quinta-feira, 28 de abril de 2011

Folar da Páscoa

Já o ano passado tinha feito folar pela Páscoa. Este ano tinha decidido experimentar novamente mas com uma receita que já tinha guardado a algum tempo.

Devo dizer que adorei, ficaram mesmo bons com o saborzinho a erva doce, e mantiveram-se muito fofos após o 1º dia, embora um deles não tenha passado desse dia.

Aproveitei e concorri com esta receita ao concurso da Nacional, visto ter utilizado o preparado da farinha para Pão Caseiro.




Ingredientes: 4 ovos; 100ml leite; 50g manteiga; 100g açúcar amarelo; 500g farinha Nacional Pão caseiro; 1 colh.chá canela; 1 colh.chá erva-doce; 1 gema ovo + leite.

Modo de preparação: Derreter a manteiga e bater os ovos. Na cuba da MFP juntar os ovos, a manteiga, o leite, o açúcar, a farinha e por fim a canela e a erva doce. Programar o programa massas.

Quando terminar o tempo formar os folares e deixar levedar +/- por 45m:





Pincelar com a gema de 1 ovo mais um pouco de leite e levar ao forno por 30m:




Uma delicia.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Feito em casa - Joana Roque


Como eu queria este livro na minha cozinha. Estive com ele na mão e é tão lindo e tem tantas receitinhas para eu experimentar e tantas dicas de Economia doméstica....

Adorei....

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa feliz




Venho desejar a todos uma Páscoa muito feliz e atenção aos doces....aproveitem esta época pois têm desculpa eheheheh...




Bjs para todos.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Preparado para bolo de chocolate - Branca de Neve

Tal como disse aqui recebi o preparado oferecido pela Lusitana.

Eu já conhecia, pois em casa dos meus pais comprava sempre que queria fazer um bolinho de chocolate.

Eu fiz a versão simples pois fica um bolo muito fofinho e pouco doce. E é um bolinho que dura alguns dias, sem ficar rijo.

Fiz três versões, qual delas a melhor.

Esta em queques simples, aqui estão eles ao sair do forno:




Aqui com cobertura (chocolate culinário derretido, coberto com coco):




Querem um para provar?



E com a massa que sobrou, em versão de bolo:



terça-feira, 19 de abril de 2011

Troca de mimos - Páscoa

Num desafio proposto pela Andreia, do blog "Aprendiz de cozinheira", que eu adoro era para se fazer uma troca de uns miminhos pela Páscoa. Eu decidi concorrer.

A pessoa que ficou destinada a enviar-me alguma coisa foi a Lilia do blog "A cozinha da Lilia". Ainda não conhecia este blo e assim que o visitei fiquei maravilhada gostei muito da visita que fiz por lá, tem receitinhas muito boas. Visitem que não se vão arrepender.

E aqui estão as coisinhas que ela me enviou:





Adorei tudo, devo dizer que fiquei fã dos sal aromatizado que ela me enviou.


O pacotinho de amêndoas é igual (eheheh...) ao que eu enviei à pessoa que me ficou destinada para a troca, pelos vistos temos os mesmos gostos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Molho para Pita Shoarma

Alguém me sabe dar a receita do molho (acho que de iogurte) que se costuma comer no Pita Shoarma? É que a minha filha adora esse molho mas eu não sei como se faz. Se me puderem ajudar, agradecia.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Scones

Esta era uma receita que já tinha ouvido falar e visto em muitos blogs, mas que nunca tinha feito. Tinha alguma curiosidade em como é que ficariam. Das duas uma, ou ficaram mal feitos ou então sou eu que não gosto muito. É uma mistura de pão com biscoitos. Quentes ainda comi alguns, mas no dia seguinte já não consegui. Esta receita tirei-a de um blog, mas desde já peço desculpa mas não me lembro do nome. Ingredientes: 2 cháv.farinha; 4 colh.sopa açúcar; 2 colh.sopa leite; 1 iogurte natural; 1 colh.chá fermento; 2 colh.sopa derretida. Modo de preparação: Misturei todos os ingredientes e com uma colher coloquei bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Aqui estão eles:

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Morangos com natas


Para um dia lindo de sol como este nada melhor do que uma taça de morangos com natas.


Uma das minhas sobremesas preferidas, uma das melhores frutas do mundo.


Uma delicia, hummm.....


São servidas?

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dica de poupança - Aproximação fim prazo validade

Com os tempos dificeis em que estamos e que ainda se aproximam, não se pode deixar estragar comida. Eu já tinha visto noutros blogs esta dica, mas nunca tinha realmente comprado nenhum produto perto do fim da validade. Quando vi estas bifanas, pensei e porque não? Eram para fazer para o jantar do dia em que as comprei, por isso não pensei duas vezes. Estes produtos têm esta etiqueta rosa: Ficaram a metade do preço:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pudim de ovos

Já vos tinha contado aqui que a minha experiência com os pudins não era das melhores, pois eu sempre gostei deles lisinhos e macios e os meus ficam sempre com muitos buraquinhos.


Agora graças ao meu marido, eles têm saído perfeitos. Ele ensinou-me assim uns truques que resultaram muito bem.


Então fiz assim:


Ingredientes: 8 ovos; 1 colh.sopa de açúcar por cada ovo (neste caso foram 8); 1/2 l leite gordo (esta dica é minha por vêr que os iogurtes que faço ficam melhores com o leite gordo); raspa de limão (neste não coloquei); caramelo.


Modo de preparação: Bater numa tigela os ovos com o açúcar e juntar o leite. Num tabuleiro colocar água e umas cascas de limão (para o tabuleiro não ficar escuro) levar ao forno a aquecer. Numa forma de pudim colocar o caramelo e o pudim. Levar ao forno +/- 50m. Aqui eu acho que está o segredo de não ficar o pudim com os ditos buraquinhos, eu cozia sempre durante mais tempo.


Aqui está, olhem que fatia linda:



Aqui no dia seguinte já só havia isto:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Desastre culinário - Biscoitos de natas

Assim que vi esta receita no blog da Abelhinha decidi logo que era uma receita a fazer rapidamente, pois os bolos ficam parecidos com uns que como quando vou a Viseu.


Não podia eu estar mais enganada, os da Abelhinha ficaram parecidos com os de Viseu, os meus não, nem nada que se parecessem, os meus mais pareciam umas bolachas.


De sabor são do melhor, penso que a diferença foi que os dela foram feitos na Bimby e os meus com a batedeira, acho que faz toda a diferença. Mas não vou desistir e vou voltar a fazer, desta vez com algumas alterações.


Ingredientes: 250g. de açucar; 1 pacote de natas - 200 ml; 3 gemas + 1 gema para pincelar; 150gr de margarina líquida (derreti no micro-ondas); raspa de 1 limão; 500g. de farinha; 1 colher de sob.fermento em pó


Modo de preparação: Misturar o açucar com as natas. Junte as 3 gemas, a margarina liquida e a raspa do limão. Adicione a farinha e o fermento. Faça bolinhas do tamanho de uma noz e coloque sobre um tabuleiro untado e polvilhado com farinha, eu usei o Spray Espiga e pincele os biscoitos com a gema batida. Coza em forno moderado (180º) durante cerca de 20m.


Aqui estão as minhas bolachas, eheheh:


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bolo de bolacha

Se há doce que eu adoro é o doce de natas, mas como o próprio nome indica era sempre assim que eu fazia em forma de doce. Outros dos doces que já não faço há muitos anos é o bolo de bolacha, mas feito com manteiga, também gosto muito mas é um pouco enjoativo. Ora esta receita junta as duas, é um bolo de bolacha mas feito de natas. Uma delicia, embora lá em casa este doce seja quase todo para mim, pois só eu gosto. Sei que e minha mana também ajudava a comê-lo se o visse mas como não viu.....eheheheh. Eu faço assim: Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 2 pacotes de natas (no meu caso utilizei 1 embalagem de Vaqueiro culinário); 5 folhas de gelatina; 1 pacote bolacha Maria; café. Modo de preparação: Bater as natas e juntar o leite condensado. Demolhar as folhas de gelatina, juntar 1 colher sopa de água e levar ao lume até ficar liquido. Juntar ao preparado de natas. Numa forma com aro amovivel começar por colocar uma camada de bolacha embebida em café e uma camada de doce de natas. Aternando sucessivamente até acabarem os ingredientes. Esmigalhar umas quantas bolachas para decoração. Levar de um dia para o outro ao frigorifico. Aqui está pronto a servir: Aqui antes de desenformar: Vai uma fatia, maninha.....