terça-feira, 13 de abril de 2010

Pataniscas de bacalhau com arroz de tomate

Eu adoro tudo o que leve bacalhau.

É um peixe muito prático e que se presta a fazer de muitas maneiras.

Costumo fazer pataniscas quando cozo bacalhau e me sobra alguma posta. Em relação à quantidade faço tudo a olho, não tenho medidas certas.

Ingredientes p/pataniscas: Bacalhau cozido; ovos; farinha; salsa ou coentros; alho picado; sal e pimenta.

Modo de preparação: Num recipiente coloco o bacalhau desfiado, junto os ovos batidos, a salsa, o alho picado e mexo bem. Tempero com pimenta e sal (pouco pois o bacalhau já é salgado). Vou juntando farinha até estar um polme bom para fritar, nem muito grosso nem muito liquido. Levo a fritar colheradas numa frigideira com óleo bem quente.
Aqui estão elas prontinhas a comer:




Ingredientes p/arroz tomate: 3 tacinhas de água; 1 tacinha de arroz; alho picado; azeite; polpa de tomate; tomate picado; sal.

Modo de preparação: Num tacho faço um refogado com o alho, o azeite e o tomate. Junto o arroz e deixo fritar um pouco. Coloco a água e um pouco de polpa de tomate. Tempero com sal. Deixar cozer, sem deixar a água secar totalmente.

O meu arroz, desta vez deixei secar muito o meu, mas não ficou mau:


13 comentários:

  1. Adoro pataniscas e como me sobrou bacalhau da Páscoa vou fazer a tua receita, obrigada.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas as tuas pataniscas...
    Bjcas...

    ResponderEliminar
  3. Tal como tu adoro bacalhau e tudo o que se possa fazer com ele. E estas pataniscas ficaram muito boas e acompanhadas de arroz de tomate ainda melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro Pataniscas, as tuas estão muito bonitas e fôfas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de pataniscas, seja de bacalhau, camarão, polvo, etc...

    As tuas ficaram com optimo aspecto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. muito bom, adoro estas comidinhas.....bjs

    ResponderEliminar
  7. uma verdadeira delicia.

    beijinhos:))

    ResponderEliminar
  8. Sou fã numero um de pataniscas...mas não as posso fazer eu, é que enjoo o cheiro da fritura e depois já não consigo come-las...
    E como a mamã vive tão longe eu nunca como!!!

    ResponderEliminar
  9. Também gosto de bacalhau e pataniscas são um belo petisco :)

    ResponderEliminar
  10. Uma delicia simples, mas excelente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu também fiz ontem mas com arroz de feijão, ficou uma delicia, boa semana.

    ResponderEliminar