sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Broas de mel e erva-doce

Experimentei fazer estas broas que a Luísa apresentou aqui, não segui propriamente a receita à risca, pois não tinha alguns ingredientes e fiz com a ajuda da MFP, pois não tenho Bimby.

Ficaram boas e muito saborosas.

Vou colocar os ingredientes da receita original e entre parêntesis as minhas alterações.

Ingredientes: 1 Limão e 1 Laranja (só coloquei o limão); 400 gr. de Farinha de Trigo; 100 gr. de Farinha de Milho; 200 gr. de Açúcar; 2 colh.de sopa de Erva Doce em Pó (coloquei 1 colh.sopa erva-doce moída); 1 colh.sopa de Canela em Pó (coloquei apenas 1/2); 1 cubo Fermento de Padeiro Fresco (coloquei 1/2 cubo); Nozes, Amêndoas e Cranberries (coloquei apenas nozes); 2 colh.sopa de Mel (não coloquei); 2 Ovos; 200 gr. de Leite; 40 gr. de Margarina

1 Ovo batido para pincelar
Açúcar Baunilhado para polvilhar (utilizei açúcar normal)

Modo de Preparação: Raspei a casca de 1 limão e na MFP juntei a farinha de trigo, a de milho, o açúcar, a canela, a erva-doce, as nozes em pedaços pequenos e o fermento esfarelado, programei o programa de amassar. Depois parei o programa e juntei os ovos a margarina e o leite, voltei a programar a MFP e deixei amassar mais um pouco, nesta parte achei que a massa estava muito mole e juntei mais farinha. Deixei a levedar na MFP. Em seguida retirei a massa e com as mãos enfarinhadas moldei as broas que coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelei as broas com o ovo batido e com uma tesoura dei um corte na parte de cima das broas tal como explica a Luísa. No topo polvilhei com açúcar e coloquei em cada broa metade de uma noz. Levei ao forno pré-aquecido até ficarem cozidas.

Aqui estão elas, prontas a serem devoradas:

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sopa da feijão verde

Ora agora que o tempo está realmente a arrefecer, sabe bem uma sopinha quentinha.

Eu pessoalmente gosto muito de comer sopa à hora do almoço, à noite nem por isso, porque normalmente ao jantar pouco ou nada como muitas das vezes pois não gosto de me empanturrar.

Esta das sopas é das que mais gosto, tirando a de agrião.


Ingredientes: Feijão-verde; 1 courgete grande; 2 ou 3 batatas conforme o tamanho; 3 cenouras; abóbora (aqui ponho a olho pois tenho-a congelado em pedaços); 2 dentes de alho; uma pitada de sal; um fio de azeite; 1 caldo Knorr galinha (agora que experimentei não quero outra coisa, acho que dá imenso sabor à sopa).

Modo de preparação: Numa panela coloco as courgetes, as batatas, 2 das cenouras, a abóbora tudo cortado em pedacinhos. Junto os alhos laminados, o caldo Knorr, a pitada de sal, o fio de azeite. Junto água a tapar os legumes e levo a cozer. Depois de cozido passo tudo com a varinha e acrescento o feijão-verde e a cenoura que sobrou cortados em pedaçinhos e levo novamente ao lume até cozer o feijão e a cenoura, normalmente acrescento mais um pouquinho de água.


Aqui está ela:


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pão de sementes (Farinhas Branca de Neve)

Eu já tinha postado esta receita aqui, e devo dizer que adoro este pão, mas é que adoro mesmo.

Gosto muito da minha MFP, mas confesso que não aprecio muito o pão cozido lá, utilizo-a mas para amassar a massa para o pão, fazer as massas para as pizzas, quiches e massa quebrada, e para fazer as minhas compotas. Quanto ao cozer do pão prefiro amassar lá a massa e deixar lá a levedar e depois moldar o pão ao meu gosto e levar ao forno.

Ando com ideias é de comprar uma forma em silicone (para experimentar) tipo para o Bolo inglês, para colocar lá a massa do pão sempre fica com um formato mais fácil para cortar.

