sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mousse de bolacha II

Já tinha apresentado aqui uma mousse de bolacha meio inventada por mim. Esta que apresento hoje fui decobri-la numa folha tirada de uma revista muito antiga, dos muitos recortes que tenho guardados.

É uma sobremesa muito leve e como leva bolacha eu adoro. Penso que esta deverá ser a verdadeira mousse de bolacha. Experimentem e penso que tal como eu vão gostar e é muito rápida de fazer.

Ingredientes: 5 ovos; 100g açúcar; 2 colh.sopa manteiga; 0,5dl de leite; bolachas q.b

Modo de preparação: Misturar as gemas com 80g de açúcar, a manteiga e o leite. Levar ao lume em banho-maria mexendo sempre até obter um creme fofo. Retirar do lume e deixar arrefecer. Envolver as bolachas trituradas no creme e as claras batidas em castelo às quais se juntou o restante açúcar. Distribuir por taças e servir bem fresco.

Aqui está ela:

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Poupa e ganha - O blog

Se há blog que visito frequentemente é este o Poupa e Ganha. Acho que muito sinceramente é um blog de excelência e muito abrangente nas dicas que nos dá. Lá fico a saber onde posso poupar, como posso organizar o meu dia-a-dia, estão muitas dicas preciosas e também como posso ganhar.

Sim, ganhar em tempo e com as dicas de sites onde nos oferecem brindes, vales de desconto.....

Tal como o nome indica lá ganhamos e poupamos. Com este post vou concorrer ao passatempo ´´Poupa e Ganha dá-lhe música`` onde o prémio é muito lindo (é cor de rosa e mais não digo, pois se quiserem saber qual é têm bom remédio, passem por lá e concorram).

Visitem, pois serão bem recebidos assim como eu fui.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Doce de morango - Participação no 3º aniversário da Figo Lampo

Venho com esta receita partcipar no aniversário de um dos blogues que mais gosto: Figo Lampo.

E como se vai comemorar o número 3, devo dizer que todas as minhas receitas de compotas levam 3 ingredientes apenas.

Adorooooo morangos, e adoro compota de morango. Fiz este doce na MFP cuja publicação já tinha sido feita aqui e resultou muito bem.

Eu fiz assim:

Ingredientes: 1/2kg de morangos; 250g açúcar amarelo; 1 pau de canela.

Modo de preparação: Colocar na cuba da máquina os morangos partidos ao pedacinhos, em seguida o açúcar e por fim o pau de canela. Seleccionar o programa Compotas e deixar a máquina fazer o trabalho por nós. Quando terminou o tempo retirei o doce e triturei um pouco com a varinha mágia (mas pouco), coloquei num frasquinho de doce.



Este ficou com uma cor linda.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bolo de maçã e canela na MFP

 Já anetriormente tinha experimentado fazer um bolo na MFP, mas a experiência não correu lá muito bem.

Com os posts da Luisa sobre este assunto senti-me tentada a experimentar outra vez e o resultado foi uma pequena delicia. Retirei esta receita daqui.

Ingredientes: 3 ovos; 175g açúcar; 175g farinha; 1 colh.chá fermento; 50ml óleo; 2 colh.sopa rasas leite; 1 colh.sopa vinho Porto; 1 colh.chá canela; 1 colh.chá erva-doce (não coloquei); 1 maçã  cortada aos cubos.

Modo de preparação: Bater todos os ingredientes excepto a maçã. Juntar a maçã no final. Untar a cuba da MFP com um pouco de óleo e deitar o preparado. Programar cozer que demora 1h.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Panquecas

Pois antes destas panquecas que fiz as últimas tinham ficado muito más e se eu andava com dúvidas em relação às farinhas, desta vez tirei as teimas, e digo que realmente a farinha faz muita diferença no resultado final.

A s anteriores tinham ficado muito finas e pesadas. Estas fiz com a farinha Branca de Neve e ficaram divinais, fofinhas altas e tão leves, uma maravilha.

Areceita é sempre a mesma, esta que já tinha apresentado aqui.

Aqui estão as fotos para comprovar o que digo, parecem pequenos pedaços de algodão.





Querem uma agora para o lanche?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolo de iogurte e baunilha - O 1º da Ana

A Ana é a minha filha e está agora a interessar-se pela cozinha. Lá vai pedindo para lhe ensinar a fazer algumas coisas. Já faz uns ovos mexidos muito bons e agora quer também fazer bolos.

Este foi o 1º que fez e ficou uma delicia, foi muito elogiado. Tentei que ela fizesse um bem simples para se ir habituando. Aqui experimentei também a farinha Branca de Neve.

Noutro post já tinha comentado que os meus bolos andavam a ficar baixo e não muito fofinhos e questionei-me sobre a farinha. A que eu usava era a da marca E do Continente, resultado a Branca de Neve realmente deixa os bolos altos e muito fofinhos adorei. Penso que apesar de ser um pouco mais cara compensa e muito no resultado final.

A receita é a do bolo de iogurte já colocada aqui, com a diferença que este tinha essencia de baunilha.

Aqui está, tão lindo o 1º bolo da minha filhota:



Ficou uma delicia:



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Doce de natas e mousse chocolate

A ideia deste doce tirei do blog da Luisa. Gostei mas cometi alguns erros e o resultado final não foi o que eu esperava. Ficou um pouco enjoativo.

Fiz com mousse caseira, pois não gosto da instantanea, mas experimentei uma tablete que nunca tinha usado antes (da marca do Continente) e que penso que era forte demais. As natas também ficaram muito batidas pois usei das frescas.

Tenho que experimentar com outros ingredientes.

Fiz assim:

Ingredientes: 1 receita de mousse caseira; 1 pacote de natas da Vaqueiro; bolacha ralada.

Modo de preparação: Preparar a mousse de chocolate. Bater as natas e picar a bolacha. Numa taça de vidro colocar camadas alternadas de mousse, bolacha e natas (as natas estavam tão batidas que tive dificuldade em espalhá-las. Decorar com bolacha.


Aqui está.


Visualmente até que ficou bonito: