quinta-feira, 24 de dezembro de 2009



Parabéns para mim, parabéns para mim....


E vão 33.....

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal e Boas entradas em 2010


Desejo a todos os que visitam o meu cantinho um feliz Natal e que entrem com muita sorte em 2010, com tudo o que desejam.
Entro de férias hoje e só regresso dia 04 de Janeiro, desejo tudo de bom para todos.
Boas Festas.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Esparguete à bolonhesa

Deste prato acho que todos o miúdos gostam, é um prato simples e muito saboroso.
Toda a gente sabe fazer e cada pessoa faz de maneira diferente.
Eu faço assim:
Ingredientes: Esparguete cozido; carne picada (por vezes compro no talho da que tem chouriço à mistura); alho picado; um fio de azeite; um pouco de vinho branco; polpa de tomate; oregãos; sal e pimenta q.b.
Modo de preparação: Num tacho cozer o esparguete e reservar. Numa frigideira deitar um fio de azeite com o alho picado juntamente com a carne até ganhar cor. Juntar o vinho branco, a polpa de tomate, os oregãos e deixar apurar um pouquinho. Verificar os temperos.
Quando a carne estiver pronta mistura-se numa travessa com o esparguete.
Aqui está:


Também se poderá polvilhar a carne com o esparguete com queijo ralado e levar ao forno até derreter o queijo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Massa com bacon, camarão e delicias do mar

Nos dias em que chego a casa e não tenho nada preparado, opto por fazer um prato de massa, é rápido faz-se num instantinho e fica uma delicia.....
Este fiz assim:
Ingredientes: Massa a gosto (eu utilizei macarrão); 1 cx.de bacon aos pedaços; camarão q.b.; 4 pauzinhos de delicias do mar; um resto de salsichas que tinha no frigorifico; 1 pacote de natas; ketchup q.b.
Modo de preparação: Cozer a massa e reservar. Numa frigideira deixar o bacon corar, juntando de seguida as salsichas cortadas às rodelas, o camarão e as delicias aos pedaços também, fritar um pouco. Juntar o pacote de natas e um pouco de ketchup para dar côr. Numa travessa colocar a massa e por cima a mistura feita na frigideira, colocar queijo ralado e levar ao forno a gratinar só até o queijo estar derretido.

Aqui está acabadinho de sair do forno:



terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bolo de iogurte com nozes e caramelo

Aproveitei um iogurte natural caseiro para fazer um bolinho, tinha lá um resto de umas nozes e decidi acrescentar um pouco de caramelo liquido para dar um bocadinho de consistência ao bolo.
Ficou muito bom, um bolo diferente do habitual, agora sempre que faço bolo de iogurte opto por não colocar óleo acho que fica melhor assim.
Ingredientes: 1 iogurte natural (no meu caso foi caseiro); 3 cháv.farinha; 3 cháv.açúcar; 1 colh.chá fermento; 6 ovos; nozes q.b.; caramelo liquido q.b.
Modo de preparação: Num recipiente coloco o iogurte, com as gemas e o açúcar e mexo muito bem. Junto a farinha e o fermento e por fim as claras batidas em castelo. Volto a mexer bem e acrescento as nozes em pedaços pequenos e o caramelo. Levo ao forno numa forma untada e enfarinhada até estar cozido.
Aqui está ele:


Vai uma fatia para o lanche?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pão em forma de bolo inglês

Gosto muito da minha MFP, acho que me dá uma grande ajuda, mas como já aqui referi no blog não gosto muito de cozer lá o pão.
Reconheço que é um descanso, pois a máquina faz todo o trabalho sem nos preocuparmos, mas como a minha cuba é quadrada e quando parto o pão em fatias desfazem-se um bocadito e também não gosto muito da crosta à volta do pão.
Agora à uns dias atrás lembrei-me que tinha uma forma de bolo inglês que praticamente nunca uso e experimentei fazer o pão lá, pois pensei que iria ficar com um formato mais parecido com o pão de forma e que assim já daria para cortar as fatias mais direitinhas, não me enganei ficou perfeito, vou mesmo optar daqui para a frente em amassar a massa na MFP e cozer no forno com esta forma.
Ingredientes: 1 embalagem de farinha Branca Neve pão branco; 280ml de àgua (eu coloco 250ml).
Modo de preparação: Na cuba deitar a àgua morna e a farinha. Programar no programa Massas, quando terminar o ciclo, dividir 2 bolas e colocá-las na forma uma ao lado da outra e deixar levedar. Levar ao forno, com uma tacinha com um pouco de àgua, até estar cozido.
Olhem que lindo.........

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sonhos

Adoro Sonhos, o ano passado decidi que em vez de comprar que ia eu fazê-los e adorei a experiência, não é tão dificil de fazer como eu pensava.
Desta vez e para treinar para o Natal, experimentei uma receita diferente da que já tinha feito, e que descobri no cantinho da Marie, adorei ficaram muito bons, a repetir sem dúvida.

Ingredientes: 250ml de leite; 100ml de água; 150g de manteiga (eu usei margarina e apenas 120g); casca de limão; 4 ovos; 300g de farinha; 4 colh.sopa açúcar; canela e açúcar q.b. para polvilhar
Modo de preparação: Após ferver a água com o leite e a casca de limão. Acrescentar o açúcar, a manteiga, e a farinha até formar uma massa que se despegue do tacho. Deixa-se arrefecer e juntam-se os ovos inteiros um a um batendo muito bem. Deixa-se o óleo aquecer e coloca-se colheradas de massa, tendo o cuidado de o lume não estar muito alto, se não os sonhos queimam-se por fora e ficam crús por dentro. Num prato colocar o açúcar e a canela e ir polvilhando os sonhos com essa mistura.
Aqui estão eles, acho que até ficaram bonitos, eheheh......



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Torta simples c/recheio de Bage Cremin

Pois é também eu comprei o tão famoso Bage Cremin atravês da Irene que teve a amabilidade de me enviar por correio.

Devo dizer que é um recheio muito bom, prático de fazer.

Assim para experimentá-lo nada como uma torta simples e muito fôfa, fica uma torta muito parecida com as que se vendem nos cafés, quer em forma de torta quer em forma de guardanapo.


Ingredientes: 250g de açucar; 100g de farinha; 6 ovos

Modo de preparação: Batem-se as gemas com o açucar até estarem bem batidas, ficando uma gemada cremosa e esbranquiçada. Depois junte as claras que se bateu em castelo anteriormente, envolvendo-as à gemada. Por fim, envolva a farinha com muito cuidado. Leve ao forno, num tabuleiro com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha. Cozer entre 15 a 20 minutos. Quando estiver cozida retire-a para um pano polvilhado com açúcar e depois de colocar o recheio enrole-a com cuidado. A minha rachou um cadito.


Aqui está ela, já prontinha a comer:



Uma outra prespectiva:



Aqui está o Bage Cremin ainda na embalagem:


Aqui está ele já pronto:




A preparação é simples, juntar num recipiente 100g do pó com 100g de açúcar e 300ml de água, mexer bem e fica pronto.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Feriado

Hoje estou a trabalhar e com os ânimos bem lá em baixo pois estou constipadita....passo o tempo a assoar-me e a espirrar, acho que anda aqui alergia à mistura, mas enfim amanhã é um dia para descansar sem fazer mesmo nada.


Hoje não há receitinha, pois não tenho apetite nenhum....


A todos desejo que tenham um bom feriado e que descansem muito, ou não....





sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Livro Chocomania


Encomendei o livro da Chocomania à Andreia, mas ainda não experimentei nenhuma receita, vou vêr se consigo este fim-de-semana.
Já o folheei e tem coisas maravilhosas, de uma pessoa se ficar a babar mesmo....
Aproveito para desejar um bom fim-de-semana a todas.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bolo divinal de chocolate

Andei muito tempo à procura da receita de em bolo de chocolate que fosse a ideal, e tanto que procurei que encontrei aqui, esta verdadeira delícia.

Gostei tanto desta receita que já fiz o bolo por duas vezes.

A única diferença nestas duas tentativas foi na cobertura, que na 1ªvez ficou mais liquida e ensopou mais o bolo e na 2ªvez deixei engrossar mais um pouco e na minha opinião acho que ficou melhor, pois ficou um bolo macio e mais sequinho.

Ingredientes para bolo: 4 ovos; 2 cháv.de farinha; 1 cháv.de açúcar; 1 cháv.manteiga; 1/2 cháv.leite; 5 colh.sopa de choc.em pó; 1/2 lata de leite condensado; 1 colh.sopa de fermento.

Ingredientes para cobertura: 1/2 lata de leite condensado; 4 colh.sopa choc.em pó; 1/2 pacote de natas (a receita não indica mas como tinha 1/2 embalagem no frigorifico aproveitei); 1/2 cháv.leite; 1 colh.sopa manteiga.

Modo de preparação: Bater o açúcar com a manteiga até estar bem misturado, acrescentar as gemas e bater bem até obter um creme esbranquiçado. Ir juntando os restantes ingredientes, batendo sempre. Juntar suavemente as claras batidas em castelo. Levar ao forno numa forma (eu usei um tabuleiro, para cortar aos quadrados) untada e enfarinhada. Entretanto preparar a cobertura, num tachinho misturar todos os ingredientes acima descritos, mexendo sempre até engrossar um pouco tempo.

Quando o bolo estiver pronto, furar com um palito para absorver melhor a cobertura e ainda dentro da forma deitar a mesma por cima do bolo, no meu caso esperei até ficar frio e cortei aos quadrados.

Aqui está ele com uma cobertura linda:




E aqui vê-se mais o interior do bolo, fofinho:



Adorei, adorei.....

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Aproveitamento de frango

Uma das minhas procuras ultimamente é de receitas em que dê para se aproveitar os restos de outras receitas que vamos fazendo.


Esta ideia tirei do blog da Sónia e gostei muito.


Fiz assim:


Ingredientes: Restos de frango; restos de arroz (não coloquei); salsichas (não coloquei); batatas palha (de pacote); molho béchamel (1/2 l de leite, 40g de margarina, 50g farinha, noz moscada, pimenta e sal).


Modo de preparação: Desfiei o resto de frango que tinha guisado coloquei no tabuleiro. Por cima coloquei as batatas palha. Fiz o molho béchamel, reguei tudo com o molho e por cima, dispus queijo ralado. Foi ao forno a gratinar.



Aqui está já a travessa com o resto que depois levei para o meu almoço: