sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bolo de noz

Esta receita eu tirei-a dum blog que adoro e ao qual dou desde já os meus parabéns pois tem coisas maravilhosas, cujo o nome é Iguarias de açúcar e sal .
A diferença da receita que fiz para a receita original, é que eu usei nozes em vez de avelãs, pois já andava a algum tempo para fazer um bolito que levasse nozes, que eu adoro. E como não tenho Bimby fiz do modo tradicional.
Aqui vai a receita:
Ingredientes: 170g de avelãs (eu utilizei nozes e coloquei 200g); 140g de manteiga (utilizei margarina e utilizei só 120g); 200g de açucar; 100g de farinha; 4 ovos; 1 colh.chá fermento.
Modo de preparação: Triturar as nozes e reservar. Bater o açúcar os ovos e margarina. Juntar as nozes e misturar. Juntar a farinha e o fermento e envolver. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma bem untada e polvilhada com farinha, durante 45m.
Aqui está o bolo:
Esta foi a 2ª vez que fiz este bolinho, pois a 1ª vez fiz numa forma c/buraco e desenformei-o ainda morno, resultado, partiu-se e ficou pegado à forma em algumas partes. Resolvi o problema partindo o bolo aos pedaços. Desta vez fiz numa forma s/buraco e coloquei papel vegetal untado, no fundo da forma. Mas devo dizer que o 1º bolo ficou melhor em termos de consistência, pois neste coloquei mais nozes e menos margarina.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Massa com bacon e delicias do mar

Gosto muito de massas, um prato rápido para quando se tem pouco tempo ou até não apetece estar muito tempo de volta dos tachos.
Acho que as delicias do mar combinam muito bem com a massa, para a próxima tenho de experimentar com camarão.
Ora fiz assim, as quantidades são a olho:
Ingredientes: Massa a gosto eu usei a Espiral; 1 emb.de bacon às tiras; 1 pacote de natas; um pouco de ketchup; delicias do mar; queijo ralado.
Modo de preparação: Cozer a massa e reservar. Numa frigideira colocar os pedaçinhos de bacon e deixar fritar. Misturar as natas e o ketchup e juntar ao bacon. Adicionar a massa ao preparado anterior, envolver bem adicionar as delicias e polvilhar com o queijo ralado.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Iogurtes de bolacha

Bem em relação aos iogurtes, devo dizer que os feitos em casa nada têm a vêr com os de compra, e agora todas as semanas tenho feito.

Os que mais gosto são sem dúvida estes de bolacha, deixo pedaços grandes no fundo do copo pois gosto de sentir a bolacha quando estou a comer o iogurte.

Ingredientes: 800ml de leite; 1 iogurte natural de compra; 1 copo (medida do iogurte) de açúcar; 1/2 copo (medida do iogurte) leite em pó; bolacha maria.

Modo de preparação: Nos copos colocar bolacha partida aos bocados. Num recipiente colocar o leite, o iogurte, o açúcar, o leite em pó e passar com a varinha mágica. Encher os copos com o preparado anterior. Levar durante 12h à iogurteira. Quando estiverem prontos colocar os iogurtes no frigorifico.


Aqui está a bolacha partida, no copo:





Aqui já o iogurte pronto a comer:


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Feijoada de lulas

Eu tenho por hábito fazer Lulas guisadas, pois é um prato muito fácil e prático de confeccionar.
Agora para ficar um prato com um bocadinho mais de substância, eheheh, experimentei adicionar feijão branco e delicias do mar. Devo dizer que ficou muito bom.
Fiz assim, com quantidades a olho:
Ingredientes: 1 embalagem de lulas congeladas; 1 lata grande de feijão branco; 2 dentes de alho; azeite; ervilhas; vinho branco; polpa de tomate; delicias do mar; coentros ou salsa.
Modo de preparação: Cortar as lulas ás rodelas, deixar escorrer a água das mesmas. Num tacho colocar o azeite com os alhos picados, juntar as lulas, o vinho branco e a polpa de tomate, deixar até que as lulas fiquem tenras. Adicionar as ervilhas, o feijão e o liquido da lata do feijão para engrossar o molho deixar apurar. No final adicionar as delicias e os coentros.

