quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nódoas resistentes - Como tirar?


É realmente um problema recorrente lá em casa. Os meus filhos estragam a roupa com as mais diversas nódoas que uma simples lavagem na máquina não chega para as tirar.
A minha filha é mais para as nódoas de gordura e o meu filho é mais para as nódoas de chocolate.
Que produtos utilizam para retirar as nódoas da roupa?
Qual o vosso conselho para que a lavagem seja mais eficaz? Eu acho que o detergente que uso é bastante bom, é o Skip e por vezes borrifo nas nódoas antes de ir colocar a roupa na máquina com um spray anti-nódoas da Vanish mas não acho muito eficaz.
Aguardo as vossas sugestões.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Massa do mar à minha moda

Esta é daquelas receitas que faço quando não tenho muito tempo para cozinhar ou não me apetece têr muito trabalho.

Com massas dá para obter uma enorme variedade de pratos diferentes e muito saborosos, embora este prato como leva natas, não se deva fazer tantas vezes quanto isso.

Desta vez optei por umas natas light da marca Pingo Doce, que penso terem menos gordura.

Fiz assim:

Ingredientes: Esparguete; 1 Knorr de frango; delicias do mar; camarão cozido; 1 emb.bacon; 1 pacote natas light; ketchup.

Modo de preparação: Cozer o esparguete em água abundante com 1 cubo Knorr frango e um pouco de sal e um fio de óleo. Reservar. Numa frigideira fritar um pouco o bacon e juntar o camarão e as delicias do mar. Regar com as natas e um pouco de ketchup. Colocar o esparguete num tabuleiro e colocar o preparado feito anteriormente por cima da massa e misturar bem. Servir.

Aqui está a massinha:


terça-feira, 20 de julho de 2010

Mafalda Pinto Leite


Já seguia o blog da Mafalda a algum tempo e quando soube que iria passar um programa seu na televisão fiquei desejosa de vêr.
Gostei, é um programa calmo muito descontraído e com receitas muito simples de fazer, um programa para seguir com atenção e tirar muitas receitinhas.
Próximo passo será adquirir o livro "Cozinha para quem quer poupar", pois deve sêr certamente uma boa compra.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rubrica de 6ª feira - Varinha mágica - Lidl

Assim que vi esta varinha pensei logo que era uma boa compra, pois para além das funções normais que as mesmas possuem, também trazia os acessórios para bater e para picar.

O preço erá muito acessivel 14,99€.

E eu estava urgentemente a precisar de uma Varinha nova pois a minha com 12 anos já estava a pedir reforma.

A minha única dúvida era sobre a marca, pois nunca comprei electrodoméstico nenhum no Lidl, embora tenha garantia de 3 anos.

Resolvi arriscar, ao menos a vêr se dura algum tempo. E voçês qual a vossa opinião sobre os electrodomésticos da marca do Lidl. Já compraram algum? O que acharam?


Aqui está ela:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Frango assado c/tempero de alho - Preparado Maggi

Assim que vi este tempero para o frango, pensei logo em comprá-lo pois é um método muito rápido e fácil, para se preparar uma refeição sem ter muito trabalho.

Aqui na minha zona só encontro o preparado de alho, o de ervas aromáticas ainda não vi à venda.
A experiência para começar não me correu tão bem quanto eu esperava, pois ao colocar o frango dentro do saco tentei espalhar o preparado agitando o saco e quando dei conta o saco tinha-se rompido. Tratei logo de remediar a situação tirei o frango já temperado e coloquei-o directamente no tabuleiro e como já não tinha o saco reguei com um pouco de vinho branco e cerveja, pois tive receio que secasse muito.

Devo dizer que mesmo sem saco o franguinho ficou muito bom.

Ingredientes: 1 frango cortado em pedaços; 1 emb.preparado Maggi alho; vinho branco q.b.; cerveja q.b.

Modo de preparação: Se o saco não rebentar fazer como está nas instruções. Se o saco rebentar fazer como eu. Colocar o frango já temperado no pirex, regar com um pouco de vinho branco e cerveja.

Aqui está prontinho e já no prato, acompanhei com arroz de cenoura:



Aqui o que sobrou do jantar para o almoço do dia seguinte:



A repetir, sem dúvida.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Bolo de natas e cerejas - Aniversário Figo Lampo

Um dos muitos blogs que adoro e visito diariamente faz 2 anos a 16/07, aconselho a visitarem este cantinho aqui e a retirarem muitas receitas boas de lá.

Para celebrar mais um aniversário, foi feito um convite para levarmos uma iguaria para a festa.

Eu escolhi este bolinho, pois tinha umas cerejas para aproveitar e resolvi inventar, optei por fazer o bolo de coca-cola com natas e cerejas.

Ingredientes: 2 cháv.chá farinha; 2 cháv.chá açúcar; 1 cháv.chá de coca cola; 1 colh.sob.fermento; 6 ovos; cerejas q.b sem caroço e cotadas aos meio; 1 emb.natas frescas.

Nota: a cháv.que usei tem capacidade de 250ml.

Modo de preparação: Separei as gemas das claras e bati estas últimas em castelo. De seguida bati as gemas com o açúcar. Juntei depois a farinha alternando com a coca-cola. Juntei o fermento. Por último juntei as claras e mexi bem mas delicadamente. Levei ao forno numa forma untada e enfarinhada. Bati as natas com um pouco de açúcar. Abri o bolo ao meio recheei com natas e cerejas. Na outra metade reguei o bolo com um pouco de coca-cola (para a próxima não faço). Juntei as metades dos bolos e como as natas eram poucas cobri só a parte de cima do bolo e decorei com metades das cerejas.

Aqui está, já cortado:


São servidos?
Esta fatia vai direitinha para a Figo Lampo, espero que gostes:



Esta é a imagem do bolo ainda inteiro, mas como não ficou muito bonita fica para último no post:


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bolo de maçã caramelizado com doce de Ameixa

Pois é, a única variadade na minha cozinha é nos bolos, que vou tentando experimentar sempre receitas diferentes. E como já referi anteriormente, gosto de têr sempre um bolinho caseiro feito, acho muito mais saudável do que comprar bolos nas pastelarias.

A minha falta de inspiração é mesmo nas refeições do almoço e jantar, tenho dias em que não sei o que fazer e acabo sempre por fazer as mesmas coisas, um aborrecimento.

A receita para este bolo é baseada nesta.

Ingredientes: 3 maçãs; 4 ovos; 150g açúcar; 50g margarina; 200g farinha; 1 colh.chá fermento; doce de ameixa (caseiro).

Modo de Preparação: Na picadora 1,2,3 coloquei 2 das maçãs descascadas e sem sementes. Triturei deixando alguns pedaços mais grosseiros. Retirar e reservar. Separar as gemas das claras e bati estas últimas em castelo. Na batedeira juntar as gemas e o açúcar. Adicionar a fruta picada e a margarina (eu derreti). Juntar a farinha e o fermento mexendo apenas. Por último juntar as claras. Numa forma de silicone colocar um pouco de doce de ameixa, ou outro a gosto e fatias finas de 1 maçã. Deitar a massa por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 190º até ficar cozido. Desenformar depois de frio.

Aqui está ele já prontinho a comer:


Aqui acabadinho de sair do forno, na minha forma de silicone nova, esta sim é profissional e quando está no forno não deita cheiro nenhum a silicone e não queima os bolos:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Comentários

Não percebo porquê, mas não consigo publicar os comentários que me enviam, também está acontecer com mais alguém?

Se puderem enviar novamente os comentários feitos hoje, isto claro a quem comentou, agradeço.

Bolo de cenoura e maçã caramelizado com doce de Ameixa

Para fazer este bolinho inspirei-me neste da Luisa, pois tal como ela também gosto de aproveitar a fruta que já não se come.

E com esta receita fiquei fã, da parte de se caramelizar os bolos com doce caseiro, adorei.

Eu fiz a receita com menos ingredientes.

Ingredientes: 2 maçãs; 1 cenoura pequena; 4 ovos; 150g açúcar; 50g margarina; 200g farinha; 1 colh.chá fermento; doce de ameixa (caseiro).

Modo de Preparação: Na picadora 1,2,3 coloquei a cenoura e as maçãs descascadas e sem sementes. Triturei deixando alguns pedaços mais grosseiros. Retirar e reservar. Na batedeira juntar os ovos e o açúcar. Adicionar a fruta picada e a margarina (eu derreti). Juntar a farinha e o fermento mexendo apenas. Numa forma de silicone colocar um pouco de doce de ameixa, ou outro a gosto. Deitar a massa por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 190º até ficar cozido. Desenformar depois de frio.

Aqui está ele, prontinho a comer, com aquela cobertura caramelizada, hummmm....



Aqui logo ao sair do forno, acho que deveria têr ficado menos tempo:


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Carne frango à Alentejana na MFP (sem ameijoas)

A ideia de fazer comer na MFP andava na minha cabeça já a algum tempo e sempre que via algum blog em que faziam comida lá, mais a minha vontade aumentava.

Mas devo confessar que era algo céptica em relação a este assunto, mas foi desta e devo dizer que o resultado foi excelente, os meu filhos adoraram e até comiam mais se houvesse.

Quis fazer uma espécie de Carne de porco à alentejana mas de frango e sem ameijoas pois não tinha em casa.

Ingredientes: 1 embalagem de bifes de frango; alho em pó; sumo de limão; pimentão doce; azeite; sal; batatas.

Modo de preparação: Cortei os bifes em pedaços e temperei com o alho e o limão. Na cuba da MFP coloquei a carne e temperei com o pimentão doce e com um pouco de sal e reguei com um fio de azeite. Programei a MFP no programa de cozer que demora 1h. Mexi a carne +/- a meio do tempo (é claro que espreitei muitas vezes, pois estava com medo que agarra-se tudo, mas vi que posso estar descansada enquanto a MFP trabalha). Entretanto fritei batatas aos cubos.

Aqui está a carninha já pronta e com molhinho:


Começámos por comer o frango e as batatas em separado, mas como o molhinho que se formou estava uma delicia, resolvi juntar a carne com as batatas e ficou divinal, mais se comia se houvesse:

Quem tem a MFP, não pode deixar de experimentar, a repetir sem dúvida.

Cerejas

Tenho cerejas que quero aproveitar, sem sêr para fazer doce de cereja, que vou fazer claro.

Alguma sugestão?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bolo de morangos - Concurso "Pedro Octávio"

Bem cá vou eu participar em mais um concurso de um dos blogs que adoro, o da minha amiga Luisa. Desta vez é em homenagem ao filho que faz hoje anos, desde já os meus Parabéns à mãe e ao filho.

Vou participar com o meu bolo favorito, é uma delicia, fresquinho então nem se fala e tem a cor vermelha, pois além de adorar morangos também sou Benfiquista.

Já tinha postado este bolinho aqui.

Ingredientes: 6 ovos; 1 iogurte pedaços frutos do bosque; 3 copos do iogurte de açúcar; 3 copos do iogurte de farinha; 1/2 copo do iogurte de óleo; 1 colh.chá fermento; 1 pacote de natas frescas; morangos q.b.

Modo de preparação: Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. Num recipiente colocar as gemas e misturar o iogurte e de seguida o açúcar. Juntar o óleo e de seguida a farinha com o fermento, por último envolver bem as claras em castelo. Untar uma forma, polvilhar com farinha e deitar o preparado do bolo e levar ao forno.
Bater as natas até que fiquem em chantilly com um pouco de açúcar e cortar os morangos em pedaçinhos pequenos. Quando o bolo estiver cozido deixar arrefecer. Depois de frio abrir ao meio e rechear com o chantilly e com os morangos. Cobrir o bolo também com os ingredientes do recheio. Levar ao frio e servir o bolo bem fresquinho.


Aqui está antes de ir para o frigorifico:

Aqui já fresquinho e pronto a comer:

Experimentem que é muito bom. E não se esqueçam, VOTEM EM MIM, eheheheh....