segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolo de laranja

Já a algum que andava para fazer um bolinho de laranja.
Tinha algumas receitas que tirei do blog da Luisa e decidi experimentar.
Aproveitei para experimentar a minha fôrma nova de silicone. Devo dizer que o cheiro que estas deitam quando estão no forno é horrivel, o que vale é que não passa para o bolo e o cheiro só se sente quando abrimos a porta do forno.
Para desenformar é do melhor, mas aconteceu-me a mesma coisa que me tinha acontecido com as fôrmas dos queques, por baixo queima um bocadito o que não fica bonito pois é a parte que deveria ficar virada para cima quando se desenforma.
Ingredientes: 200g açúcar; 1 laranja (casca e sumo); 4 ovos; 100g margarina; 8 Sementes de Cardamomo (não coloquei); 300g farinha; 1 colh.chá fermento.
Modo de preparação: Separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo, reservar. Numa tigela juntar o açúcar com a raspa da laranja e as gemas bater bem. Adicionar a margarina e o sumo de laranja e programar. Juntar a farinha e o fermento e envolver bem. Por último juntar as claras. Verter numa forma de silicone e levar ao forno a 180º, até ficar cozido.
Aqui está o bolinho:

Cá está a parte que ficou queimadita, será do material sêr de silicone?

Eu optei por colocar a parte que deveria ficar para cima para baixo:

9 comentários:

  1. O bolinho ficou com bom aspecto. Penso que o ter queimado deve ter a ver com o teu forno. Faço os bolos na forma de silicone e não fica queimado. Ficam uns bolinho bem bonitos. Talvez no teu forno devas ter que colocaro o bolo a meio para não queimar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também já me aconteceu, porque eu punha a forma de silicone em cima de um tabuleiro e levava ao forno. Depois experimentei colocar a forma silicone directamente sobre as grades do forno (com cuidado porque a forma de silicone com o preparado dentro é um pouco dificil de manusear) e ai já não me queimou. Por isso desconfio que o tabuleiro onde eu punha a forma, com o calor aquece e queima o bolo por baixo.Experimenta e depois diz alguma coisa.
    Espero ter ajudado.Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo esse bolo!
    Concordo com a Elisabete deve ser do fogão!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma forma igual a essa e também já me aconteceu o mesmo.. acho que é o material que não é de boa qualidade :(
    Tenho outras e não me acontece isso :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. As formas de silicone não deitam cheiro.
    Se a tua o faz não deve ser de boa qualidade, pois isso não pode acontecer.
    Os meus bolos ficam fantásticos e faço sempre em formas de silicone.

    ResponderEliminar
  6. Tenho formas de silicone de várias marcas e modelos diferentes, e todas elas deitam um cheiro estranho...que não gosto...mas que não passa para o bolo!!!

    Quanto ao queimar, poderá ser do forno, porque a mim não me tem acontecido nada do genero...so qd me distraio e meto temperatura alta demais..mas por norma não queima!!!

    ResponderEliminar
  7. As formas de silicone devem ser sempre colocadas na grade e não dentro do tabuleiro.
    Para fácil manuseamento, retira-se a grade do forno e coloca-se a forma em cima antes de colocar a massa. Depois é so colocar a grade no forno com a forma em cima. É mais fácil de manusear assim.
    Também já me aconteceu ficar mais torradito. Eu costumo pôr a grade a meio do forno. Mas julgo que ficar queimadito tem a ver com a temperatura do forno. As formas de silicone necessitam de temperaturas mais baixas ue as outras. Eu a meio da cozedura baixo um pouco a temperatura.

    ResponderEliminar
  8. O meu queimou todos, vou tentar hoje de novo, e se queimar sera a ultima vez que vou usar estas benditas formas... Bjs
    Vivi

    ResponderEliminar