quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tarte de côcô


Irão pensar voçês que só trago receitas de doces e que sou uma grande gulosa, o que não é de todo mentira, mas realmente é mesmo o que eu gosto de cozinhar. Também comemos refeições de carne, peixe, ovos, etc, como toda a gente, mas são cozinhados muito práticos e que nem sempre tenho tempo para tirar fotos.

Esta receita foi publicada no blog da minha filha (que está ao abandono, já lhe passou o entusiasmo inicial), e que foi inspirada numa receita da Jona Roque, de uns bolinhos de côcô que ela apresentou num dos seus livros.



Ingredientes: 4 ovos; 200g de açúcar; 200g de coco; 1 colher sopa de margarina

Modo de Preparação: Numa taça mistura os ovos, açúcar, coco, margarina. Unta tarteira com margarina e povilha com açúcar .leva ao forno ate ficar dourada.

Aqui está acabadinha de sair do forno:

 

Mais fácil e rápido é impossível. Aconselho a deixarem a tarte no frigorifico depois de arrefecer, fica muito melhor.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bolo invertido de maçã

Esta receitinha tirei do livro "Feito em casa" da Joana Roque, ela dá o nome de Tarte rápida de maçã mas eu com todo o respeito acho que é mais um Bolo invertido de maçã.

Só vos digo que é divinal, muito bom mesmo e acima de tudo muito rápido de fazer.

Ingredientes: 5 maçãs médias (usei 4); 125g manteiga s/sal (aqui usei só 100g e foi de vaqueiro); 125g farinha; 125g açúcar; 3 ovos; 1 colher sopa canela (usei menos); 1 colher sopa açúcar amarelo; caramelo liquido.

Modo de preparação: Untar uma forma redonda, colocar o caramelo na forma com as maçãs descascadas e cortadas em lâminas não muito finas. Polvilhar com a canela e o açúcar amarelo.
Misturar a manteiga com o açúcar, os ovos inteiros e a farinha e coloque sobre a mistura das maçãs.  Leve a forno moderado durante 30m. desenformar de imediato antes que o caramelo arrefeça.

Ao sair do forno:



Depois de desenformado:



Uma delicia.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pão Rústico - MFP

Este foi mais um pãozinho que experimentei fazer na MFP, desta vez com uma farinha pré-preparada da Nacional, a de pão rústico.

Devo dizer que ficou bom, mas não é dos meus preferidos em termos de sabor, achei um bocadinho forte, mas aqui fica o registo.

O modo de preparação é o que vem na embalagem, amassei na MFP e levei ao forno a cozer.

Aqui está, acabadinho de fazer:



A embalagem é esta:

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Baba de camelo

 
Pois é tem alturas que me dá muita preguiça vir postar o que quer que seja, não deixo de visitar os vossos cantinhos mas não publico o que tenho feito.
 
A vida infelizmente  não está fácil e isso reflete-se no nosso dia-a-dia.
 
Hoje mostro-vos uma sobremesa que fiz à uns tempos atrás, que para variar só eu gosto cá em casa, mas que é uma maravilha, a meu ver claro.
 
Não vou deixar a receita, pois é muito fácil de fazer e está na embalagem do leite condensado cozido da Nestlé.
 
Aqui está: 
 
 

 
Coloquei apenas uns bocadinhos de bolacha Maria, que fica muito bem:
 
 

 
 
Prometo que irei ser mais assidua com as publicações.