sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Iogurtes com polpa de fruta

Apesar de ultimamente não publicar receitas de iogurtes continuo a fazê-los pelo menos 1 vez por semana. Normalmente faço sempre os mesmos os naturais açúcarados com pedaços de bolacha. Desta vez experimentei com fruta. Os de pêra correram muito bem e ficaram óptimos, os de ananás nem por isso, estavam muito bem antes de irem para a máquina mas depois criou-se um liquido à volta do iogurte e o dito quase que desapareceu só fiz um copo para acabar com uns pedaços de ananás que lá tinha e foi direitinho para o lixo pois parecia que estava estragado.
Ingredientes: 800ml de leite; 1 iogurte natural; 1/2 copo de açúcar; 1/2 copo de leite em pó; 1 pêra; pedaços de ananás.
Modo de preparação: Aqueci um pouco o leite e juntei o iogurte, o açúcar e o leite em pó e misturei tudo com a varinha mágica. Num tachinho coloquei a pêra em pedacinhos e um pouco de água a cozer. De seguida coloquei a pêra já pronta no fundo de 2 copos. O ananás triturei-o e coloquei-o no fundo de 1 copo, os restantes fiz naturais. Deitei a mistura do leite para os copos.
Os de pêra ficaram assim, antes de irem para a máquina e assim ficaram depois das 12h na mesma:




O de ananás ficou assim antes de ir à máquina, e até parecia que ia ficar muito bem mas depois das 12h estava horrivel com um aspecto de iogurte estragado, nem tirei foto:




Para a próxima volto a fazer com pêra , cozendo-a mas já não a trituro pois acho que deve ficar melhor se sentir mais os pedaçinhos da fruta.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pudim do ovos caseiro

Adoro pudins e o que mais faço é o de ovos, tenho por hábito fazer na panela de pressão, mas desta vez fiz no forno em banho-maria e isto porque quando faço na panela não fica um pudim lisinho fica com buraquinhos, mas no forno aconteceu-me a mesma coisa, será que o deixo cozer demasiado. É que em certos blogs vejo os pudins com um aspecto liso e uniforme, será que me podem ajudar e dizerem-me o que faço mal?
Ingredientes: 8 ovos; 1/2 l de leite; peso dos ovos em açúcar; caramelo liquido.
Modo de preparação: Numa tigela misturei todos os ingredientes com a varinha mágica. Numa forma caramelizada deitei a mistura do pudim e levei ao forno em banho-maria por 1h20m. Desenformei depois de frio.


Aqui está ele:


Vêem os buraquinhos que falo?




De sabor estava uma delicia.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pão-de ló com pêssego

Tinha um resto de chantilly no frigorifico que tinha usado no dia anterior para fazer o Doce da casa para um jantar, mas como ainda não é altura dos meus adorados morangos que costumo comer com chantilliy, decidi fazer algo simples para não o deitar, fora pois seria um desperdício.
Optei por fazer um pão-de-ló, que é a receita que utilizo para fazer as tortas, e que muito rápido só que em vez de fazer como torta fiz tipo bolo.
Ingredientes: 250g de açucar; 100g de farinha; 1 colh.chá fermento 6 ovos; chantilly; 1 lata pequena de pêssegos em calda.
Modo de preparação: Bati as gemas com o açucar até estarem bem batidas e esbranquiçadas. Depois juntei as claras que bati em castelo, envolvendo-as à gemada. Por fim, envolvi com cuidado a farinha peneirada com o fermento. Levei ao forno, num tabuleiro rectangular comprido, com uma folha de papel vegetal. Deixei cozer entre 15 a 20 minutos.
Depois de pronto retirei o bolo para cima de um pano e cortei em 3 partes. Num tabuleiro coloquei 1 parte do bolo cobri com chantilly e com pedaçinhos de pêssego, coloquei depois a outra parte do bolo por cima e cobri tudo com o chantilly finalizando com pedaços de pêssego inteiros. Levei ao frigorifico para ficar bem fresquinho.


