sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Bolo Rei/Rainha na MFP

Pois é também eu tive que experimentar fazer o tão falado Bolo Rei com a farinha Brioche da Branca de Neve, devo dizer que adorei o resultado fica um bolo espectacular.
O meu por dentro ficou mais parecido com o bolo Rainha porque não gosto de frutas cristalizadas e por fora parece um autêntico Bolo Rei. Uma receita para fazer todo o ano e não só na altura dos Reis e do Natal.
Aqui está ele:
Então fiz assim:
Ingredientes: 200 ml água; 1 embalagem de pão de Brioche Branca de Neve; 100 grs de frutos secos; 50 grs passas; 50 grs de frutas cristalizadas (coloquei 1/2 dúzia delas); 2 colh.sopa Vinho do Porto (coloquei 3); raspa de 1/2 Laranja; 100g açúcar (a receita não leva mas achei por bem colocar e acho que fiz bem); 1 ovo (para pincelar); fruta cristalizada (para decorar); açúcar em pó para polvilhar; geleia para pincelar (não coloquei porque não tinha)


Modo de preparação: Colocar a água na cuba da máquina do pão com o açúcar e juntar a farinha. Seleccionar o programa massa. Depois de terminar o programa, adicionar os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Programar novamente o programa massa. Quando terminar, retirar a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola. Fazer um buraco no meio, e moldar uma coroa.
Levar ao forno a 50º por 15 min. para levedar até atingir quase o dobro do volume. Pincelar com ovo batido. Decorar com a fruta e os frutos. Polvilhar com porções generosas de açúcar em pó.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 min. Retirar e pincelar com geleia. (eu não fiz).







8 comentários:

  1. mais um bolo lindo de natal!! nao gosto do sabor mas adoro o aspecto!! beijos

    ResponderEliminar
  2. Este preparado de farinha vendeu imenso este Natal!!!!! Quase todos os Bolos Rei que vi foram feitos com ela, e são todos fantásticos!

    ResponderEliminar
  3. Bem, tenho mesmo que experimentar, lol....
    Ficou lindo esse bolo rei/rainha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada minha linda, pelas fotos. Muita menina a fazer e tenho andado a conterme para fazer. No entanto assim é bem mais fácil.

    Gostei minha linda.

    beijufas:))

    ResponderEliminar
  5. eu no meio do ano quando me bate as saudades de bolo rei,tenho de experimentar esta receitinha...
    beijos
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Ficou tão lindo, o buraco no meio está bem perfeitinho.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo o teu bolo rei, receita a guardar, eu tenho uma mas esta parece-me que fica melhor
    bjs

    ResponderEliminar