sexta-feira, 30 de abril de 2010

Rubrica de 6ª feira - Dupla para lavagem roupa

Hoje apresento-vos uma dupla imbativel, na minha opinião é claro, para lavar a roupa.

Adoro a combinação destes 2 produtos, quer seja em eficácia, quer em cheiro.

O Woolite é muito eficaz nas nódoas e com um cheiro muito agradável, e realmente a roupa de côr não debota:



Aqui o meu amaciador preferido, a roupa fica muito macia, então depois de sair da máquina de secar nem se fala, e o cheirinho é fantástico compro no Pingo Doce.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pataniscas de peixe

Pois é também faço as pataniscas com peixe e ficaram muitooooo boas.

A receita é a mesma que postei aqui, só que como a posta de bacalhau era muito pequena, utilizei 2 postas de pescada.

Devo dizer que resultou muito bem. Acompanhei cm uma massinha tricolor que é das preferidas lá de casa.

Aqui está:

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dsafio Côr-de Rosa - Luisa Alexandra

Pois é, eu também entrei neste desafio da Luisa em homenagem à sua filha, pois preciso mesmo de umas formas de silicone em condições.

Como não tive muito tempo para fazer uma receita concorri com os meus Danoninhos que são super côr-de-rosa que já tinha postado aqui.

Portanto meninas não se esqueçam de votar na minha receitinha aqui.

Bjs.

Queijada de laranja

Lá em casa gostamos muito de queijadas e normalmente costumo fazer a de leite, mas quando vi esta aqui decidi logo que a tinha que experimentar.

Ficou muito boa.

Ingredientes: 500 ml leite; 175g farinha; 40g manteiga aos pedacinhos (aqui derreti); 250g açucar; 4 ovos inteiros; sumo e raspa de uma laranja.

Modo de preparação: Bater na batedeira os ovos com o açúcar, juntar a manteiga derretida e bater mais um pouco. Juntar a farinha o sumo e a raspa de laranja. Por último juntar o leite e mexer. Untar uma tarteira e colocar o preparado. Levar ao forno.

Comer depois de fria e de preferência levar um pouco ao frigorifico:

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dúvida - Iogurtes

Gostaria que me tirassem uma dúvida. a quem faz iogurtes.

Ultimamente os iogurtes ficam com um pouco de leite em pó no fim do copo depois de já terem ido ao frigorifico, porque será que isto me acontece?

Ao inicio nunca me aconteceu e eu mexo muito bem com a varinha mágica.

Onde estará o erro?

Aproveitamento de rolo de carne com queijo e fiambre

Já tinha lido em alguns blogs que visito, que o rolo de carne já feito do Pingo Doce era muito bom.

Um dia destes numa das minhas visitas ao PD, passei pelo talho e lá estava o dito rolo e decidi que iria experimentar.

Resultado: detestei. Não pela carne em si, mas porque era uma refeição para doentes, só pode, era insonso, sem tempero, sem nada era só carne, queijo e fiambre. Não gostei e não volto a comprar.

Na refeição em que o fiz, será escusado dizer que sobrou mais de metade, mas como não o podia deitar fora, pensei para comigo e porque não fazer um empadão e aí realmente dar vida áquela carne sem sal?

E assim foi.

Ingredientes: restos do rolo de carne com queijo e fiambre; polpa tomate; vinho branco; sal; oregãos; pimenta; ketchup; alho picado; azeite; 1 linguiça; arroz branco.

Modo de preparação: Na picadora 1,2,3 picar a carne com a linguiça. Num tacho colocar o alho partido miudinho e azeite, deixar refogar. Juntar a carne picada com a linguiça, a polpa tomate, o vinho branco, o sal, a pimenta e o ketchup. Cozinhar um pouco até ficar com o molho mais seco. Num pirex de forno colocar uma camada de arroz, uma de carne e novamente mais uma de arroz. Levar um pouco ao forno.

Devo dizer que os meus filhos repetiram por 2 vezes, nem parecia a mesma carne de inicio.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pão brioche - Farinha Continente

Adoro esta farinha, além de sêr muito boa é também muito em conta.

Já a tinha utilizado aqui para fazer o folar e agora fiz o brioche na MFP, está mais que aprovada e é para têr sempre na dispensa.

Deixei a MFP programada à hora do almoço para quando chegasse a casa têr o pãozinho pronto e devo dizer que cresceu imenso. Desta vez coloquei na cor média mas para a próxima irei programar a cor clara para ficar mais clarinho. Desapareceu num instante.

Aqui está acabadinho de sair da MFP:


Aqui noutra prespectiva:


Alguém quer uma fatia para o lanche?


terça-feira, 13 de abril de 2010

Pataniscas de bacalhau com arroz de tomate

Eu adoro tudo o que leve bacalhau.

É um peixe muito prático e que se presta a fazer de muitas maneiras.

Costumo fazer pataniscas quando cozo bacalhau e me sobra alguma posta. Em relação à quantidade faço tudo a olho, não tenho medidas certas.

