quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bolo de chocolate (farinha de alfarroba) com nozes e café

Já tinha ouvido falar muito sobre esta farinha e num dia destes no Pingo Doce vi que tinham lá à venda. Como gosto muito de chocolate e não o posso comer por motivos de saúde pensei que esta seria uma boa alternativa.

Devo dizer-vos que é do melhor, ninguém diz que não é chocolate, este bolo tirei-o do blog daqui do blog Saber e Sabores, pois pareceu-me uma receitinha muito simples e muito rápida, o bolo fica muitooo fofinho, parece uma nuvem, adorei.

Agora posso comer bolo de chocolate sem ter medo que me vá fazer mal.

A receita eu como não tenho a Bimby fiz da maneira tradicional, quer dizer mais ou menos, pois a minha batedeira morreu.

Ingredientes: 1 cháv.(200grs) de farinha; 2 colh.sopa de farinha de alfarroba; 1 colh.sob.fermento; 1 colh.café baunilha (não coloquei); 4 ovos; 1 cháv.óleo; 1 cháv.açúcar;
1/2 cháv.leite; 1 colh.sob.de café soluvel (acrescentei eu); 1 colh.sob.de bicarbonato de sódio (acrescentei eu).

Modo de Preparação:Bati ovos, o óleo, o açúcar e o leite. Depois adicionei a farinha, a farinha de alfarroba, o fermento, o bicarbonato e o café e bati mais um pouco. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e vai ao forno.


Aqui está a farinha:


Aqui o bolo:

Vai uma fatia, é que quase não há, eheheheh....

13 comentários:

  1. A farinha de alfarroba é do melhor que há, sem dúvida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mas que cor linda! Eu posso comer chocolate :), mas o bolo de chocolate com farinha de alfarroba, sempre fica mais light.

    Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. hummm mais uam para a minha listinha! Tb me estreei no fim de semana com alfarroba, uns biscoitos optimos, tenho q postar! E agora quero mais experiencias!

    ResponderEliminar
  4. eh eh eh... é uma excelente forma de enganar o pessoal, eu também já tenho usado essa farinha e adoro.

    ResponderEliminar
  5. ola amiga eu tambem ando curiosa , por causa desta farinha obbrigada por mostrares a embalagem ,assim é mais facil encontrar a farinha de alfarroba,bjs

    ResponderEliminar
  6. Tabém estou com vontade de experimentar a farinha. Vou procurar no Pingo Doce.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Por mim podes enviar essa que está a ser embrulhada!!
    É uma maravilha a farinha de alfarroba!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro alfarroba, ficam óptimos os bolos :)

    ResponderEliminar
  9. fiquem fã... desta farinha, é excelente!!
    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Mas que boa alternativa ao chocolate...ficou muito apetitoso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Lindo bolinho...
    Ainda n experimentei essa farinha e tb tenho lá em casa...
    Ai tenho de me decidir :)

    Bjs

    ResponderEliminar