segunda-feira, 22 de março de 2010

Bolo de limão e farinha custard

Ando muito triste , pois ultimamente cada bolo que faço é um autêntico desastre.

Ou ficam baixinhos, ou ficam encruados, não sei o que se passa. Não tenho a Bimby e então faço do modo tradicional com a batedeira mas sigo sempre as receitas, por isso acho que os bolos não querem nada comigo. Gostava de ir variando para não estar sempre a fazer o mesmo tipo de bolo, mas assim não sei não.....

Já andava a algum tempo para comprar a farinha Custard e neste fim-de-semana lá veio ela comigo para casa, mas logo na 1ªvez em que a experimentei o bolo não saiu nada bem. Vi esta receita no blog da Luisa pois ela utiliza muitas vezes esta farinha e foi a que decidi experimentar.

Ingredientes: 1 Limão; 6 Ovos; 150g açúcar; 100g margarina; 180g farinha trigo; 20g farinha Custard; 1 colh.sobremesa fermento

Modo de preparação: Na batedeira juntar a raspa de limão o açúcar e os ovos bater. Adicionar a margarina e misturar. Por fim juntar a farinha de trigo, a farinha custard e o fermento e envolver. Deitar o preparado numa forma bem untada com margarina e polvilhada com farinha, ou numa forma de silicone, e levar a forno pré-aquecido a 190º até ficar cozinhado.

Aqui está ele, parecia tão apetitoso:



Mais parecia um bocado de esponja.

14 comentários:

  1. os bolos amassados na Bimby são mais fáceis de fazer, mas não é por isso que saem bem!!!!!
    Amassados de que forma for têem a obrigação de sair fôfos e com uma consistência agradável.
    Verifica o teu forno, grande parte dos problemas na cozedura dos bolos não é devido à massa mas sim ao forno. Eu noto muita diferenla no forno de minha casa para o forno de casa da minha Mãe, tenho sempre que colocar menos temperatura e na grelha mais em baixo, caso contrário cozem demasiado por fora e por dentro ainda estão crús. O meu forno tem função ventoínha, que distribui uniformemente o calor, coze muito melhor e mais rapidamente.

    Estava aqui a ver a receita que utilizaste e vejo que bateste os ovos todos juntos (claras + gemas). Feitos na Bimby, e utilizando temperatura (37º), os ovos crescem e ficam espumosos. Feito na batedeira duvido que consigas esse efeito, também pode ter influência.
    Experimenta fazer a primeira parte da receita apenas com as gemas e no fim de tudo, já depois de juntares a farinha e o fermento, envolveres apenas com a espátula as claras batidas em castelo.

    Se precisares de mais ajuda dispõe!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Que chatice, tens que ver o que se estará a passar. Mas pela descrição da forma de confecção não estou a ver o que esteja a correr mal.

    ResponderEliminar
  3. Pois é acho que o mal estava mesmo no facto de têr juntado os ovos inteiros, pois eles batidos na bateteira não crescem nem ficam espumosos. A batedeira apenas os mistura. Vou tentar esta receita para a próxima como disseste Luisa separando as gemas das claras.
    Obrigado a todas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Eu dou-te o mesmo conselho que a Luisa só se juntas as claras em castelo no fim de tudo e já não se pode bater com a batedeira mas sim mexer com uma colher sem bater muito.
    Mas de aspecto o teu bolinho ficou bom...bjcas
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. o bolo está com bom aspecto........e por favor não desanimes........essas situações acontecem a muita gente....eu não tenho bimby ou MFP, tenho mas raramente utilizo formas de silicone...Faço tudo á maneira antiga mesmo e modéstia á parte os bolicórios saem muito bem.Por isso tem calma,as massas deves bater muito bem com a batedeira e as claras em castelo envolve só sem bater.
    a cozer eu no meu adoptei: sempre pré-aquecido a 180º, a forma na grade a meio do forno e geralmente o tempo de cozedura é de 40 a 45 m. A partir dos 30 esperimentas com um palito...
    Estou a ser chatinha não estou?
    bem, se presicares de alguma coisa diz
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. eu bato os bolos com a batedeira e saem muito bem,sera que o teu forno não estara com algum problema?

    ResponderEliminar
  7. ola mas o bolo ate têm boa aparência eu com o meu forno tambem note que tenho que por mais um bocado de temperatura, mas tambem sou da opinião da Luisa beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. o bolo tem óptimo aspecto, de certeza que ficou bom,bjs

    ResponderEliminar
  9. Ele com bom aspecto ficou...
    Tens de ver se será mesmo do forno que alguma coisa não esteja a funcionar correctamente!

    ResponderEliminar
  10. Tambem tenho tido uns disabores nos ultimos bolos que fiz. Ficam baixinhos ou crestam logo. Ainda ontem fiz o bolo de clementinas da Nigella e ficou horrivel, feio, feio. Quanto ao bater as claras ou não depende das receitas. Tenho uma ou duas receitas de bolos "normais" que não as levam em castelo e ficam muito bons.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  11. Agradeço a ajuda de todas, irei com certeza seguir os vossos conselhos, para a próxima sair melhor.
    Bjs.

    ResponderEliminar