terça-feira, 12 de outubro de 2010

Temperos e condimentos


Pois é, com tanta opção de escolha no mercado começa a sêr dificil saber o que devemos ter em casa.
Às vezes pergunto-me quais os temperos, ou especiarias que devemos ter em casa para melhorar o sabor dos pratos que confeccionamos.
Eu gostaria de saber o que aconselham, quais os produtos que mais usam nos vossos cozinhados, pois gostaria de começar a adquirir alguns deles.
Quais é que têm sempre na vossa cozinha e que não deixam faltar?
Se puder contar com a vossa ajuda agradeço.

7 comentários:

  1. na minha há sempre e faço questão disso o esencial sem grandes variantes:
    Azeite, celbola, alho, ervas aromáticas, flor de sal,vingre de maçã, balsámico, pimenta branca, pimentão ou colorau,gengibre, limão, louro, malaguetas, tomilho, manjericão, alecrim....
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Nos meus cozinhados é habitual o azeite (variedades diversas conforme o uso), o louro, o alho, a flor de sal (imprescindível nas saladas), o limão, a massa de pimentão, o piri-piri. Quanto a erva aromáticas (além do louro) prefiro-as frescas a secas e o tomilho é o rei por ser a única que consigo que cresça fortemente no terraço, mas também gosto muito do alecrim, do manjericão e da salva. Depois manda a vontade do momento e a curiosidade quando encontro coisas diferentes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Na minha cozinha há sempre os temperos essenciais como: alho em pó e fresco, cebola, piri-piri em pó, pimenta preta, noz-moscada, colorau, louro em folha (tenho um loureiro em casa), oregãos, mostarda em pó (mas quero em breve comprar em grão) pimento fresco, salsa fresca, vinagre de maçã, sal...

    Estas são as especiarias que eu não prescindo na minha cozinha =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Procuro ter sempre em casa o seguinte:
    Fresco - coentros, salsa, hortelã (é o que há no quintal), o resto vou comprando o que houver no dia...
    Frasco: pimenta em grão, caril em pó, erva-doce, cravinho, mostarda em pó, sementes de mostarda, noz-moscada em grão, orégãos secos, menta seca, pau-de-canela, canela moída, açafrão, mangericão, ervas finas, pimentão-doce, cominhos, alho picado, tomilho, alecrim, coentros em pó...
    e ainda, cebola, muuuuuuuuito alho, azeite e vinagre balsâmico ou tinto (o branco só uso para lavar..), diversos caldos, pickles, mostarda de Dijon, maionese, polpa de tomate, piri-piri caseiro,...
    E estou sempre atenta às novidades! bjs

    ResponderEliminar
  5. Do que não prescindo...
    Líquidos: Azeite, molho de soja e vinagre balsâmico.
    Secas: Piri-piri (malaguetas e em pó), cominhos, pimentas moidas (branca e caiena), várias pimentas em grão, colorau, oregãos, caril, tomilho, alecrim, mangericão, noz moscada, segurelha, louro, canela em pó e paus de canela
    Frescas: salsa, coentros, mangericão

    E mais umas coisas :)

    ResponderEliminar
  6. Nem imaginas a quantidade de especiarias que tenho na dispensa:pimenta preta,grãos de pimenta rosa, caril, açafrão, gengibre, cominhos, cravinho, alho em pó, tomilho seco, piri.piri,pimentão doce, sementes de coentros, sementes de funcho....
    Ervas aromáticas: coentros, salsa, alecrim, mangericão, poejo,hortelã nem sempre há á venda algumas delas, quando encontro compr o bastantes e congelo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. receita fresquinha no meu blog :)

    http://mefrancesca.blogspot.com/

    ResponderEliminar