quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bacalhau crocante


Um dos peixes que adoro é o bacalhau. Existem 1001 maneiras de o fazer e apresentar, este que fiz foi um Bacalhau à Gomes de Sá mas com algumas alterações. As quantidades são a olho, como já vem sendo habitual.
 
Modo de preparação:  Cozo batatas aos cubos, ovos, postas de bacalhau, e bróculos (que no meu caso eram dos congelados). Faço uma cebolada com cebolas, alhos e azeite. Pico a broa.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloco uma camada de batata, uma de bróculos, uma de ovo, uma de bacalhau e por fim uma de cebolada, rego com mais um pouco de azeite e por fim coloco a broa picada (aromatizada ou não). Vai ao forno até a broa estar douradinha, para dar aquele toque crocante.
 
Aqui está acabadinho de sair do forno:
 
 
Muito bom.
 
Bjs.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sonhos - Amigo Blogger Secreto 2014


Esta é uma das minhas receitas eleição, não só no Natal ou Ano Novo mas também no resto do ano. É claro que não é para estar sempre a fazer mas de vez em quando....
 
Este ano resolvi participar no desafio proposto por um blog que gosto muito o Da Nossa Cozinha.
 
 
 
 
É uma troca entre amigos secretos e a mim calhou-me o blog Na Província. Um blog que eu não conhecia e um pouco diferente do meu, mas o que é facto é que gostei muito de o visitar.
 
Vale a pena visitar este cantinho.
 
O meu presente são Sonhos, tão bons e tão fofinhos parecem umas nuvens.
 
Faço assim:
 
Ingredientes: 250ml de leite; 100ml de água; 150g de manteiga (eu usei margarina e apenas 120g); casca de limão; 4 ovos; 300g de farinha; 4 colh.sopa açúcar; canela e açúcar q.b. para polvilhar
Modo de preparação: Após ferver a água com o leite e a casca de limão. Acrescentar o açúcar, a manteiga, e a farinha até formar uma massa que se despegue do tacho. Deixa-se arrefecer e juntam-se os ovos inteiros um a um batendo muito bem. Deixa-se o óleo aquecer e coloca-se colheradas de massa, tendo o cuidado de o lume não estar muito alto, se não os sonhos queimam-se por fora e ficam crús por dentro. Num prato colocar o açúcar e a canela e ir polvilhando os sonhos com essa mistura.
 
Aqui estão eles:
 

Espero que o meu amigo secreto goste. 
 
Bjs.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Prendas para o meu sapatinho......


No Sábado estive com este livro na mão e devo dizer-vos que pelo que vi, ainda está melhor que o primeiro.
 
 
 
Em relação a este também estive com ele na mão e adorei.
 
Caso o Pai Natal não se lembre de trazer algum destes presentinhos, de certeza que no inicio do ano vão estar na minha cozinha.
 
Bjs. 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Pataniscas de peixe


Há quem seja fã de pataniscas de bacalhau e eu pessoalmente adoro pataniscas de peixe. As minhas pataniscas mais parecem uns sonhos de Natal mas pronto o que importa é que são muito saborosas.
 
Um refeição para quando não se deixou nada a descongelar, pois eu pessoalmente acho esta receita muito simples e versátil visto poder-se fazer com os mais variados ingredientes. A minha receita nunca a faço da mesma maneira, mudo sempre qualquer coisa.
 
Ingredientes: Peixe cozido ou Bacalhau; ovos; sal e pimenta q.b.; alho picado; salsa; farinha (eu uso a dos bolos c/fermento, acho que é o meu truque para ficarem fofinhas).
 
As quantidades são a olho.



Experimentem que vão gostar.
 
Como acompanhamento sugiro um arroz branco ou de ervilhas e cenoura.
 
Bjs.