segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Doce de maçã, pera e nectarina


Pois é, agora quando a fruta está muito tempo na fruteira o que é que se faz?

Doce claro, nada se pode estragar. Este de inicio tive receio que não fcasse muito bem devido à mistura das frutas, mas devo dizer que adorei, ficou delicioso.

Fiz assim:

Ingredientes: +/- 800g de fruta (no meu caso foram maçãs, peras e nectarinas); 500g açúcar amarelo; 1 pau de canela.

Modo de preparação: Retirar as casca e os caroços à fruta e colocar a mesma num tacho com o açúcar e o pau de canela. Levar ao lume e quando a fruta estiver cozida passar com a varinha mágica (eu não passei muito, gosto de sentir os pedaçinhos da fruta). Levar novamente ao luma até o doce estar no ponto desejado.

Aqui está: 


Este foi directamente para o meu trabalho, para os lanches da tarde.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aniversário da Mariana - Passatempo


E é com a receita do bolo que postei à pouco que concorro ao passatempo da minha amiga Mariana que comemora o seu aniversário. Muitos parabéns espero que gostes da minha participação.

É um bolo muito simples e delicioso.


O link é: http://mfp-apadaria.blogspot.com/2011/09/pao-de-lo-com-natas-frescas-e-amoras.html

Pão-de-ló com natas frescas e amoras coberto com profiteroles de natas

Por norma nunca coloco titulos tão grandes nas receitas que publico aqui no blog, mas desta vez teve de ser diferente pois este bolo é delicioso e porque foi a 1ªvez que fiz profiteroles, só por isso já merece um grande titulo.

Este bolo é um pão-de-ló muito simples que tirei do livro da Joana Roque, com amoras que apanhei em Viseu nas férias e com uns deliciosos profiteroles que são de uma simplicidade extrema, nunca pensei que fossem tão fáceis de executar, recheei-os com natas frescas mas também poderá utilizar-se gelado.

Ingredientes: 6 ovos; 300g açúcar; 200g farinha Branca de Neve (com esta farinha não utilizo fermento); 4 1/2 cascas de água; 1 pacote de natas frescas; amoras q.b.; profiteroles (no meu caso caseiros).

Modo de preparação: Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo. Juntar o açúcar com as gemas, a água e a farinha. Por último juntar ao preparado das gemas as claras. Levar ao forno a 180º numa forma bem untada e enfarinhada até estar cozido. Abrir o bolo ao meio e depois de frio rechear com as natas frescas bem batidas com um pouco de açúcar e as amoras. Juntar as duas partes do bolo e cobri-lo com mais natas e amoras. No meio do bolo dispor os profiteroles recheados também com natas.

Um verdadeira delicia.

Aqui está:


Amanhã posto a receita dos profiteroles.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bacalhau à brás

Este é um dos pratos preferidos da minha filha e já a algum tempo que me pedia para fazer, ou melhor queria que eu comprasse daqueles já pré-feitos.

Mas como acho muito melhor o caseiro, demorei a fazer mas lá saiu e devo dizer que ficou uma delicia.

Fiz assim:

Ingredientes: 1 embalagem de bacalhau desfiado (eu compro paloco pois é um pouco mais barato); 1/2 pacote batata frita palha; 6 ovos; 2 dentes alho; azeite q.b.; salsa q.b.

Modo de preparação: Demolho de véspera o bacalhau. Dou-lhe uma fervura. Numa frigideira pico 2 dentes de alho e deixo alourar num pouco de azeite. Junto de seguida o bacalhau, as batatas e por fim os ovos batidos. Deixo secar bem até os ovos estarem bem mexidos e junto um pouco de salsa.

Aqui está:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nescafé Dolce Gusto

Lembram-se deste meu desejo?

Pois é, já se encontra na minha cozinha, como oferta da minha mãe. É tão linda e aproveitei a promoção de receber o valor da máquina em café.

Vale muito a pena não só pela promoção mas porque o café sai excelente, não tem nada a ver com a que eu tinha de manípulo.

Aqui está ela:

Linda....


 Este foi o café que comprei para experimentar, descafeinado:


E esta caixinha vinha de oferta com a máquina, trazendo várias variedades:


Agora é só aguardar pela oferta de café.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lusitana / E-mercearia - Encomenda

Tal como disse aqui pude fazer uma compra na E-mercearia e devo dizer que gostei muito do serviço.

Os produtos que enviei vinham no saco que mostro aqui:


Optei por encomendar produtos que já conheço e que uso no meu dia-a-dia, como o azeite, o óleo e as farinhas, que estão aqui:


Encomendei produtos novos para experimentar, tais como o chocolate em pó, o pão ralado, e umas especiarias, o piri-piri em pó, um moinho com 5 pimentas e o pimentão doce com louro.  que já experimentei e que estou adorar.

Aqui está o cabaz que recebi:


Obrigado à Lusitana pela oferta e à E-mercearia pelo serviço prestado.