco; 1 pacote de natas; ketchup e mostarda (eu coloco a olho).

Modo de preparação: Num frigideira colocar o azeite e alourar os bifes temperados com o alho em pó. Colocar o cubo Knorr e um pouco de vinho branco, deixar fritar. Juntar 1/2 pacote de natas, o ketchup e a mostarda, deixar engrossar um pouco o molho. Juntar por último as restantes natas e deixar apurar.



Eu acompanhei com massa em espiral:


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Empadão de frango

O que se faz quando se tem restos de frango?
Empadão, é claro.
A receita toda a gente sabe fazer.

Ingredientes: Puré instantaneo (eu uso da Maggi); restos de frango guisado com um bocadito do molho; 1 ovo.

Modo de preparação: Fazer o puré conforme as indicações da embalagem. Numa travessa colocar uma camada de puré, outra de frango desfiado, e por último nova camada de puré. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno.

Aqui está:

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tarte de limão merengada

Como gosto de tudo o que tenha limão, assim que vi esta receita tive que experimentá-la. Tirei do blog Tricas e Nicas que gosto muito e que tem receitas muito boas e simples de fazer.
Devo dizer que adorei e vou voltar a repetir.

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 pacote de bolacha Maria; 200 grs de manteiga (aqui só coloquei 150g e foi suficiente); 3 ovos; Raspa e sumo de 1 limão; 3 colheres de sopa de açúcar.
Modo de preparação: Rale a bolacha no passe-vite ou na picadora. Derreta a manteiga e adicione à bolacha triturada. Misture bem e forre uma tarteira com massa de bolacha.Bata as gemas com o leite condensado, adicione a raspa e sumo de limão e mexa bem. Verta a mistura sobre a massa e leve ao forno 10 minutos até o creme “endurecer”. Bata as claras em castelo e quando estiverem quase prontas adicione o açúcar e continue a batar até obter um castelo firme. Coloque este merengue sobre o creme “amarelo” já cozido e leve novamente ao forno até alourar. Deixe arrefecer e sirva!
Aqui está antes de desenformar:


Aqui já pronta a comer depois de ir ao frigorifico:





terça-feira, 7 de julho de 2009

Gelatina de morango

Ultimamente a minha cozinha está num estado de preguiça aguda, só saiem de lá coisas muito simples, isto deve sêr do tempo. Mas no fundo acho que o problema até nem é da cozinha mas sim da cozinheira, eheheheh......
Uma coisa que os miúdos adoram é a gelatina, esta que fiz foi de morango que é o meu sabor preferido, só não desenformei da forma pois quando tentei fazê-lo ela desmanchou-se e então tirámos mesmo directamente da forma.
O modo de preparação é conforme a embalagem, claro.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Douradinhos no forno

Quando o tempo é pouco ou a vontade de ir para a cozinha é nenhuma, opto normalmente pelo básico, eu também gosto mas os miúdos adoram.

A receita nem vou postar pois é só comprar os danoninhos já congelados e levar ao forno (muito mais saudável), e fazer um arroz de manteiga.

Aqui está:

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Bolo preguiçoso de chocolate

De repente tive um desejo de comer bolo de chocolate e no fim-de-semana fui á procura de uma receitinha assim para o fácil e que não desse muito trabalho.
Fiz esta receita mas quando a tirei não apontei o nome do blog, peço desculpa.

Ingredientes: 2 chávenas de chá de farinha; 1 1/2 chávenas de chá de açúcar; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1colher de chá de sal; 1/2 colher de sopa de baunilha (não coloquei); 250 g de manteiga derretida (coloquei margarina); 4 colheres de sopa de chocolate em pó; 1 chávena de chá de leite.
Calda: 3 colh.sopa chocolate em pó; 1/2 pacote de natas; 1 colh.sopa manteiga (coloquei margarina); 1 cháv.água a ferver. Coloque tudo num tachinho ao lume.
Modo de preparação: Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. À parte derreta a manteiga e misture com o chocolate. Vá juntando esse creme aos secos e adicionando o leite. Misture tudo com uma vara de arames ou uma colher. A massa não deve ficar muito mole. Unte uma forma redonda com bastante manteiga (não ponha farinha - eu salpiquei a forma com chocolate em pó) e despeje a massa.
Depois do bolo cozido retire da forma e regue com a calda.