Ingredientes p/pataniscas: Bacalhau cozido; ovos; farinha; salsa ou coentros; alho picado; sal e pimenta.

Modo de preparação: Num recipiente coloco o bacalhau desfiado, junto os ovos batidos, a salsa, o alho picado e mexo bem. Tempero com pimenta e sal (pouco pois o bacalhau já é salgado). Vou juntando farinha até estar um polme bom para fritar, nem muito grosso nem muito liquido. Levo a fritar colheradas numa frigideira com óleo bem quente.
Aqui estão elas prontinhas a comer:




Ingredientes p/arroz tomate: 3 tacinhas de água; 1 tacinha de arroz; alho picado; azeite; polpa de tomate; tomate picado; sal.

Modo de preparação: Num tacho faço um refogado com o alho, o azeite e o tomate. Junto o arroz e deixo fritar um pouco. Coloco a água e um pouco de polpa de tomate. Tempero com sal. Deixar cozer, sem deixar a água secar totalmente.

O meu arroz, desta vez deixei secar muito o meu, mas não ficou mau:


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolo de laranja

Já a algum que andava para fazer um bolinho de laranja.
Tinha algumas receitas que tirei do blog da Luisa e decidi experimentar.
Aproveitei para experimentar a minha fôrma nova de silicone. Devo dizer que o cheiro que estas deitam quando estão no forno é horrivel, o que vale é que não passa para o bolo e o cheiro só se sente quando abrimos a porta do forno.
Para desenformar é do melhor, mas aconteceu-me a mesma coisa que me tinha acontecido com as fôrmas dos queques, por baixo queima um bocadito o que não fica bonito pois é a parte que deveria ficar virada para cima quando se desenforma.
Ingredientes: 200g açúcar; 1 laranja (casca e sumo); 4 ovos; 100g margarina; 8 Sementes de Cardamomo (não coloquei); 300g farinha; 1 colh.chá fermento.
Modo de preparação: Separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo, reservar. Numa tigela juntar o açúcar com a raspa da laranja e as gemas bater bem. Adicionar a margarina e o sumo de laranja e programar. Juntar a farinha e o fermento e envolver bem. Por último juntar as claras. Verter numa forma de silicone e levar ao forno a 180º, até ficar cozido.
Aqui está o bolinho:

Cá está a parte que ficou queimadita, será do material sêr de silicone?

Eu optei por colocar a parte que deveria ficar para cima para baixo:

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rubrica de 6ª feira - Produtos congelados prontos a usar da marca Pingo Doce

Tal como mencionei aqui, descobri no Pingo Doce estes produtos já congelados e super em conta.

Já vos tinha dito da minha aversão à cebola, não gosto nem do sabor nem da textura e também o meu organismo não a tolera muito bem. Detesto preparar a cebola para os refogados pois fico sempre a chorar, então com este produto fico com o problema resolvido. E também fico sempre com cebola pronta a utilizar.

Aqui está a embalagem da cebola picada:



Comprei também o tomate aos cubos pois normalmente uso sempre polpa de tomate:



E aqui os coentros já picados, falta-me agora compara a salsa:



Produtos sempre prontos a usar e baratinhos como se quer, é por isso que gosto muito dos produtos deste supermercado.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Folar da Páscoa - 2ª Experiência

Já tinha experimentado fazer um folar aqui e agora na 6ª feira Santa decidi fazer novamente mas de uma outra forma.

Experimentei esta farinha da marca Continente para Brioche e devo dizer que adorei, além de sêr mais barata que da Branca de Neve fica muito mais em conta.

Gostei muito mais deste folar do que do 1º.

Ingredientes: 320ml de água (tiro sempre um bocadito só coloquei 300ml); 500g farinha Brioche; 1 colh.sob.de erva doce; 1 colh.sob.de canela; 2 colh.sopa de vinho do Porto; 100g de açúcar; leite q.b.(agora opto por pincelar os pães com leite, pois o efeito é o mesmo e poupo nos ovos).

Modo de preparação: Na cuba da água coloco a água morna, o açúcar, o vinho do Porto, a farinha, a erva doce e a canela. Seleciono o programa 8 (massa). Assim que terminar retiro a massa para uma superficie polvilhada com farinha e divido a massa em 2 partes e moldo 2 folares (estes como eram para casa não coloquei o ovo cozido). Deixei levedar um pouco e pincelei os folares com leite. Levei ao forno até estarem cozidos.

Aqui está ele, mesmo passado 2 ou 3 dias mantêm-se fôfo e nada rijo:



Aqui está a farinha que usei:

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Frango no forno com farinheira e batatinhas

Assim que vi esta receita no blog da Luisa pensei para mim que teria que a fazer.

Adoro frango e gosto muito de alheira, eu tal como ela também fiz com pernas de frango embora para a próxima tenha que experimentar com peitos de frango que ainda gosto mais.

Devo dizer que adorei e vou voltar a repetir.