Aqui está, já prontinho:


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Panquecas

Muita gente gosta de comer as panquecas ao pequeno-almoço, eu por acaso até não, gosto delas ao lanche com doce ou na maior parte das vezes simples.

A receita que eu faço, é uma que encontrei no blog flagrantedelicia que tem receitas deliciosas, apenas fiz umas pequenas alterações, para ficar mais ao gosto lá de casa, mas a receita que coloco é a original.

Ingredientes: 200 g de farinha com fermento; 80 g de açúcar demerara ou amarelo (eu usei amarelo); 30 g de manteiga derretida e fria; 1 pitada de canela (não coloquei); 120 g de pêra crua sem pele (não coloquei); 1 ovo; 100 ml de leite

Modo de preparação: Misturar os ingredientes secos numa taça. Juntar os líquidos e misturar até que a massa esteja homogénea. Incorporar a pêra crua ralada (esta parte não fiz).
Aquecer uma frigideira anti-aderente a lume brando. Molhar um algodão em óleo e passar na frigideira (eu passei margarina). Deitar colheradas de massa, deixar que cozinhem de um lado e virá-las do outro lado até dourar. Retirar da frigideira mantendo-as quentes. Entre cada nova panqueca, passar o algodão na frigideira.


Aqui estão elas, uma verdadeira delícia:


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Salame de chocolate

Eu gosto muito de salame, e a minha filha ainda mais, mas ainda não tinha encontrado a receita ideal.
Um dia destes ao pesquisar na Internet, encontrei esta, só não retirei a fonte da receita e peço desculpa, mas que é uma maravilha lá isso é.
Então fiz assim:
Ingredientes: 1 pacote de bolacha Maria; 100g de açúcar; 100g de margarina;1 pacote de chocolate em pó (eu uso o do Pingo Doce); 2 gemas de ovo.
Modo de preparação: Coloquei as bolachas dentro de um saco de plástico e amassei-as. Num recipiente à parte coloquei o açúcar, a margarina derretida, com o chocolate e as gemas. Misturei a mistura de chocolate nas bolachas juntando bem. Coloquei a mistura final em cima de papel vegetal e formei um rolo. Levei ao congelador por algum tempo e depois conservei no frigorifico.
Aqui está:

Vai uma fatia?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Feriado....

A todos os que estão a trabalhar desejo um óptimo dia de trabalho, a quem teve direito ao feriado espero que aproveitem para descansar.

Um bom feriado para todos.






sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Compota de ameixa

Andava desejosa de experimentar o doce feito de ameixas, pois queria fugir um pouco do habitual.
Devo dizer que ficou muito boa esta compota, tive apenas que fazer 2 ciclos na MFP, para ficar no ponto.
Ingredientes: 500g de ameixas pretas; 300g de açúcar amarelo; canela em pó.
Modo de preparação: Tirar a pele das ameixas, cortá-las aos pedacinhos e colocá-los com o açucar e a canela na cuba da máquina. Programar a MFP no programa das compotas.
Aqui está já prontinho:


Aqui mais ao pormenor:




quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pão de sementes

Desde que experimentei esta farinha da Branca de Neve, que não quero outra coisa, adoro-a.
Fica um pão macio e sentem-se as sementes, muito bom mesmo.
Agora a próxima farinha vai sêr a de Pão Branco, que já tenho lá em casa para experimentar.
Ingredientes: 1 embalagem de pão de sementes da Branca de Neve; 280ml de água.
Modo de preparação: Colocar na cuba da máquina a água e a farinha. Programar a máquina opção Sandes e esperar...
Eu prefiro este programa, pois o pão fica com uma crosta mais macia.


Aqui está ele, já prontinho, vejam só que delícia:



Aqui está a farinha utilizada: