quarta-feira, 17 de março de 2010

Folar da Páscoa

Eu gosto muito de folares, mas o ano passado quando experimentei fazer pela 1ª vez achei que ficou muito parecido com o vulgar pão doce.

Este ano assim que vi a Teresa a testar algumas receitas de Folar, decidi que iria fazer esta 1ª receita que ela fez. Não me correu muito bem pois as 500g de farinha não me chegaram e tive de acrescentar mais, pois a massa ficou muito liquida (mas pensando bem acho que errei na quantidade do leite). De resto a nível de sabor acho que ficou excelente muito próximo até do meu rico Bolo Finto alentejano. Desta vez experimentei só a massa e não coloquei os ovos cozidos, mas para a próxima vez quando já fôr para oferecer já coloco para dar um ar mesmo de Folar.

Ingredientes: 2.5 dl leite; 2 colh.de chá fermento de padeiro seco; 2 ovos pequenos; 500g farinha nº65; 110 g açúcar; 1 colh.café Sal; 1 colh.café Erva-doce em pó; 1 colh.café Canela; 100 g manteiga ou margarina aos pedacinhos; ovos cozidos (para decorar); 1 gema ovo para pincelar; manteiga derretida.

Modo de preparação: Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada na forma da M.F.P. tendo o cuidado de não colocar o sal em contacto com o fermento. Seleccionar o programa massa.
Colocar os ovos a cozer com umas cascas de cebola para ficarem com cor (desta vez não fiz). No final retirar a massa da cuba e com a ajuda de um pouco de farinha formar bolas e coloque-as no tabuleiro de ir ao forno. Pincelar com a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 min.


Assim que os retira do forno pincele-os com manteiga (esta parte também não fiz, pois esqueci-me), aqui já estão prontos:


Os meus nem parecem Folares, eheheheh.

10 comentários:

  1. Ficaram maravilhosos, adorei.Gosto muito de folares e pela Páscoa sabe tão bem

    ResponderEliminar
  2. Que lindos, parecem bem fofinhos!
    Adoro comer folar da páscoa com queijo!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Esta receita de Folares é realmente muito boa.
    A mim a massa nao ficou liquida, ficou perfeitamente moldável. Os teus sem ovo ficaram bem engraçados. É uma excelente ideia para fazer depois da páscoa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Fiz o ano passado e correu muito bem :) Adoro folar!

    ResponderEliminar
  5. ficaram maravilhosos... eu adoro folar, mas tb adoro os bolos fintos de portalegre... sabem tao bemmmmmmmm... beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindos e muito fofinhos, devem ser deliciosos!!!!! Adoro folares!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindos...ficaram com carinha de quem sao fofitos!!!

    ResponderEliminar