Desta vez ficou com esta forma e gostei muito:




´
A próxima que irei experimentar será a farinha para Brioche para fazer a massa do Bolo Rei.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rojões assados no forno com batatas delícia

Este é um dos pratos que gosto de têr tempo para fazer, pois gosto de deixar a carne temperada de um dia para o outro.
Desta vez fiz com rojões mas até costumo fazer normalmente com pedacinhos de entrecosto, mas o que eu gosto mesmo é das batatinhas feitas desta maneira, acho que ficam deliciosas, por isso as chamo de batatas delícia.
Aqui vai a maneira como faço:
Ingredientes para a carne: rojões; massa de pimentão; alho laminado; folhas de louro; vinho branco; um bocadito de sal.
Ingredientes para as batatas: batatas cortadas aos cubos; um fio de azeite; pimentão doce em pó; cebola em rodelas; um bocadito de sal; alho laminado.
Modo de preparação da carne: Temperar a carne no dia anterior com os ingredientes indicados. Num pirex de ir ao forno colocar a carne e a marinada da mesma, e levar ao forno até a carne estar bem assada, regando sempre com o molho e ir virando a carne de vez em quando.
Modo de preparação das batatas: Num pirex de ir ao forno fazer uma cama com as rodelas às fatias finas, colocar as batatas por cima, o fio de azeite, o pimentão doce, o sal, o alho. Misturar as batatas com os ingredientes para absorverem bem os temperos deixando a cebola no fundo do pirex. Levar ao forno até estarem assadas.

Eu levei as duas travessas ao mesmo tempo ao forno, retirando 1º as batatas pois assam mais rápido.


Aqui está, prontinho a comer:



Assim fica a carne:


Assim ficam as batatas:






sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bolachinhas de manteiga

Apesar de têr tido dificuldades com o dispara-biscoitos, nas primeiras vezes em que o utilizei, não desisti. Não consigo ainda fazer os biscoitos com todos os formatos pois há uns que resultam melhor que outros, mas pronto penso que isto com o tempo vai lá.
Segui mais uma vez uma das receitas da Luísa, e que ficaram uma maravilha, os meus ficaram mais mal cozidos pois gosto deles assim.
Ingredientes: 200 gr. de Margarina; 50 gr. de Manteiga; 200 gr. de Açúcar; 1 Ovo; 440 gr. de Farinha; 1 colh.de sob.Fermento em pó.
Modo de Preparação: No copo da bimby colocar a margarina, a manteiga, o açúcar e o ovo. Programar 1 min., vel. 5. Juntar a farinha e o fermento e programar 10 seg., vel. 5. Depois mais 2 min., vel. espiga. Colocar a massa no dispára-biscoitos e disparar sobre uma folha de papel vegetal, ou de silicone. Levar a forno quente, 200º, durante 15 min., ou até ficarem, dourados a gosto.


Estes foram feitos com os bicos de pasteleiro, ficam muito macios:



Aqui já alguns foram feitos com os discos:





terça-feira, 17 de novembro de 2009

Desejo muito profundo (continuação)....

Agradeço as vossa opiniões, mas estou a vêr que terei que optar pela marca Nokia, pois tenho lido e ouvido opiniões muito favoráveis sobre estes telemóveis.

Vi este:




É da Nokia, continua a sêr da minha rede e não é muito caro só tenho é pena por não sêr rosa....mas não se pode têr tudo.

O que acham?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desejo muito profundo.....

Fugindo um pouco ao assunto deste blog, devo dizer que ando a precisar de comprar um telemóvel, pois o que tenho é emprestado, porque o que tinha avariou.

Agora o mais estranho é que adorava têr um telemóvel cor-de-rosa....

Tenho andado a vê-los e acho-os tão mas tão giros e fora do vulgar, só não consigo decidir-me pela marca e acima de tudo por um que não seja muito caro.

Alguém tém sugestões?

Gostaria muito de contar com a vossa ajuda....

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O frio está a chegar....

Pois é o frio está a chegar, e por mim acho muito bem pois não gosto nada do tempo quente nem do calor em demasia.

Adoro o tempo fresco, adoro estar em casa e ouvir a chuva a cair, adoro estar enroscada no sofá e sentir aquele friozinho, penso que sou assim porque nasci em pleno Inverno.

Por isso pensei, que o meu cantinho também precisava de uma mudança, e aqui está ela mesmo de acordo com o Outono /Inverno.

Espero que gostem...