quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bolo de maçã caramelizado com doce de Ameixa

Pois é, a única variadade na minha cozinha é nos bolos, que vou tentando experimentar sempre receitas diferentes. E como já referi anteriormente, gosto de têr sempre um bolinho caseiro feito, acho muito mais saudável do que comprar bolos nas pastelarias.

A minha falta de inspiração é mesmo nas refeições do almoço e jantar, tenho dias em que não sei o que fazer e acabo sempre por fazer as mesmas coisas, um aborrecimento.

A receita para este bolo é baseada nesta.

Ingredientes: 3 maçãs; 4 ovos; 150g açúcar; 50g margarina; 200g farinha; 1 colh.chá fermento; doce de ameixa (caseiro).

Modo de Preparação: Na picadora 1,2,3 coloquei 2 das maçãs descascadas e sem sementes. Triturei deixando alguns pedaços mais grosseiros. Retirar e reservar. Separar as gemas das claras e bati estas últimas em castelo. Na batedeira juntar as gemas e o açúcar. Adicionar a fruta picada e a margarina (eu derreti). Juntar a farinha e o fermento mexendo apenas. Por último juntar as claras. Numa forma de silicone colocar um pouco de doce de ameixa, ou outro a gosto e fatias finas de 1 maçã. Deitar a massa por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 190º até ficar cozido. Desenformar depois de frio.

Aqui está ele já prontinho a comer:


Aqui acabadinho de sair do forno, na minha forma de silicone nova, esta sim é profissional e quando está no forno não deita cheiro nenhum a silicone e não queima os bolos:

9 comentários:

  1. Ficou lindo o teu bolo!

    Fico contente em saber que já gostas mais das formas de silicone!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que bom e que bonito ficou o teu bolo de maçã.
    Bjns

    ResponderEliminar
  3. Uma delicia de bolo.Maçã e doce de ameixa.Maravilhoso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo! E que excelente aspecto! :)

    ResponderEliminar
  5. ficou com excelente aspecto o teu bolinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Este bolo têm um aspecto delicioso, eu também estou rendida a estas formas;)

    ResponderEliminar