segunda-feira, 18 de março de 2013

Bolo de natas e laranja na MFP


Esta receita tirei-a do blog da Luisa. Já uma vez tinha experimentado fazer um bolo na MFP, mas para além de não me ter corrido bem não gostei do sabor.

Assim que vi esta receita e depois de ver tantas vezes a Luisa a cozer os bolos na MFP, pensei que tinha que experimentar outra vez e resultou muitissimo bem. E o que mais me encorajou foi ver a receita em video, acho que ajuda muito.

Tenho que fazer outras diferentes. Eu que até nem gosto muito de bolo de laranja, adorei esta versão.

Fiz assim:

Ingredientes: 3 Ovos; 1 pitada de Flôr de Sal (usei sal grosso); 120 gr.de Açúcar (coloquei um pouquinho mais, cá em casa somos gulosos; 75 gr. de Óleo de Girassol; 200 ml. de Natas (1 pacote); 1 Laranja (raspa); 200 gr. de Farinha sem Fermento (utilizei já com fermento); 1 colher (de sobremesa) de Fermento em Pó

Calda (opcional): Sumo de 1 Laranja; 2 colheres (de sopa) de Açúcar

Modo de Preparação: Começa por se bater as claras em castelo, adicionando uma pitada de flôr de sal.
Retiram-se as claras em castelo e reservam-se.
Bate-se as gemas com o açúcar, junta-se a raspa de laranja, o óleo, as natas, a farinha e o fermento.
Transfere-se a massa para a cuba da máquina de fazer pão previamente pulverizada com óleo em spray.
Selecciona-se o programa COZER, que demora uma hora.
Passado esse tempo desenforma-se o bolo.
Prepara-se uma calda com o sumo de laranja e duas colheres de sopa de açúcar, que se leva ao microondas até ferver.
Fura-se o bolo com um palito e deita-se por cima a calda.

Aqui está:


Acho que ficou muito lindo...


Apesar de ter exagerado nos furos, eheheh...



Bjs.

13 comentários:

  1. Humm...que bolo guloso!
    Beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. O teu bolo ficou mesmo muito bonito!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. eu quando o calor aperta e a gula também... cozo sempre os bolos na mfp. Ficou bem mesmo todo furadinho! bjks

    ResponderEliminar
  4. Também gosto de cozer os bolos na MFP, acho prático e ficam bons na mesma!
    O teu bolinho ficou uma maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Também jà fiz este bolinho e confeço que gostei imenso, este teu ma mfp ficou perfeito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tambem ainda nao em atrevi a fazer bolos na maquina de fazer pao. Mas la que ficou bonito, ficou.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou lindo.

    Costumo cozer alguns bolos na máquina do pão e tem corrido bem, em geral.

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    em primeiro lugar quero dizer que adoro vir espreitar estas receitas maravilhosas.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre a sua mfp, que sei que é do lidl, porque ontem fui lá e vi algumas a vender e em promoção.Acha que é uma boa escolha para eu me iniciar na aventura dos pães caseiros???
    Obrigada,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Eu a 1ª que tive foi do Jumbo e prefiro esta do Lidl, por uma simples razão, a cuba tem 2 pás e é mais comprida, eu prefiro. E em termos de funcionamento també é muito simples. É de aproveitar.

      Bjs.
      Sónia

      Eliminar
    2. Obrigada Sónia,

      não hesitei e lá fui eu comprar uma ajudante nova. Hoje já a vou estrear e experimentar fazer um pão com azeitonas e linguiça!! Vamos lá ver como é que fica :)
      Mais uma vez obrigada pela prontidão com que satisfez a minha dúvida.

      Bjs.
      Ana

      Eliminar
  9. Olá =)

    Tenho visitado o seu blog algumas vezes especialmente porque a minha mais recente aquisição foi uma máquina de fazer pão do LIDL igual à sua. Parece-me que as suas receitas saem sempre bem!
    No entanto, das vezes que experimentei fazer pão deparo-me sempre com o mesmo problema: o pão não sai! Alguma vez lhe aconteceu o mesmo?
    Eu unto sempre as pás com azeite mas a mistura do pão vai sempre para DEBAIXO das pás e ao cozer endurece e dificulta a saída das mesmas e do próprio pão. Da próxima vez vou passar azeite na peça metálica onde as pás encaixam para facilitar a saída das pás.
    Mas será que as pás estão bem encaixadas? As suas depois de colocadas ficam com alguma folga em relação ao fundo da cuba?

    Espero que me possa ajudar!!

    Aproveito para dar os parabéns pelo blog.
    Tem sido uma fonte de inspiração na minha cozinha =)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um problema que existe mesmo. Normalmente o que faço é tentar soltar o pão da forma e depois viro-a ao contrário e tiro as pás que estão dentro do pão com o ferrinho próprio que vem com a máquina. Ás vezes também tenho alguma dificuldade em tirar o pão. Experimente untar as pás como disse pode ser que seja mais fácil, vou experimentar também.

      Bjs.
      Sónia

      Eliminar
  10. Que delícia!
    Gostei bastante da sugestão!
    Um beijinho

    ResponderEliminar