quinta-feira, 10 de maio de 2012

Doença de Crohn

Pois é com este problema que me deparo nesta fase da minha vida. Já algum tempo atrás que tinha os sintomas e os médicos diziam-me que tinha o Sindrome do Colon Irritável, pois os exames estavam todos bem.

Agora não, os exames já acusaram alguma coisa.

Estive internada alguns dias e agora tento controlar os sintomas com medicação e dieta, pois é leram bem DIETA logo eu que nunca fiz uma na minha vida.

Tive que abolir o leite e derivados da minha alimentação, o que digo que não me faz muita diferença. Aderi agora aos produtos de soja (leite e iogurtes).

Ainda estou a descobrir o que me faz bem e o que me faz mal, mas aos poucos vou-me conformando com o facto de ser uma doença para o resto da minha vida, com alturas melhores (sem dores e crises) e outras piores (commmm muitas dores).

No meio disto tudo é que enquanto estive no hospital perdi cerca de 5Kg, não que eu seja gorda, mas estava-me a sentir com algum volume provocado também pelos sintomas da própria doença.

Espero agora voltar ás publicações mais regulares.

Bjs.

16 comentários:

  1. Se é algo que te vai acompanhar para o resto da vida desejo que te adaptes sem problemas. Por vezes bastam pequenos cuidados para se conseguir levar uma vida perfeitamente normal.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Espero que consigas adaptar-me à dieta facilmente. Pode parecer uma frase feita, mas pensa que estás cá e és muito importante para todos os que te são próximos! Com determinação vais conseguir!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sei o que é o SCI, foi-me diagnosticado há 2 anos, numa fase de sintomas mais aguda, agora felizmente não me tem incomodado muito, mas embora digam que é uma doença disfuncional que não evolui para outros estados, estou sempre atenta aos sintomas e á sua evolução. Imagino o quanto será dificil no inicio, mas acredito que te irás adaptar. Até porque começarás a sentir-te melhor com uma determinada alimentação em vez de outra e depois passará a ser natural.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga, encara como uma aprendizagem de um modo de vida. Tudo irá correr bem. Desejo tudo de bom! bjs

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Não deve ser fácil ouvir que temos uma doença que nos vai acompanhar até ao fim dos nossos dias e por isso tudo que se possa dizer numa altura destas soa sempre a pouco reconfortante para esse lado. No entanto, desejo-te as melhoras nesta fase de crise" e que te adaptes o melhor que souberes. É quase um reaprender a viver.
    bjs Ana

    ResponderEliminar
  6. Amiga, como eu te compreendo. Ainda não há muito tempo andei assim, cheia de dores muito fortes na barriga, imensa diarreia, não podia comer nada que me sentia logo mal e ia logo a correr para a casa de banho, emagreci 10 quilos em poucos meses, fiz imensos exames sem qualquer tipo de resultado negativo, já andava a desesperar, pois nem os médicos sabiam o que me fazer já... Alterei a minha alimentação, tal como tu e nada, estava sempre na mesma...terrível!!! Até ao dia que por acaso, descobri que era um dos medicamentos que já tomava há imensos anos que me andava a fazer mal, simplesmente porque me esqueci de o comprar e tive uns dias sem o tomar. Quando deixei de o tomar de vez comecei a melhorar e graças a Deus hoje estou bem. Mas sei bem o que é esse desespero. Infelizmente o teu caso não se resolve assim tão fácilmente, mas pode ser que com os cuidados certos consigas sentir-te melhor. Espero bem que sim. Beijinhos doces querida e muita força.

    ResponderEliminar
  7. Tenho 2 amigos com esse problema. É uma doença chata mas com algum cuidado na alimentação a coisa vai rolando. Vais ver que te adaptas bem a este novo "estilo de vida".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Desejo-te uma boa adaptação e que consigas fazer excelentes receitas com os novos sabores que fores descobrindo!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. O melhor é que te desejo!
    Beijinhos grandes e muita força.

    ResponderEliminar
  10. Desejo-te sinceramente que consigas ultrapassar esta fase da tua vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Quero apenas agradecer do fundo do meu coração o apoio de todas.

    Bjs
    Sónia

    ResponderEliminar
  12. Bom dia

    Tenho doença de Crohn há quase vinte anos. Durante alguns anos bebi leite de soja, mas entretanto apareceu o leite lactose zero da Mimosa. Há magro e meio gordo, e é incomparavelmente melhor do que qualquer leite de soja. Como não tem lactose, os cróhnicos toleram-no bem. As melhoras margarida

    ResponderEliminar
  13. Olá, Só agora é que li o teu post. As melhoras!!! Muita força!!! Bjs***

    ResponderEliminar
  14. oi....tenho 14 anos e diagnosticaram-me a doença faz 2 meses....se alguem me puder ajudar garcesdiogo@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá! eu tb tenho a doença a algum tempo... no inicio também andei às aranhas....em que posso ajudar?

      Eliminar
    2. olá! Espero que estejas numa fase menos má! Eu tenho Crohn à 5 anos, mais ou menos. No inicio tb me senti desanimada e desamparada, pq não sabia como iria ser e não conhecia ninguem com esta doença! É complicado, eu sei! Como te posso ajudar?

      Eliminar