Ingredientes: 5 Pernas de Frango; 1 Limão; 2 dentes de Alho; Louro; 1 cebola; Vinho Branco ou Cerveja (optei pelo vinho); 1 Farinheira (fiz com alheira); Azeite; Batatinhas para Assar; Azeite; Orégãos (não usei); Alho.

Modo de preparação: Temperar as pernas de frango com alho e louro. Juntar um pouco de vinho branco, e regar com sumo de limão. Juntar também as rodelas de limão para dar mais gosto. Deixar marinar umas horas. Retirar a pele à alheira. Num pirex colocar a cebola cortada às rodelas e as pernas de frango escorridas da marinada, juntar também os alhos. Por cima colocar a alheira desfeita com as mãos. Regar com um pouco de azeite e um pouco da marinada. Levar ao forno até ficar a carne cozinhada. Num pirex à parte, colocar umas batatinhas cortadas aos cubos a assar, apenas temperadas com orégãos (não coloquei), alho, azeite e sal.

Aqui está prontinho a ser comido:



Aqui está o frango, esta fotografia não faz justiça ao bom que é este prato:



Aqui as batatinhas:

terça-feira, 6 de abril de 2010

Edp - Tarifa Bi-Horária


Estou a tentar economizar na factura da luz.

Tenho ouvido falar muito na Tarifa Bi-Horária, mas não sei muito bem se compensará, principalmente no horário de fim-de-semana pois também faço máquinas de roupa durante a semana e utilizo muito o forno.

Será que compensa mesmo?

Voçês o que acham, as pessoas que têm podem dizer se vale mesmo a pena?
Como funcionam com essa tarifa?

Agradeço as vossas opiniões e sugestões.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Luto pela Nidia

Hoje estou triste, muito triste.


A irmã da Me cujo o blog sigo diariamente, faleceu este Sábado vitima de uma doença que já a acompanhava a algum tempo.

Não é justo apenas tinha 23 anos e já sofreu tanto e passou por tanto.

A minha irmã também tem 23 anos e nem quero pensar se lhe acontecesse algo parecido.

Que estejas em paz Nidia.
Até sempre.
Bjs.

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Lulas guisadas com batatas e delicias do mar

Já tinha postado aqui uma receita muito parecida com esta, mas agora resolvi fazer novamente fazendo algumas alterações.

Desta vez acho que ficou muito melhor.

Ingredientes: Lulas congeladas; 1 fio de azeite; 1 alho; 1/2 pimento; tomate picado q.b.; polpa de tomate; delicias do mar q.b.; batatas; pimenta; caldo Knorr culinário; coentros picados.

Modo de preparação: Num tacho colocar o azeite com o alho até alourar. Juntar as lulas de seguida temperando com o caldo e a pimenta. Juntar o pimento às tiras o tomate picado e apolpa de tomate. Deixar apurar bem. Quando as lulas estiverem cozidas juntar as batatas aos cubos e um pouco de água. A 5 minutos dos fim juntar as delicias e os coentros picados.

Aqui está:

São servidas?

Algumas das coisas que utilizei nesta receita foram o tomate aos cubos congelado, os coentros picados congelados tudo do Pingo Doce. Comprei ainda cebola cortada congelada também da mesma marca. Devo dizer que adorei, na rubrica de 6ªfeira irei falar-vos melhor deste assunto.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Rubrica de 6ª feira - Fôrmas de silicone

Já tinha experimentado as fôrmas de silicone para os queques e gostei muito, agora vi estas em conta (as duas ficaram-me em 8.65€) e decidi experimentar.

Vamos a vêr como corre, pois uma das coisas que mais detesto nas fôrmas de metal é o facto de têr que as untar.

Aqui estão, a mais pequena rectangular é para o pão:



Esta é para os meus bolos, vista por dentro:



Vista por fora:


Só espero dar-me bem com elas.

Quero aproveitar e desejar a todas um Páscoa muito feliz.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bifinhos de porco com molho de natas, rabo-de-boi e pickles

Tinha umas bifanas e como queria fazer algo de diferente com elas, pûs-me a inventar.

Fiz um molho diferente, juntei alguns ingredientes e saiu isto.

Ingredientes: Bifanas de porco; margarina q.b.; 1 fio de azeite; alho em pó;pimenta; pimentão em pó q.b; 1/2 pacote de natas; pickes q.b.; 2 colh.sopa de rabo-de-boi; vinho branco.

Modo de preparação: Temperei as bifanas com o alho em pó, pimenta, com um pouco de vinho branco, o pimentão e reservei. Numa frigideira coloquei a margarina com o azeite e fritei as bifanas juntando-lhes a marinada do tempero. Retirei-as quando estavam fritas e juntei as 2 colh.sopa de rabo-de-boi com mais um pouco de vinho branco, dissovi bem e deixei apurar. Juntei as natas e os bifes envolvendo-os no molho juntando por fim os pickles.

Aqui estão:



Acompanhei com esta massinha: