segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Broas de leite

Adoro broas, sejam elas simples como estas que trago hoje ou com frutos secos.

Assim que vi esta receita aqui , copiei e coloquei na minha lista de receitas para fazer.

Em boa hora as fiz, ficam uma delicia muito leves e dentro de uma caixa hermática aguentam-se muito bem por uns dias sem ficarem rijas.

Adorei, a repetir sem dúvida, eu só fiz metade da receita que indico aqui.

Ingredientes: 1kg farinha; 500g acúcar amarelo; 1 cháv.leite; 1 cháv.azeite; 2 ovos; 1 colh.fermento em pó; 50g canela; 50g erva-doce; 1 gema para pincelar.

Modo de preparação: Juntar o açúcar, os ovos, o leite, o azeite a canela e a erva-doce e bater (no meu caso com a batedeira pois não tenho bimby). Depois ir juntando a farinha com o fermento e continuar a bater. Moldar sa broas e pincelar com a gema de ovo cada uma delas. Levar ao forno até estarem douradinhas (as minhas ficaram mais branquinhas pois eu prefiro-as assim).

Aqui estão:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Conservação de caldos

É um produto que uso muito quando cozinho, não propriamente desta marca mas também de outras, mas a minha dúvida reside no seu modo de conservação.

Onde guardam voçês os Knorr, na dispensa ou no frigorifico?

Selinho


Este selo foi-me atribuido por este blog do qual gosto muito e que sigo diariamente.

Obrigado e quem o queira levar esteja à vontade.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Batatas assadas no forno - Acompanhamento

Adoro este acompanhamento, é uma verdadeira delicia.

Eu já de mim sou muito batateira e tenho a sorte de poder trazer batata cultivada pelos meus sogros da horta deles. Eu por mim comia batatas todos os dias.

Desde que comecei a fazer desta maneira, faço muitas vezes e vou alterando um ingrediente aou outro para ir variando.

Desta vez fiz assim:

Ingredientes: batatas cortadas aos gomos; azeite espiga; pimentão doce em pó; alho em pó.

Modo de preparação: Num pirex de ir ao forno deitar as batatas cortadas aos gomos e temperar com o pimentão, o alho e regar com bastante azeite.



Até no dia seguinte aquecidas no micro-ondas são boas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Frango frito

Uma das coisa que me estava a apetecer comer há muito tempo era exactamente, frango frito.

Andava a evitar de fazer pois quando se frita o frango suja-se muito por causa dos salpicos da gordura e como eu ainda não tenho uma Actifry....

Não resisti e como o meu marido tinha estado a arranjar um franguinho para guisar no dia seguinte, e estava em pedaçinhos tão pequeninos e tão limpinhos de gorduras que pensei vai ser agora.

Ingredientes: 1 frango; alho picado; massa de pimentão; Knorr de frango; molho de soja.

Modo de preparação: Deixei o frango cortado e arranjado a marinar de um dia para o outro com os todos os ingredientes. Numa frigideira coloquei em pouco de banha e óleo e fritei bem o frango.

Ficou uma delicia:


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Economia doméstica

Um dos assuntos que me têm despertado interesse é o da economia doméstica.

Tenho visto vários blogues que inclusivé sigo e acho que nos dias que correm é muito importante fazermos uma gestão correcta das compras que fazemos, dos gastos que temos, etc.

Gosto também muito destes blogs porque geralmente também têm muitas dicas de organização.

Gostaria de saber a opinião de quem me visita, se acham importante termos uma agenda doméstica, uma tabela de gastos, um controle rigoroso quando vamos ao supermercado.

Eu adquiri o hábito da lista de compras e da tabela de gastos em excel, o da agenda doméstica ainda estou a ponderar, se vale a pena fazer ou não e se me irá trazer beneficios.

Quais os vossos truques no dia-a-dia. Aguardo as vossas sugestões.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bolo mousse de chocolate com pepitas

Vi no blog da Sónia este bolinho e decidi que teria de o fazer e em boa hora o fiz. Devo dizer que este já é o segundo que faço e desaparece num ápice.

Começamos por comê-lo ainda morno (eu e o meu marido, eheheh) e no dia seguinte quase já não há. Este que faço tem pepitas de chocolate, pois numa visita que fiz ao Lidl vi lá uma mousse com pepitas de chocolate e pensei que seria a mousse ideal para este bolo.

Fica uma maravilha, pouco doce, nada enjoativo e muito fofinho.


Ingredientes: 4 ovos; 200g açúcar amarelo (na receita é branco); 200g farinha; 1 colh.sob.fermento; 1 embalagem de mousse instântanea (no meu caso c/pepitas de chocolate); um pouco de óleo (eu coloco a olho); 1 pacote de natas.

Modo de preparação: Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo (na receita original os ovos eram inteiros). Juntar às gemas o açúcar e bater bem. Juntar as natas, a mousse e o óleo. Juntar a farinha e o fermento e por último as claras. Levar ao forno numa forma untada com o Spray para untar Espiga.

Aqui está, dá para vêr as pepitas:


E aqui podem ver o que havia no dia seguinte a ter feito o bolo: