terça-feira, 16 de novembro de 2010

Concurso Doces Curiosidades

Mais um concurso, desta vez num blog que eu gosto muito e que visito regularmente, Doces Curiosidades.

É um concurso alusivo à é poca que está prestes a chegar, o Natal. Eu vou concorrer com 2 receitas a do Bolo Rei na MFP e a dos Sonhos. Ambos não podem faltar na minha mesa de Natal.


Ingredientes: 200 ml água; 1 embalagem de pão de Brioche Branca de Neve; 100 grs de frutos secos; 50 grs passas; 50 grs de frutas cristalizadas (coloquei 1/2 dúzia delas); 2 colh.sopa Vinho do Porto (coloquei 3); raspa de 1/2 Laranja; 100g açúcar (a receita não leva mas achei por bem colocar e acho que fiz bem); 1 ovo (para pincelar); fruta cristalizada (para decorar); açúcar em pó para polvilhar; geleia para pincelar (não coloquei porque não tinha)
Modo de preparação: Colocar a água na cuba da máquina do pão com o açúcar e juntar a farinha. Seleccionar o programa massa. Depois de terminar o programa, adicionar os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Programar novamente o programa massa. Quando terminar, retirar a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola. Fazer um buraco no meio, e moldar uma coroa.
Levar ao forno a 50º por 15 min. para levedar até atingir quase o dobro do volume. Pincelar com ovo batido. Decorar com a fruta e os frutos. Polvilhar com porções generosas de açúcar em pó.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 min. Retirar e pincelar com geleia. (eu não fiz).

Sonhos

Ingredientes: 250ml de leite; 100ml de água; 150g de manteiga (eu usei margarina e apenas 120g); casca de limão; 4 ovos; 300g de farinha; 4 colh.sopa açúcar; canela e açúcar q.b. para polvilhar
Modo de preparação: Após ferver a água com o leite e a casca de limão. Acrescentar o açúcar, a manteiga, e a farinha até formar uma massa que se despegue do tacho. Deixa-se arrefecer e juntam-se os ovos inteiros um a um batendo muito bem. Deixa-se o óleo aquecer e coloca-se colheradas de massa, tendo o cuidado de o lume não estar muito alto, se não os sonhos queimam-se por fora e ficam crús por dentro. Num prato colocar o açúcar e a canela e ir polvilhando os sonhos com essa mistura.

Aproveitem e participem.

7 comentários:

  1. Optimas receitas!!! e os sonhos piscaram-me o olho!! bjks

    ResponderEliminar
  2. Duas boas participações natalícias!!!

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  3. Muito boas as receitinhas, boa sorte! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Ola á novidades sobre o secret santa claus ve nesse link.
    bjs
    http://casaescorpiao.blogspot.com/2010/11/novidades-secret-santa-claus.html

    ResponderEliminar
  5. ainda não me envias-te a tua morada para a troca de prendas.
    bjs

    ResponderEliminar