quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Desafio de Natal 2012

Como adoro o Natal e adoro os desafios que existem na blogosfera nesta altura, vou participar neste desafio qua a Piteca lançou.

É um blog que adoro e que visito assiduamente.




Um bolo que não pode faltar na mesa lá em casa até mesmo antes do dia de Natal, é o Bolo-rei/rainha, o meu é uma mistura dos dois, eheheh. O que trago aqui fui eu mesma que fiz e devo dizer que para 1ª vez ficou muito bom, este ano irei repetir sem dúvida.

A receita.... 

Ingredientes: 200 ml água; 1 embalagem de pão de Brioche Branca de Neve; 100 grs de frutos secos; 50 grs passas; 50 grs de frutas cristalizadas (coloquei 1/2 dúzia delas); 2 colh.sopa Vinho do Porto (coloquei 3); raspa de 1/2 Laranja; 100g açúcar (a receita não leva mas achei por bem colocar e acho que fiz bem); 1 ovo (para pincelar); fruta cristalizada (para decorar); açúcar em pó para polvilhar; geleia para pincelar (não coloquei porque não tinha)



Modo de preparação: Colocar a água na cuba da máquina do pão com o açúcar e juntar a farinha. Seleccionar o programa massa. Depois de terminar o programa, adicionar os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Programar novamente o programa massa. Quando terminar, retirar a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola. Fazer um buraco no meio, e moldar uma coroa. Levar ao forno a 50º por 15 min. para levedar até atingir quase o dobro do volume. Pincelar com ovo batido. Decorar com a fruta e os frutos. Polvilhar com porções generosas de açúcar em pó.Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 min. Retirar e pincelar com geleia. (eu não fiz).

 
Aqui está:



Bjs.

2 comentários:

  1. Que aspecto delicioso :) Boa sorte!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá! A tua participação já foi aceite. Muito obrigada por participares.
    Beijinhos doces e boa sorte!

    ResponderEliminar