terça-feira, 12 de maio de 2015

Almôndegas de carne

Há pouco tempo atrás era raro fazer almôndegas em casa ou até comprar já feitas, até que um dia para variar decidi comprar carne picada no talho para tentar fazer.
 
Adorei, fiquei simplesmente fã, muito rápido de fazer ao contrário da ideia que eu tinha e o molho fica delicioso. Posso dizer até que gosto mais de comer a carne picada na versão de almôndegas do que a tradicional bolonhesa.
 
Fiz assim:
 
Ingredientes: 500g de carne de vaca picada; 1 ovo; 1/2 chouriço; 1/2 cebola; 2 alhos; orgãos q.b.; sal e pão ralado; 1 lata de tomate triturado; um pouco de polpa de tomate; açúcar q.b; azeite q.b.
 
Modo de preparação: No robot de cozinha pico a cebola, o alho e o chouriço tudo junto. Misturo à carne, tempero com os oregãos e sal. Junto o ovo e mexo bem. Por fim junto o pão ralado até ter a consistência que pretendo. Deixo repousar um pouco no frigorifico. Entretanto faço o molho. Num tacho coloco 1 alho picado e um pouco de zeite, deixo refogar junto o tomate picado e um pouco de polpa de tomate. Junto mais um pouco de oregãos, sal e um pouco de acúçar para ajustar a acidez do tomate. Quando estiver apurado junto as almôndegas um pouco de água e deixo cozinhar.
 
Acompanhei com esparguete.
 
Aqui está:

 
Elas ainda no tacho:


Para a próxima em vez de juntar o chouriço à carne, vou experimentar com farinheira.
 
Bjs.



3 comentários:

  1. sempre um prato saboroso, já comi com farinheira e digo que é delicioso :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Um clássico que não desilude, ficou com muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hoje pensei em almôndegas mas ainda não foi desta! Que apetitosas que estão!

    ResponderEliminar