terça-feira, 22 de junho de 2010

Desejo muito profundo.......


Como eu queria esta menina na minha cozinha......

Bolo dos 3C´s (café, cacau e canela)

Andava muito curiosa em relação a este bolo, cuja receita foi publicada pela Luisa.

A mistura destes 3 ingredientes é qualquer coisa de muito bom, um bolo a repetir sem dúvida.

E uma das coisas que descobri é que adorooooooo, o sabor do café nos bolos.

Ingredientes: 200g açúcar; 4 ovos; 50g margarina; 2 colh.sopa cacau em pó; 1 dl café forte frio; 1 colh.chá canela em pó; 220g farinha; 1 colh.chá fermento.
Modo de preparação: Bater o açúcar com os ovos. Adicionar a margarina derreitida, o café, a canela, e o cacau. Por fim junte a farinha e o fermento. Deitar o preparado numa forma untada e enfarinhada e levar a forno pré-aquecido a 190º, fazendo o teste do palito para ver quando está cozido.
Aqui acabado de sair do forno:

Polvilhei com açúcar em pó:

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Spray para barrar formas

Alguém me sabe dizer onde posso comprar o spray para untar as formas?

Mousse de bolacha

Este é o tradicional doce de natas mas noutra versão, a de mousse.

Andava já a alguns dias com muita vontade de comer um doce de colher e como gosto muito do doce de natas, optei por fazer assim.

Ingredientes: 2 pacotes de natas; 1 lata de leite condensado; 1 pacote de bolacha Maria; 3 folhas de gelatina.

Modo de preparação: Amolecer as folhas de gelatina em água fria e levá-las ao lume com uma colher de sopa de água. Bater as natas e juntar o leite condensado. Misturar a gelatina já dissolvida. Partir as bolachas em bocados médios e pequenos e misturar ao preparado das natas.
Levar ao frigorifico de preferência de um dia para o outro.

Uma delicia:


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sorteio Oriflame - Blog Olhos Dourados


Mais um concurso, este está a decorrer no blog Olhos dourados em parceria com a Oriconceito.
Vamos vêr se tenho sorte e ganho uns produtos de beleza que nunca são demais, e já agora aproveitem para visitar o blog que é muito giro.

Bolo de coca-cola e fruta

O meu marido no dia 15/06 fez anos e como não poderia deixar de sêr tive que fazer um bolinho.


Como queria um bolo fofinho decidi-me pelo de coca-cola pois já andava a algum tempo para o experimentar e em boa hora o fiz, adorei a consistência do bolo. E claro como o tempo já está um pouquinho mais quente adoro colocar fruta nos bolos.



Aqui está ele, acho que ficou muito simples e lindo...



Fiz o bolo no dia anterior e recheei no próprio dia.


Ingredientes: 2 cháv.chá farinha; 2 cháv.chá açúcar; 1 cháv.chá de coca cola; 1 colh.sob.fermento; 6 ovos; 1 lata de pêssego em calda; morangos; creme culinário Vaqueiro.


Nota: a cháv.que usei tem capacidade de 250ml.


Modo de preparação: Separei as gemas das claras e bati estas últimas em castelo. De seguida bati as gemas com o açúcar. Juntei depois a farinha alternando com a coca-cola. Juntei o fermento. Por último juntei as claras e mexi bem mas delicadamente. Levei ao forno numa forma untada e enfarinhada.

Aqui está:



No dia seguinte bati o creme culinário com um pouco de açúcar. Cortei o bolo ao meio e pincelei ambas as partes com a calda dos pêssegos. Recheei com as natas e coloquei a fruta partida aos pedacinhos. Juntei as duas partes do bolo e cobri-o com mais natas.

Cobri com as restantes natas e decorei com missangas coloridas e fruta. Foi ao frigorifico até servir. Estava divinal.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mousse de chocolate - Desafio

Hoje ao passar pelo bloga da Soraia vi que há mais um desafio na blogosfera e que termina hoje.

O desafio é do blog Criatividade em Movimento e têm como objectivo recordarmos sabores da nossa infância.

Eu concorro com a minha Mousse de chocolate que é um sabor que me lembro desde sempre e que adoro, mas só se fôr caseira.

Ingredientes: 1 tablete de chocolate culinário; 6 ovos; 100g de manteiga; 150g de açúcar; vinho do porto.

Modo de preparação: Num tachinho coloco o chocolate partido aos pedaçinhos, com a manteiga e umas gotas de água e vai ao lume em banho-maria. Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo juntando aos poucos o açúcar. Quando o chocolate estiver bem derretido e frio juntar as gemas. De seguida juntar as claras cuidadosamente ao preparado de chocolate. Juntar por fim umas gotinhas de vinho do Porto.

Aqui está ela:


terça-feira, 15 de junho de 2010

Costeletas de cebolada

Apesar da carne de porco não sêr a mais saudável, gostamos muito lá em casa.

Faço de vez em quando e por hábito costumava fazê-las fritas mas como queria encontrar uma solução em que não entrasse tanta gordura experimentei de cebolada tal e qual como se fazem os bifes de vaca.

Adorámos esta opção e até mesmo com bifanas irei fazer mais vezes.

Ingredientes: Costeletas fininhas; 2 a 3 cebolas (conforme o tamanho delas); 2 alhos picados; vinho branco; polpa de tomate; sal e pimenta q.b.

Modo de preparação: Num tacho colocar as costeletas com um pouco de sal e pimenta, de seguida coloca-se as cebolas às rodelas, o alho, um pouco de vinho branco a polpa de tomate e um pouco de água. Deixar apurar até a carne estar tenra. É tão simples quanto isto.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Bolo de chocolate - Desafio da Belinha


Como adoro chocolate, vou participar no desafio da Belinha com este bolo que adorooooo.

Belinha muitos parabéns pelo teu blog maravilhoso.

Já tinha postado este bolo aqui.

Ingredientes: 6 ovos; 2 cháv.farinha para bolos; 2 cháv.açúcar; 1 cháv.chocolate em pó; 1 cháv.de leite; 1 colh.sobremesa de fermento.

Modo de preparação: Separar as gemas das claras. Bater esta últimas em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar, juntar o leite morno aos poucos sempre a bater. Juntar a farinha e o fermento e o chocolate em pó, batendo sempre com a batedeira. Por último juntar as claras em castelo e misturar bem. Levar ao forno numa fôrma untada e polvilhada com farinha.

Aqui está ele:


Pão de Deus - Concurso

Pois é, mais uma receitinha para participar no concurso da minha amiga Luisa.

Ficaram divinais.

Ingredientes: 150 ml Leite; 100 ml água; 1/2 colher chá sal; 100 gr açúcar; 100 gr manteiga; 600 gr farinha; 1 saqueta fermento seco (só coloquei metade).

Recheio: 100 gr côcô ralado; 100 gr leite; 4 c. sopa açúcar; 1 ovo.

Modo de preparação: Coloquei os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada. Seleccionei o programa massa.
Retirei e formei bolinhas, pincelei com gema de ovo e deixei levedar. Fiz o recheio em que misturei o côcô, o leite e o açúcar. Fiz um corte nas bolinhas com uma tesoura e coloquei o recheio, levei ao forno. Polvilhei com açúcar em pó depois de prontos.

Aqui estão acabados de sair do forno:


E aqui prontinhos a comer:

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Rosquinhas de côco - Concurso

Estas bolachinas já as tinha feito aqui, mas como gosto muito de côco decidi fazê-las novamente.

Gosto muito de fazer a forma destas bolachinhas com o dispára-biscoitos mas ponho um dos bicos de pasteleiro, que faz com que elas fiquem muito macias e fofinhas ficam uma espécie de rosquinhas.

Esta é mais uma receita para participar no Concurso Côco da Luisa.

Fiz assim:

Ingredientes: 100g. côco ralado; 100 g. açúcar; 180 g. margarina; 1 ovo; 1 colh.sob.sal; 250 g. de Farinha; 1 colh.sob.fermento em Pó.

Modo de Preparação: Colocam-se todos os ingredientes na batedeira e bate-se bem. Retira-se a massa e coloca-se no dispára-biscoitos, aqui levei a massa um pouco ao frigorifico. Com o dispára-biscoitos bem apoiado num tabuleiro forrado com película de silicone, disparam-se os biscoitos com o formato desejado e levam-se a forno pré-aquecido a 200º(eu coloquei a 180º) até ficarem douradinhos.

Aqui estão:

Pão-de-ló de côco - Concurso

Esta receita que publico hoje é a receita para entrar no concurso que está a decorrer no blog da Luisa.

Junta-se assim o útil ao agradável, pois adoro côco seja no comer, seja nos produtos para o corpo, vamos vêr se tenho sorte.

Este bolo foi o que fiz para cantarmos os parabéns ao meu marido o ano passado, é um pão-de-ló muito bom e simples de fazer, fresquinho é do melhor.

Ingredientes: 4 ovos; 2 cháv.chá açúcar; 1 cháv.chá água fervida; 2 cháv.chá farinha; 1 colh.sopa fermento; margarina e farinha q.b.; côcô q.b.

Recheio e cobertura:3 ovos; 1/4l leite; 100g açúcar; 100g farinha maisena; 1 pau canela; 1 casca de limão (não coloquei).

Modo de preparação: Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com a água até fazer bastante espuma. Adicionar o açúcar, bater um pouco e juntar a farinha com o fermento. Bater tudo. Por fim adicionar as claras em castelo, envolvendo-as com cuidado.Verter este preparado para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Modo de preparação do creme:Leve ao lume brando um tachinho com as gemas, o leite, o açúcar, a farinha maisena (aqui passei com a varinha mágica para não formar grumos) e o pau de canela. Deixar engrossar, mexendo sempre. Retirar do calor. Cortar o bolo ao meio, rechear com um pouco de creme e polvilhar com côcô ralado, montar o bolo e cubrir com o restante creme polvilhar com côcô ralado.Levar ao frigorifico para ficar bem fresco.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Iogurtes multi-sabores

Pois é, os meus iogurtes caseiros não podem faltar lá em casa. Como já tinha referido anteriormente aboli o leite em pó dos meus iogurtes e para ficarem mais cremosos e consistentes uso leite gordo e ficam uma delicia.

Desta vez optei por variar e fazer várias experiências.

Aqui estão eles:


Aqui está um com frutos secos e outro com doce de morango. Para a próxima terei que picar os frutos secos pois ficaram muito grandes e no doce terei que colocar menos quantidade pois ficou muito enjoativo.


Aqui os meus preferidos, os de linguas de gato:


Aqui de côco e de chocolate picado. O de côco devo dizer que adorei, mas o de chocolate nem tanto, não sou grande apreciadora de iogurtes de chocolate.

Muito bons.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Voltei - Concursos

Voltei......não é que já tenha muita inspiração, mas vou tentar postar algumas coisinhas.

Apesar de tudo tenho sempre seguido os vossos cantinhos e por isso vou participar em 2 concursos para começar.

O 1º é o concurso do blog Tralhas Online que gosto muito de visitar e a vêr vamos se me sai alguma coisa. Este concurso é para comemorar os 100 seguidores do blog, passem por lá pois vão gostar da oferta.

Do 2º concurso é o da Luisa Alexandra sobre o tema Côco, amanhã publico aqui a receita com que irei participar.