Aqui está:



E estarão a perguntar-se mas ela dividiu o bolo em 3 partes, então e a terceira?
Pois é, eheheheh, a terceira parte cortei aos pedaços rectangulares e o meu marido e os meus filhos trataram-lhe logo da saúde.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dourada no forno com batatas

Um dos peixes de que gosto muito é a dourada, como-a de qualquer maneira, cozida, assada, grelhada....
Acho que é um peixe muito saboroso, e faço-o no forno de uma maneira muito simples.
Ingredientes: 2 douradas; batatas q.b.; 2 cebolas; 2 dentes alho; colorau; polpa tomate e sal q.b.; salsa ou coentros.
Modo de preparação: Num tabuleiro de ir ao forno colocar a cebola cortada em rodelas finas, as douradas temperadas com sal, e por cima coloquei o alho laminado e o colorau. Deitei a polpa tomate e os coentros. Descasquei as batatas cortei-as aos gomos e coloque-as à volta do peixe temperando-as também com um pouco de sal. Levei o tabuleiro ao forno até as batatas estarem assadas.

Pronto para ir ao forno:




Já pronto a comer:


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pão com chouriço

Desde que experimentei cozer o pão numa forma de bolo inglês, devo dizer que não quero outra coisa, adoro o pão assim. Esta receita foi baseada no Pão caseiro recheado com linguiça da Luisa, com a diferença que fiz com a farinha Pão branco da Branca de neve e com chouriço.
Para a próxima só tenho que pôr mais chouriço, pois como só tinha em casa menos de metade o pão ficou com pouco, mas mesmo assim estava muito bom.
Ingredientes: 1 emb.de Pão branco da farinha Branca de neve; 300ml de água morna (no pacote a quantidade é de 320ml mas só faço com 300ml); chouriço partido em pedaços.
Modo de preparação: Na cuba da MFP coloco a àgua morna e a farinha, inicio o programa massa. Quando termina o tempo ainda deixo levedar um pouco mais dentro da MFP. Retiro a massa para uma superficie enfarinhada e misturo os pedaços de chouriço. Coloco a massa na forma e deixo levedar novamente já dentro do forno com a temperatura a 50º. Coloco uma taça com água dentro do forno e coloco o pão a cozer.
Depois de desenformado fica assim, lindo.....



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolo de aniversário da Filhota

A minha filhota fez anos a 28/12 e fiz-lhe um bolinho muito simples para cantarmos os parabéns. A receita do bolo já a tinha feito aqui no aniversário do meu marido, pois é um pão-de-ló que se adapta muito bem nestas situações, ficando muito fofinho e muito leve.

Desta vez experimentei o Bage cremin nos bolos, depois do bolo cozido abri ao meio e recheei-o com o creme e salpiquei com côcô ralado, fechei-o e fiz o mesmo para a cobertura. Levei o bolo ao frigorifico para ficar fresquinho.

Aqui está ele:


Uma verdadeira delícia.

Actifry


Gostaria de saber a opinião de quem tem a Actifry, pois estou bastante interessada.
É mesmo prática? a comida fica mesmo sem gordura?
Onde a posso comprar a um preço acessivel?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quiche de carne e tomate

É um dos pratos que para mim se fôr feito com natas não aprecio muito e por isso experimentei substituir as mesmas por leite. Serviu também para aproveitar um resto de carne guisada que tinha congelada, pois não se pode estragar nada.

Ingredientes: Massa quebrada (eu faço uma receita caseira na MFP); restos de carne guisada; 4 ovos; 1 cháv.de leite; sal e pimenta q.b.
Modo de preparação: Amassar a massa na MFP e estender numa tarteira. Descongelar a carne e desfiar a mesma, colocar por cima da massa. Numa tigela bater os ovos com o leite, um pouco de sal, pimenta e regar a carne com esta mistura. Colocar rodelas de tomate. Levar ao forno até estar firme e tostadinha.


Aqui está ela:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Bolo Rei/Rainha na MFP

Pois é também eu tive que experimentar fazer o tão falado Bolo Rei com a farinha Brioche da Branca de Neve, devo dizer que adorei o resultado fica um bolo espectacular.
O meu por dentro ficou mais parecido com o bolo Rainha porque não gosto de frutas cristalizadas e por fora parece um autêntico Bolo Rei. Uma receita para fazer todo o ano e não só na altura dos Reis e do Natal.
Aqui está ele:
Então fiz assim:
Ingredientes: 200 ml água; 1 embalagem de pão de Brioche Branca de Neve; 100 grs de frutos secos; 50 grs passas; 50 grs de frutas cristalizadas (coloquei 1/2 dúzia delas); 2 colh.sopa Vinho do Porto (coloquei 3); raspa de 1/2 Laranja; 100g açúcar (a receita não leva mas achei por bem colocar e acho que fiz bem); 1 ovo (para pincelar); fruta cristalizada (para decorar); açúcar em pó para polvilhar; geleia para pincelar (não coloquei porque não tinha)


Modo de preparação: Colocar a água na cuba da máquina do pão com o açúcar e juntar a farinha. Seleccionar o programa massa. Depois de terminar o programa, adicionar os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Programar novamente o programa massa. Quando terminar, retirar a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola. Fazer um buraco no meio, e moldar uma coroa.
Levar ao forno a 50º por 15 min. para levedar até atingir quase o dobro do volume. Pincelar com ovo batido. Decorar com a fruta e os frutos. Polvilhar com porções generosas de açúcar em pó.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 min. Retirar e pincelar com geleia. (eu não fiz).







quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Último post do final-de-ano

Para finalizar as receitas do final-de-ano mostro-vos um Bolo de cenoura que adoro pela sua consistência muito leve e um arroz-doce que desta vez até ficou pouco doce, mas que mesmo assim se comeu.

Aqui está o Bolo de cenoura cuja receita já está aqui:



E aqui o arroz-doce que o meu filho devora e que também já tinha postado aqui:


NOTA: Irei colocar a receita da Tarte Pastel de nata que postei ontem esta tarde.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tarte pastel de nata

Esta tarte também esteve na mesa de passagem do ano, a receita aprendi com uma das minhas cunhadas e desde então como sai tão bem sigo sempre esta receita à risca.
A massa é do mais simples e rápido que pode haver e como recheio pode-se fazer várias variantes.





Como me sobrou um pouco de massa e de creme fiz estes pasteis de nata em miniatura:


Como não tenho a receita comigo, coloco-a amanhã.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Patês de delicias do mar e de atum

Para a passagem do ano fiz também dois patês para comermos com umas tostas torradas, um aperitivo muito fresco e agradável.
Eu faço assim:
Ingredientes: Delicias do mar q.b.(+/- 4 a 5 paus) e uma lata de atum; 3 colh.sopa de maionese; pickles q.b(conforme o gosto de cada um; um pouco de liquido que vem no frasco dos pickles.
Modo de preparação: Junto todos os ingredientes num copo e trituro tudo com a varinha mágica.
Aqui está o de delicias do mar:



Aqui está o de atum:


Devo dizer que o meu preferido é o de delicias do mar.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nuvens escondidas

Bem este vai sêr o meu 1º post à séria em 2010. Pois é, depois de uns diazitos de férias no final do ano, lá voltei ao trabalho e a 1ªsemana foi para colocar o trabalho em dia, esta semana já volto ao normal.

Vou postando aos poucos os doces que fiz para a passagem do ano, pois no Natal como não estive em casa não fiz muita coisa apenas uns Sonhos que já postei aqui, e um Bolo de chantily e ananás idêntico ao que postei aqui mas com morangos.
Um dos doces que fiz para a passagem do ano foi para aproveitar umas claras que me sobraram de outra receita que depois coloco aqui. Experimentei pela 1ªvez e fiquei fã, adorei, é um estilo de farófias mas a meu vêr dá menos trabalho e fica muito melhor.
Eu fiz assim:
Ingredientes: 6 claras; açúcar q.b; leite creme instântaneo.
Modo de preparação: Bater as claras em castelo e juntar o açúcar. Num pirex colocar colheradas de claras e levar ao forno até estas alourarem. Fazer o leite-creme conforme as indicações do fabricante. Cobrir as claras com o preparado do leite-creme e levar uns minutinhos (+/- 5m) ao forno.
Aqui está:



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bom ano de 2010

Ano novo imagem nova, mais clean.....

Amanhã começarão os posts com receitinhas.

Feliz ano de 2010...................